domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sons da vida e a interação do Deus vivo

 Sons da vida e a interação do Deus vivo

Como seria o mundo sem som? Você já imaginou? Certamente seria muito estranho, monótono, e isso é fácil de imaginar. A grande questão, no entanto, é que a ausência de som indicaria um mundo sem interação, isso porque todos os sons vem de algum tipo de interação, e sem interação não existe mundo...pois o mundo é um conjunto de interações.

Muitas vezes associamos coisas da vida a sons. Por exemplo, no verão lembramos da cigarra, que "canta" um som característico. E o mais interessante é saber que além da beleza e prazer que sentimos ao ouvirmos esse "canto", esse mesmo som é usado para atrair parceiros e, assim, realizar a cópula, e nessa interação entre macho e fêmea surje um novo ser vivo. 

Se formos pensar na realidade da vida vamos encontrar sons em bastante situações. Vários animais, para comunicar algo, emitem sons. Até o meio ambiente físico também emite sons, através da interação de um elemento com outro, por exemplo, o mar produz som com o vai e vem das ondas, o qual é influenciado pela maré - que é a interação gravitacional da lua e do sol (que estão a cerca de 384.405 km e 150 milhões km, respectivamente da Terra) com o nosso planeta, e influenciado pelo relevo oceânico e o vento. Aliás o próprio vento gera som quando em velocidade interage com um meio físico qualquer. Um bebê quando nasce emite logo sinais sonoros, uma forma de comunicar algo, de expressar que está vivo, comunicar vida. Sim a vida é sonora, pois ela é extremamente interativa e o som é uma interação. Todos os fenômenos sonoros estão relacionados às vibrações. Quando escutamos um som é porque um determinado corpo (matéria) está vibrando. O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É uma energia que se propaga em ondas.Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas.





Percebam que o mundo funciona sempre através da interação...
E o que dizer da interação entre partículas que se chocam e formam o corpo, ou seja, a  matéria? Ora, a física quântica nos mostra que na realidade nosso corpo e a matéria toda são um conjunto de partículas vibrando. O que nos causa espanto, pois como somos isso se olhamos para nossa pele e vemos uma organização e de maneira tão fixa? A interação das partículas quânticas, as menores partes do universo, interagem e formam algo visível. A física quântica revela também a constituição do universo. A teoria das cordas soa muito bem ao comparar o universo constituído de cordas como as de um instrumento musical. Ela compara as cordas musicais para representar um objeto unidimensional que vibra, e assim produzindo uma energia, ou uma massa, ou uma carga etc... "produzem" diferentes partículas "fundamentais". Se essa teoria for certa o universo assemelha-se a uma sinfonia, mas a um nível cósmico.

Nós seres humanos somos primordialmente produtos da interação de Deus com o ambiente físico, pois Deus nos formou através da terra e soprou seu Espírito. Não que Deus precisasse interagir, mas assim Ele preferiu, o que mostra um Deus de relação, um Deus que interage e inter-ativo. E assim seguiu a história da vida humana. Deus criou o homem. O corpo humano é uma costura interativa de células, e não tardou para o homem, essa estrutura interativa consciente, fazer música. A música é algo divino. Vejam vocês. O Deus vivo faz tudo movimentar. Até os seres sésseis possuem movimento interno de elementos químicos e biológicos. Pensando na música como algo produzido por movimentos ela nos leva a se movimentar também, até porque a música, ou melhor, o som é movimento. E assim se propaga. O som também movimenta a matéria. Coloque um copo contendo água na frente de uma caixa acústica e você vai ver. Talvez por isso também, além de outras coisas, temos a vontade de embalançar o corpo ao som de uma música. A dança vem dessa reação. Que aliás é um convite à comunhão, pois preferimos dançar juntos. E aí lembra-me Davi, que se despiu e dançou no meio do povo para Deus (II Samuel 6:12-16,20-23). E Deus quando na Terra como Jesus certamente partilhou da comunhão que o som promove. No episódio do casamento (bodas de Caná) lá estava Jesus, o qual animou a festa (Jo 2:1-11) e partilhou da música em sua essência. 

Deus é um promotor de movimento. O Deus vivo, o Deus da Bíblia é um Deus de movimento, nada é estático. As coisas podem parecer estáticas, mas são estacionárias, assim tudo continua interagindo e sendo mantido, conservado...A teoria geral dos sistemas confirma isso.

Os sons audíveis pelo ouvido humano são audíveis somente perto da freqüência entre 20 Hz e 20.000 kHz. Assim também são as conexões da vida (teia da vida), que só vemos ou percebemos em parte, de maneira que não conseguimos ver todas, mas elas existem. E assim como não ouvimos fora daquela frequência, mas sabemos que os sons existem além desta frequência, também podemos dizer que não vemos fisicamente Deus, o que não o torna inexistente ou não participante interativo. Seus sinais estão na natureza e são decodificados por aqueles que possuem sensibilidade suficiente para entender que a complexidade da vida é incrivel e interdependente demais para uma sequência de acasos do acaso, pois que nada funciona sozinho. Não sendo o bastante o próprio Deus se revelou por meio de palavras e transmitidas por profetas. E o próprio Deus se fez profeta em carne e habitou conosco se revelando como Jesus.

A igreja em seu sentido real de ser é uma linda demonstração de interação notória. A igreja é uma soma de partes (membros), mas o todo é maior do que essas partes. É a interação dessas partes que produz o todo, ou seja, produz o corpo, onde Cristo é o cabeça. A igreja interagindo no mundo é um movimento que gera mudanças. De Jerusalém 10 dias depois de Jesus voltar para o Pai, o mundo experimentou uma mudança jamais vista, mudanças promovidas pela interação Espírito do Deus (Espírito de Cristo) com apóstolos, bem como demais discípulos. Vários focos desse mover foram se espalhando, foram chegando a várias partes do mundo, inclusive perfurou e traspassou o Império Romano, que operava pela espada, com o movimento da dominação destrutiva, diferentemente do Cristo vivo, que movimenta pelo amor, e estou hoje aqui, mais de 2.000 anos depois, falando de Jesus e seu Reino, aqui nesse movimento interativo em rede chamado internet.
Nossa vida em nossas atitudes falam mais alto que palavras eloquentes. Que nossa vida seja a caixa acústica do bom Deus.
Então se você preferir ligue um som e curta uma música.


Amém e
Aloha!
jorge tonnera junior

sons da vida, sons de Deus!






quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Há algo maior que a vida?

As vezes não nos damos conta de que buscamos determinadas coisas, prazeres, desejos e objetivos que acabamos os transformando em algo maior que o todo; um algo "mais que a vida". É quando desintegramos a vida sempre que passamos a dar mais valor a tais coisas mais do que elas deveriam ter. É um bem de consumo, uma casa própria, uma faculdade, um casamento, uma viagem, um emprego etc...
Nessa ilusão de ótica perdemos o rumo das ideias e perdemos o sentido dessas mesmas coisas. Quando estas coisas estão desintegradas, ou seja, não estão integradas com a vida como um todo, estas se tornam vazias de sentido. Daí se tornam vaidades. "Vaidade de vaidades, diz o pregador". (Eclesiastes 1) Correr atrás do vento. Daí vem as ansiedades, frustrações e desilusões.
Então Jesus nos adverte: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?( Mateus 6:25)

Diante disso podemos nos perguntar:
"É o sexo mais que a vida"?
´"É a faculdade mais que a vida"?
"É a viagem mais que a vida"?
"É a casa própria mais que a vida"?
"É o emprego mais que a vida"?

Quando observármos que estamos dando mais atenção para alguma dessas coisas ou outras, mais do que elas precisam é bom pararmos pra pensar.
Por conta de uma percepção errada nos tornamos ansiosos e perdemos de vista a vida. Perdemos a vida toda vez que cometemos esse erro...toda vez que a decompomos em pedaços e damos mais atenção/valor a algum deles. Assim vamos deixando rastros de vida e nossa vida se torna incompleta.


pensando na vida, e com o pensamento de que maior que a vida só mesmo aquele que a nos deus: Jesus, o Cristo.
jorge tonnera jr

"Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado". (Mt 6,24-34)
“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Morte de Abelhas, o que você tem a ver com isso. Reflexão pastoral aprendendo com abelhas.

Semanas atrás saiu a seguinte notícia que encontrei via site Ambientebrasil. 
08 / 02 / 2011 - Sumiço de abelhas intriga apicultores em Santa Catarina.
Animais simplesmente abandonam colmeias por motivo desconhecido. Fenômeno pode afetar produção de mel e também de maçãs no estado. Ainda nessa mesma semana veio a notícia que o Museu Real de Ontário investiga morte misteriosa de 20 mil abelhas
Insetos morreram em dois dias, sem causa aparente.

Não se tratam de notícias que simplesmente são novas. Esse fenômeno tem ocorrido já há alguns anos em várias partes do mundo e tem sido divulgado por vezes. As possíveis causas já foram associadas a radiações de rede de transmissão de telefones celulares a contaminação por transgênicos, sendo esta última a hipótese a falada. A diminuição alimentícia, menor variedade de alimentos, também é atribuido como possível causa, o que traz vírus e fungos oportunistas. Além disso agrotóxicos também são elementos que entram no organismo desses animais pequeninos. É possível também que a soma desses fatores esteja interagindo com as abelhas.


O caso é que o homem tem interferido de maneira virtualmente complexa no meio ambiente e na natureza dos seres vivos, incluindo a dele mesmo, pois estamos dentro dos sistemas ecológicos e somos parte deles, assim, tudo o que fazemos pode afetar de maneira positiva ou negativa direta ou indiretamente, e diante de tanto fluxo de ações sempre há reações. Estamos interagindo com sistemas dos quais sabemos pouco.
As abelhas são responsáveis pela polinização de grande quantidade da produção da agricultura em todo o planeta. Você pode imaginar o que esses incidentes de sumiço de abelhas significa. Albert Einstein disse certa vez que se as abelhas fossem extintas da face da Terra em apenas 4 anos a humanidade sumiria. Isso porque as abelhas são responsáveis por 1/3 da comida do planeta. Assim sendo, imagine que diminuindo a produção de alimentos diminui a oferta de alimento aumento o preço dos alimentos e produtos derivados. Daí pra frente você imagina as próximas consequencias...
Numa perspectiva de 18 anos as populações de abelhas serão bastante reduzidas. Estão tentando fazer polinização artificial, mas isso não se compara a engenhosidade da interação natural do corpo da abelha com as várias plantas.

Os animais têm sempre opções disponíveis para eles. Quando o ser humano interfere no sistema ecológico desses animais tais opções vão acompanhando as mudanças e se encaixam no que é melhor e mais viável até o limite onde já não se pode escolher o que comer. Os seres humanos também "escolhem" através de opções. No entanto o “comportamento determinístico” do homem em relação a produção de alimentos está agredindo a biodiversidade. Não por conta de variedade de opções, mas da pouca variação de modo de produção. A idéia de que podemos escolher nossos alimentos através de uma vasta quantidade de opções é relativamente nova e está atualmente associado ao paradigma da agricultura predatória. Tal qual as abelhas escolher seu alimento é uma propriedade biológica. Nós também podemos escolher a nossa, porém que seja de forma sustentável. Podemos escolher a forma que se produz essa comida. A nossa comida está interligada a comida delas (as abelhas). Nada nessa vida, nesse mundo de meu Deus é separado.
A matemática da vida funciona por meio de equações em que um lado deve estar em harmonia com o outro.
O que funciona melhor para a vida funcionar?
De quais maneiras podemos interferir e rearranjar elementos ministradores de vida? Qual o conceito de vida? 
 Seria bom se fossemos sensiveis o bastante para pensarmos nesse tipo de pergunta...


Vale a pena conferir um caso de 2010 também aqui no Brasil interessante de tomar conhecimento sobre morte de abelhas está no link abaixo:
http://rejanetapuya.blogspot.com/2010/12/abelhas-mortas-em-iacanga-foram.html
Compartilho aqui também  aproveitando a oportunidade de reflexão a respeito desse fenômeno incomum um vídeo do Reverendo Caio fábio que dialóga a partir desses incidentes de morte de abelhas. Muito interessante e como sempre inteligente a forma que ele aborda. Ele fala, por exemplo de um vírus encontrado em abelha examinada que era parecido com um vírus da AIDS.

Fico por aqui. Mas antes vale lembrar que
O caminho das criaturas é o nosso também. Nós temos um destino comum, tudo é ligado na terra. Não há um ser que seja independente, desnecessário, sem importância, sem elo, sem história, sem ligação com a vida do todo. O rastro de destruição humana é longo. Os animais e as plantas serão nossas testemunhas.
Sem mel só há fel!    Jorge Tonnera Jr.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Megalópolis e A Cidade somos nós

Aproveitando as férias fui visitar umas exposições: Megalópolis, Cidades somos nós, Cora Coralina, Escher...
 

Megalópolis

Sob diversas formas e em diversos ângulos, cada imagem uma sensação. Uma tensão onde não se vê saída, tudo é tão junto que sufoca. Apesar de as peças estarem expostas nas paredes, de forma que temos a ideía de vista aérea ou mapeada, se olharmos em outros ângulos temos uma impressão complementar. Mas naturalmente é a vista de cima que provoca.
Onde o lugar não tem lugar, conforme a proposta do artista, é um meio ambiente sem vida, sem espaços para habitar, sem água.

Essa exposição alerta para a realidade que estamos construindo sem limites. O ser humano em sua antropofágica ocupação no planeta. Todo o trabalho é em peças de madeira.

Lembra bem coisas cinematográficas como a cybertron do filme "Transformers"  ou aquelas cidades em Star wars. Mas uma das imagens que me vieram a mente e acho bem marcante é referente à peça que me lembra muito o Rio de Janeiro visto de cima dentro de um avião (Antes de chegar ao aeroporto)...o Rio de Janeiro do alto é estranho...homogêneo e muito junto com pouco ou quase nenhuma árvore, em determinados lugares. Uma sensação estranha de prisão. Me lembrou também de qualquer cidade grande vista de noite do alto ao chegar de avião. Um visão estranha, mista de espanto, artificialidade, feiura e beleza.
Essa exposição se encontra no Centro Cultural dos Correios-RJ no centro da cidade.

Uma literatura que vale a pena e que tem a ver com essa exposição é "Cidades Invisíveis", de Italo Calvino, famosa obra, e "Planeta Favela", de Mike Davis.






 Cidade de São Paulo numa foto em que mostra a pobreza e a riqueza lado a lado.



"A cidade somos nós"

Ainda no Centro Cultural dos Correios-RJ, uma exposição interessante e que propõe a valorização da mobilidade é "A Cidade somos nós", expõe cidades de vários lugares do mundo e projetos para melhoria da mobilidade. Um problema comum a estes lugares é o fato de que o carro tomou o lugar das pessoas. A mostra valoriza o transporte de bicicleta, o que é uma saída interessante, que une o útil ao agradável, particularmente numa cidade como a do Rio de Janeiro. Abaixo a nota que saiu no Globo extraído do site do evento: http://ascidadessomosnos.org/ quanto ao uso de bicicletas para entregas à domicílio no bairro de copacabana que coloca como um serviço que acaba ajudando o bairro em termos de sustentabilidade.                                    
Clique na imagem para ler.
 

Discordo apenas do título, pois para ser sustentável um bairro precisa mais do que bicicletas. O uso de bicicletas em copacabana foi a saída ao trânsito caótico do bairro. Mas é muito interessante o estudo.
Acidade sendo projetada em função da vida, particularmente do ser humano, e não do carro é uma ruptura do paradigma contemporâneo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Ecologia do Descanso

Uma boa tarde a todos. Andei sumido, pois estava de preparo para férias e numa viagem de três dias. Estarei de férias até depois do carnaval... Este é meu mês shabático. Gostaria de compartilhar esse princípio de vida, contracultural e promotor de vida.

 A ecologia do descanso

A Biblia nos fala de dias de descanso. O shabat, que
é o sétimo dia, depois de 6 dias de trabalho (Levítico 23:3), um dia para
descansar na semana; o ano Shemitá ou Ano Sabático (Levítico 25:4), que era o sétimo ano do ciclo de sete anos de cultivo, em que o trabalho de cultivo cessava e os pobres tinham suas dívidas perdoadas e os bens restituídos. Assim sendo, era tempo da
terra se recompor de nutrientes, algo que a ciência mais tarde iria nos
falar, e era tempo de promover justiça social, além de implicações mentais
e físicas por conta de descansar de todo um trabalho. Também é
relatado no Antigo Testamento o Jubileu da terra (Levítico 25:11), que era
como o Ano Sabático, mas a cada 50 anos. Além disso é citado os dias de festas em que
havia descanso solene. (Levítico 23)
Reconhecemos assim a cessação e o descansar como um princípio bíblico.
O Shabat é o dia de cessação do trabalho, o descanso é impícito.
Descansar não significa não fazer nada. Descansar é o tempo de admirar, de servir, de sentir, de chorar, de rir, de fazer outra coisa, de criar ou até mesmo de destruir, nesse último caso podemos destruir o sistema que nos oprime com a correria do tempo e da
não cessação das coisas.

Perdemos as coisas de vista quando não paramos. Certa vez eu li, acho que num trabalho de conclusão de curso que o excesso de trabalho nos empobrece. Isso é bem óbvio, pois como continuar a usufruir sem tempo de renovação? Isso é o que os ecologistas sempre pregaram, mas é algo milenar, uma necessidade bem anterior a conscientização ecológica a partir do ecologismo. Esse tempo para renovar a que me refiro é o shabat. tudo o que fazemos em demasia esgota e até mesmo nós nos esgotamos e acabamos cansados e cansando o planeta. O tempo de recomposição do planeta está atrasado. Isso é
implicação do custo de não cessar a produtividade. Daí nós temos o desperdício. Para algumas pessoas descanso é desperdício, pois "tempo é dinheiro", dizem baseado no ditado popular. No entanto o não descansar já é desperdício.  Descobri que em hebraico bíblico o conceito de desperdício é destruição (tashcit). O despedício é falência da proposta
civilizatória de que nos incumbimos. Melhor nada fazer que transformar algo em nada, diz o Rabino Nilton BONDER.
O Shabat ao nos indicar a necessidade de cessação nos diz que não somos donos da natureza. “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”(Salmos 24:1).  O princípio mais sensível e sensibilizador das leis bíblicas referentes às
relações ecológicas talvez seja o Shabat, pois nele renunciamos o nosso poder sobre a natureza. É também um sinal de humildade se pensármos que nós nos humilhamos diante do fato de que precisamos de repouso, férias e descanso, e assim informamos ao mundo que não temos o poder sobre a vida verdadeiramente e que somos limitados e somos sustentados pelo Senhor e que só Ele, o Deus vivo, pode nos encher de vitalidade, só Ele é o Criador, e proclamamos que paramos porque nossa vida não é infinita, assim como também não é infinito o planeta e seu meio ambiente criado por Javé, o vivente,
mas como tudo na natureza é cíclico e flui é preciso respeitar esses ciclos e o fluir das energias, andar nesse ritmo, por isso também cultivar e GUARDAR.

A vida, por meio dos sistemas complexos ecológicos exige a descontinuidade e a renovação.  A pausa e o desacnso está em vários momentos da vida: é o dormir, o pós almoço (quando o corpo sente uma moleza), a hibernação de alguns animais, a dormência de algumas sementes e plantas, o inverno é descanso, para alguns seres a noite é descanso, para outros o dia é descanso, e até a morte é cessação, o que permite a continuidade da vida num sistema finito.
Há um estudo que sugere que paremos um dia da semana e com isso o planeta teria um grande ganho ecológico, diminuiria a poluição e daria mais tempo de ecossistemas se reporem. Isso seria incrível. No entanto, como sempre, o que já se sabia por meio da Bíblia a ciência moderna apenas veio a dizer o mesmo de outra forma muitos anos depois. Os moradores da terra que não descansa sofrem as consequências (Levíticos 26.32-35). Isso é óbvio! A natureza não pode aguentar tanta pressão por tanto tempo. Numa sociedade em
que não cessa atividades rotineiras isso pode soar como utópico. Mas a verdade é que descansar e parar não é privilégio, mas necessidade de permanência, ou seja, isso é questão de sustentabilidade. O shabat é um princípio de sustentabilidade.

O Shabat foi dado e criado pelo Deus da Bíblia. Assim, a observância ao Shabat constitue um testemunho devoto a isso, proclamando que Deus criou tudo e o shabat testifica isso, pois cessamos para a continuidade desse tudo, essa criação que depende da maneira que a tratamos, a maneira que a "cultivamos" (Gênesis 2:15 e Gênesis 3:23). O homem foi colocado no jardim para cultivar e guardar. Guardamos também quando paramos. O shabat é uma guarda. Muito mais importante que guardar o sábado é o sentido de guarda, por isso Jesus disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado."(Marcos 2:27) Aliás o primeiro dia após a criação do homem foi um dia de descanso (Genesis 1:27 a Gênesis 2:2). 
 

 Devemos santificar nossa cessação, devemos santificar nosso repouso. Ele é uma demonstração da vida que Deus propõe ao homem. O shabat nos distingue. "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. (Êxodo 31:16)  "e Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica." (Êxodo 31:13) Os que o tem como princípio prezam a vida e rejeitam a cultura da morte. O primeiro presente de Deus para aqueles que saíram do jugo da escravidão do Egito depois da liberdade foi um dia de descanso (Levítico 25:2). Também, na época do exílio em Babilônia, o shabat contradizia a opressão e a exploração dos caudeus sobre o povo judeu.

Um período sabático é necessário e não tê-lo pode ser fatal. Em alguns lugares do mundo as empresas concedem um período de afastamento de meses a 1 ano ao empregado. No Brasil, país em que os empresários não se importam muito com os funcionários, corroborado pelo falso mito de que brasileiro é preguiçoso, e encontramos facilmente expressões do tipo "carioca, baiano e índios são preguiçosos", é dificil encontrar empresa que permita um período shabático, pois os empresários gananciosos e capitalistas não gostam de ver o povo descansar.

Jesus Cristo descansou.(Mateus 5:17-18) Jesus enquanto judeu se submeteu à lei judaica de Deus. Isso é maravilhoso, pois sendo ele quem era não usou-se de ser Deus (Filipenses 2:6-7) e não desprezou a criação por ser superior a ela e a condição humana.
Na verdade vemos aí o Deus que cultiva vida na vida. Deus em Cristo nos deu uma genuína prova de espiritualidade, o repouso. 

Corpo e mente são unos. Viver sem parar esgota, consome demais e é consumido por si mesmo e pelo que está ao seu redor. Aquele que não se dá direito ao descanso como pode viver? Afinal o próprio Deus descansou e nos dá descanso. Jesus nos diz que devemos descansar nele (Mateus 11.28-30). Aquele que não se dá descanso como pode dizer que está em Cristo? Pois foi Jesus que disse que acharíamos descanso nele. E sem descanso não aguentamos a vida, sem descanso o corpo, que é templo do Espírito Santo padece
e adoece, e a mente, que nos permite a racionalidade fica desfocada, e como
pensar com a mente de Cristo (I Coríntios 2:16) sem o descanso? A pessoa que não descansa pede férias sempre. Perde-se e não consegue se achar. E em determinado momento já não se sabe mais se se está cansado do cansaço, se está cansada pelo cansaço, se a vida está cansada ou se está cansado da vida.
Cansaço des-naturaliza, des-regula, des-motiva, des-orienta, des-romancia e assim há um desencantamento do mundo. Então, vem a desordem do pensar, e o processo de egoísmo passa a trabalhar. A busca por algo pra si, a busca de sentido, a busca por "n" coisas pra si, esquecendo o outro, o próximo, Deus, e a natureza em sua volta e em seu próprio corpo. Daí as doenças mentais geram perigo maior a tudo ao redor e a si mesmo. 


O que vemos todos os dias?
Há excesso de luzes, excessos de sonoridade, excesso de rejeitos e lixo, pois não se para de produzir, assim o meio ambiente como um todo vai sendo consumido sem descanso, ou melhor, sem cessação, assim como o próprio ser humano, que não se aguenta, não segura a barra da existencialidade, daí fragmentações conjugais e familiares, estress e violências, revoltas, se tornam seres inadequados e acríticos e que apenas buscam e lutam para
conquistar uma vida "tranqüila", cujo àpice é o sucesso, e cujo símbolo são as mansões e o lifestyle dos milionários.
Como se vê a ecologia é integral, abrange a psicologia, a biologia e a sociologia, bem como a espiritualidade.

Vale apenas dizer que em Cristo não há mais a "Lei", ou seja, o shabat como
o 4º mandamento se extingue, o que fica pra nós é o princípio do descanso e como em Cristo tudo se cumpre, andarmos com ele nos leva a vivermos uma vida que implicitamente respeita os limites da vida e a permanência e perpetuação da vida sobre a morte.

O Deus vivo nos chama a descansar. Ele te convida. Você aceita? Não
descansar não passa de vaidade. Vaidade de vaidade...

Na Bíblia, descansar é sinônimo de conservar e de cultuar, adorar ao Deus
vivo que supre a existência da vida como um todo.
Há muito do que falar e refletir sobre o shabat, ao longo da história do povo judeu esse "cessar" mas por hora fico por aqui...

Em Jesus meu descanso eterno,
Jorge Tonnera jr. (De férias)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Clima, inflação e revolta no Egito: assuntos conectados (Miriam Leitão)

Dêem uma lida nesse texto de Miriam Leitão. Excelente associação. Vivemos num mundo interconectado.
O texto copiei do link que ela postou no twitter dela.
 

 Clima, inflação e revolta no Egito: assuntos conectados

O preço dos alimentos está ficando cada vez mais caro. Com o ciclone violento, Yasi, que está chegando à Austrália, grande produtor, e na Nova Zelândia, a região está se preparando para uma catástrofe. Esses eventos climáticos extremos estão pressionando o aumento dos alimentos, que bate no bolso dos consumidores.

Se afeta o Brasil, que é grande produtor, imagine isso para o Egito, que importa a maior parte. Numa família egípcia de classe média, o peso dos alimentos no orçamento é 40%. Isso é um dos detonadores dessa revolta, não o único. Outro motivo, mais forte até, é o fato de o desemprego entre os jovens ser altíssimo.

Como se vê, os assuntos estão conectados: um ciclone na Austrália, uma crise no Egito e o nosso bolso também.

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/02/02/clima-inflacao-revolta-no-egito-assuntos-conectados-360668.asp

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Deus ecológico e a Ecologia, a ciência das relações

Ecologia significa literalmente o "estudo da casa" (Eco=casa + logia=estudo).
Ao contrário do que muitos pensam a ecologia não trata diretamente de problemas ambientais, mas sim de relações. O nível mais básico da ecologia é a relação. O mais alto é o ecossistema, que é um grande conjunto de relações. Entender e estudar a "casa" requer estudar e entender as relações entre os participantes dessa, uns com os outros e com as estruturas da casa em si. Assim sendo, quando eu me relaciono com um vizinho isso é ecologia, tal como quando uma anêmona se relaciona com um paguro gerando uma cooperação. Tal qual também quando eu ou outra espécie viva consome água, ou a forma que produzimos e geramos sustento, e a forma que me relaciono com Deus também é ecologia, pois estamos nos relacionando com aquele que tudo provê e sustenta e é o criador desta "casa", e através dele partem todas as relações.
A própria idéia de Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) já se mostra dentro da lógica das relações, embora não me adentrarei a isso, pois é algo dificil de entender e explicar. A Trindade é um mistério revelado, mas, não conceituado.
Ecologia estuda a casa (literalmente), e a Bíblia menciona que Deus tem o homem como casa (1 Co 3.16, 17). A casa é o meio mais íntimo, dessa forma deveríamos olhar para o nosso planeta, enquanto casa que é, de uma maneira bem mais íntima e próxima. Deus é o Deus dos tabernáculos (casas), vemos ele presente em tendas e vindo se não me engano derramando seu Espírito aos discípulos quando eles estavam em uma casa. Diz ainda a Bíblia que nosso corpo é Templo (casa) do Espírito Santo. Diz que é o Espírito de Deus o vivificador, aquele que mantém a vida, o fôlego, os sistemas humanos funcionando em harmonia, as milhares de moléculas agitadas formando organização incrível e funcional.
Pois que de fato quando entendemos o Antigo Testamento a Luz do Novo Testamento vemos que os símbolos e aspectos religiosos simbolizam Jesus, nesse caso o próprio grande Templo de Jerusalém simbolizava Jesus, e creio que simbolizava a profecia sobre o Espírito Santo habitar no homem, pois que Paulo muito diz de uma forma emocionante de arrepiar os pêlos do braço, que o Deus que tudo fez não habita em santuários feitos por mãos humanas como se de alguma coisa precisasse, pois tudo ele fez e é Ele que sustenta(At 17.16-31). Ele habita nós, embora na realidade nós é quem habitamos nele.

Ao não perceber a profundidade das coisas de Deus acabamos não se aprofundando na ecologia. Há princípios ecológicos explícitos e implícitos na Bíblia, tanto no Antigo e Novo Testamento. No entanto, o mais importante do que encontramos na Bíblia é que tudo parte das relações, ou melhor, o que Deus está tratando é das relações, e por isso mesmo o ponto de restauração é a relação. Deus age a partir da relação mais básica de todas: a relação Deus e homem, ou em outra palavra Pai e filho, a qual Jesus simbolizou muito bem. Aliás, Jesus enquanto Deus desprovido de tudo é Deus vindo ao mundo, se relaciona da maneira mais natural. Ele vem como bebê, "nascendo" de parto, como um homem de terra assim como nós (viemos do barro) e sendo um homem da terra (mundo agrário de Israel), e se apresentando como Filho do homem, que numa linguagem mais etiológica significa "Filho da terra" (pois homem vem de  Adão, cujo nome vem de Adamah, que quer dizer terra), e vem comendo, trabalhando e bebendo (à samaritana do poço ele se apresenta como sendo água, pois esta é mantenedora de ser vivo).
Assim como o que se estuda em ecologia são as relações, Deus age nas relações. Primeiramente age reatando o relacionamento pessoal, o indíviduo com Deus. Depois a partir daí todos os relacionamentos possíveis são potencialmente possíveis, cabendo a partir daí o homem com a presença e participação de Deus, agir para viver novos relacionamentos, ou melhor renová-los, seja familiarmente, socialmente, ambientalmente, econômicamente, ou seja, ecologicamente (pois ecologia envolve todos esses aspectos).
O padrão de ser que Deus ensina é uma forma de vida que é benéfica em todos os aspectos, leva em consideração a tudo, e que quando há o desvio disso surge aí o que se chama pecado. Nos livros bíblicos dos profetas Oséias e Joel vê-se que a conduta humana em relação a Deus influencia a natureza ao seu redor, onde as ações pecaminosas geram efeitos degradantes a si mesmo e ao que está a volta, pois como estamos todos conectados nessa teia de relações muitos acabam sendo afetados. Por exemplo, o roubo é gerado pela cobiça, que é insaciável se for permitida e fazendo com que o homem queira sempre mais e pra conseguir ele vai usar de todos os meios possíveis, desde assaltar alguém ou destruir uma área de floresta para conseguir mais dinheiro, ou deixar de ter controle da poluição da sua empresa para não gastar dinheiro. Assim como na ecologia se estuda sistemas, há uma coisa chamada de retroalimentação ou feedback, que "é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema". Nesse exemplo do roubo há um fluxo retroalimentado de resposta (feedbeck) "ao retorno de informações do efeito para a causa de um fenômeno, uma saída que transforma-se em entrada, ou seja, o ladrão por cobiça acaba roubando novamente para manter sua cobiça viva.
É interessante como Deus age de maneira ecológica. Deus emerge o homem dentro de um jardim. Fico imaginando como seria esse jardim, mas acho que nenhum jardim ou conceito paisagístico ecológico poderia  como nos mostrar essa realidade. Depois de expulsos de lá o homem e sua mulher geram família e daí o grau de relacionamento vai se expandindo, começam a formar povos e povoados, cidades e nações. É a história de relacionamento de pessoas com Deus em um planeta. A permissividade humana e a falta de amor a Deus gera toda uma história de confusão societária numa dialética retórica de opressão onde ora somos oprimidos ora opressores, sistemas imorais em todos os sentidos cujo nível máximo se chamou de império, consumindo os seres humanos e as demais criaturas, bem como o meio ambiente.

A crise humana é uma crise ecológica a medida que o Deus que criou tudo a partir de sua palavra gerando relações, desde a interação entre átomos até a interação ecossistêmica, habitava contigo já não habita mais, e por isso mesmo é expressão de uma crise espiritual, ou seja, não há possibilidade de separármos a ecologia da espiritualidade. É uma coisa só. Conseqüência de uma crise profunda o homem sem Deus tornou-se desumano, dessacralizou a si mesmo e a criação (os elementos físicos, os seres, as relações), e assim o todo. Pensou ser independente, o que por si só acaba sendo uma ironia, já que o nível mais básico de vida é a relação, seja com a terra ou com o vizinho ou com Deus, ou seja, somos sempre interdependentes. Mas através de Jesus somos destituidos de "senhor absoluto" de tudo e voltamos ao nosso devido lugar de cooperador do Deus vivo tal como outros seres vivos e nos reconhecemos bem como compreender o mundo quando tem um relacionamento reatado com Deus. Somente re-descobrindo o Deus da Vida por meio da vida de Deus(Jesus Cristo), experienciando a Vida de Deus (os ensinos de Cristo Jesus), será possível uma verdadeira transformação da situação desta grande crise. Do indivíduo ao mundo, mais ou menos como Jesus ilustrou o Reino dos céus como mostarda de semente que cresce e se torna uma planta ilustre e grande. De dentro pra fora. Infelizmente o homem acha que mudando o entorno o homem se tornará muito bom. Erro que não podemos aceitar.

No caminhar após a queda e na vida desértica dos povos nômades representado pelos patriarcas, a criação de uma nação, ao estabelecimento de uma terra prometida para se viver, instruindo como se viver nesta terra (Levítico), os valores humanos, psicológicos, éticos, biológicos, culturais são confrontados. Assim a arte pedagógica do Deus da vida é a própria vida e suas relações com os viventes.

Assim Jesus e os profetas falam de cooperação, buscam a comunhão, da mesma forma a orto-práxis da Igreja enquanto linguagem construtiva de Deus, assim a  integridade e a integralidade no todo. Não somos simplesmente partes, mas somos pertencentes a Deus, formador do todo, na unidade da Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo -  Planejador, Criador, Vivificador) realizando uma comunidade de vida e a vida como comunidade.

A ecologia ocupa-se desde o estudo do indivíduo,  o estudo entre indivíduos, os indivíduos com o ambiente físico, e o complexo dessa interação biosférica, até mesmo a dinâmica cósmica,  já que a interação entre as forças físicas influenciam na Terra (maré, por exemplo).
Precisamos reconher esse Deus invisível assim como não vemos as relações, mas existimos entre elas. 
O que falta é reconhecermos Deus como a relação imprescindível e fundamental para todas as outras. A medida que Ele nos renova, tudo a nossa volta é impactado. Há um avivamento social, cultural, econômico, enfim ecológico.

..."a vida estava com Deus e a vida era Deus" (João 1:1).

Pensando e estudando a vida através da ecologia e a educação ambiental por meio da Bíblia experimento o nosso viver no dia a dia.
Jesus reata nossa relação com Deus. Somente Ele e ninguém mais.
Aloha!!!! Shalom !!! AMém!!!

jorge tonnera jr.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Me acorde...os santos estão chegando...um dia bonito...

Nos últimos posts falei de perseguição e também do desastre da região serrana. Este de agora tem tudo a ver com os posts anteriores, inclusive com toda a mobilização de pessoas que de diversas formas prestaram apoio, se compadeceram e se doaram. Dêem uma olhada nos dois clipes, o último com a tradução das músicas.


 Em 2006, foi gravado pelo U2 em parceria com o Green Day uma cover da canção "The Saints are coming", da  banda escocesa The Skids (de 1978), em prol às vítimas do Furacão Katrina, que devastou New Orleans em 2005. A venda do single dessa música teve a renda revertida para a compra de instrumentos para os músicos que perderam seus instrumentos.
Um trecho da música diz assim:
"Uma tristeza que afoga, inunda a mais funda angústia
Já faz tanto tempo
Até que uma mudança climática condene a crença"

"The Saints Are Coming" (Os Santos Estão Chegando)
U2 e Green Day



Na época do desastre do Katrina, mais de mil pessoas morreram na passagem do furacão, e milhares de desabrigados foram alojados no estádio que recebia os jogos do New Orleans Saints, um dos piores times da NFL naquela ocasião.

Depois que a cidade foi se recompondo o estádio Louisiana Superdome, que abrigou as vítimas do desastre do Katrina, recebeu um show de U2 e Green Day, que, juntos, cantaram suas músicas mais a cover do Skids, cena memorável, as duas bandas tocando ao mesmo tempo, no estádio do New Orleans Saints. A sequência das músicas é muito interessante, e eu pensei nisso e vejo como 3 momentos a respeito da vida:
Primeiro vem "Wake me up when September ends" (do Green Day) como uma tentativa de lidar e se encontrar diante da perda, da confusão do mundo; depois entra a música "The Saints are coming" (dos Skids) como um momento pós desastre, quando retoma-se a vida na batalha do dia a dia lidando com a esperança e a confusão do presente junto da tentativa de entender e sair dessa; e por último embalam "Beautiful day" (do U2), como uma nova perspectiva de vida, a esperança que se concretizou ao ver um novo dia...


 "Wake me up when September ends", "The Saints are Coming", e "Beautiful Day"  
U2 e green Day



Por curiosidade, quando da reinauguração do estádio, o time da casa, os Saints, venceram por 23 a 3 contra o Atlanta Falcons. Os inexpressíveis Saints viraram um dos grandes da NFL.


 Que o Deus dos refugiados e dos sem lugar nos abençoe.
amém

Jorge

sábado, 29 de janeiro de 2011

O crime de ser cristão

 Em determinados países e territórios ser cristão significa ser expulso de casa, perder emprego e ser deserdado, crianças que acreditam em Jesus muitas, por causa disso, não têm amigos. Outras, por esse mesmo motivo, foram separadas de suas famílias. Outras crianças acabam órfãs por conta dos pais terem sido mortos por serem cristãos. Mulheres ficam sem seus maridos e passam por necessidades e sofrem a espera de notícias. Para se ter idéia, a Coréia do Norte, o país que mais persegue cristãos, chega até a enviar pessoas para campos de concentração se por acaso, por exemplo os peguem falando de Jesus Cristo.

Talvez você esteja se perguntando por que a mídia não divulga isso...
Logo abaixo há um testemunho que acho muito emblemático e mostra o que estou falando.
O testemunho foi extraído do site "Portas Abertas", grupo que presta apoio a cristãos perseguidos ao redor do mundo. Tradução: Cláudia Veloso 

+
Abdullahi Solomon Ahi: de perseguidor a adorador de Cristo
           
     NIGÉRIA (27º) - Eu odiava os cristãos. Eu era um imã em uma mesquita no norte do estado de Kano, na Nigéria. Minha tarefa era chamar as pessoas para a oração pelo alto-falante. O norte da Nigéria é de maioria muçulmana e tem seguido parcialmente as leis islâmicas nas últimas décadas. Em 2000, vinte estados adotaram a "sharia" para resolver delitos criminosos, o que significa sentenças muito duras - por exemplo, cortar a mão de alguém acusado de roubo e apedrejar os acusados de adultério.

Eu era um muçulmano muito, muito dedicado. Nós odiávamos os cristãos e queríamos nos livrar deles. Se eu matasse um cristão, isso ajudaria a "jihad". Uma vez eu queimei uma igreja. Eu batia em crianças cristãs com um bastão.

Um dia um cristão me fez ouvir uma pregação na língua hausa [1]. Eu destruí a fita com meu bastão. Depois disso, peguei meu facão e tentei matá-lo.

Eu decidi levar meu gado para destruir a fazenda de um cristão. Mas naquela noite, Jesus veio até mim em um sonho. Eu vi uma luz branca. Jesus falou comigo e disse, "Se você não parar, você irá morrer." Eu fiquei com muito medo. Na manhã seguinte eu ainda queria ir à fazenda do cristão para destruí-la. Mas quando cheguei naquela fazenda, meus olhos começaram a girar. Eu caí e tive convulsões. Minha família me encontrou e me levou para casa.

Médicos feiticeiros disseram que espíritos malignos causaram as convulsões. Mas naquela noite eu tive outro sonho. No sonho eu vi novamente a luz. O medo estava nos meus olhos. Então algo veio ao meu coração e disse: "Levante-se, vá até o pastor, e peça a ele para orar por você, e você ficará bem. Se você não for, você irá morrer."

Eu acordei e estava bem. Deus me disse para ir até o pastor Timothy Yawa - o mesmo pastor cuja igreja eu havia queimado. Então eu fui à igreja na cidade. Era uma hora da manhã e eu bati à porta do pastor. Quando ele me viu, ficou amedrontado. Ele pensou que eu queria matá-lo. Ele tinha ouvido falar de mim. Sua mulher também estava com medo.

Mas o Espírito Santo falou com a esposa do pastor. "Ore por ele, porque ele veio para receber oração," disse ela. "Deixe-o entrar." Ela me convidou para entrar em sua casa. O pastor começou a orar por mim. Meus olhos ficaram muito pesados. Eu caí em um sono profundo.

Ezequiel 36.26 diz: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne". Isso foi o que Deus fez por mim. Enquanto eu estava dormindo, Deus pôs um forte coração de carne no lugar do meu velho coração de pedra. Quando acordei, eu comecei a chorar. "Desculpe-me" eu disse ao pastor, chorando. "Deus me mostrou que sou uma pessoa suja. O Senhor me mostrou que as coisas que fiz durante muitos anos não eram boas. Desculpe-me." E eu implorei que o pastor me perdoasse. "Deus mostrou-me coisas boas. Jesus disse: 'Venha para mim'. Ele retirou meu coração mau. Eu fiz muitas coisas ruins. Agora eu entendo o que eu fazia. Eu lutava porque estava aborrecido".

O pastor Timothy disse: "Não se preocupe. Hoje você foi liberto. Aceite Jesus como seu salvador." Então eu aceitei Jesus. Isto aconteceu em 4 de janeiro de 1992.

Eu voltei para casa. Meus pais pensaram que deveriam me levar a um médico. Mas meu corpo parou de tremer. Então meus pais acharam que eu iria voltar a chamar as pessoas para a oração na mesquita. Mas eu não fui naquele dia.

"Por que você não foi chamar as pessoas para oração na mesquita?", perguntou meu pai. Eu contei a eles que eu, naquele dia, havia me tornado cristão. Meu pai afirmou: "Ele está com problemas mentais." Minha mulher disse que não queria ser mais minha mulher. Meu pai falou que não queria me ver novamente e tentou me matar. Esta foi a última vez que vi minha mulher e meus dois filhos. Eu nunca voltei.

Os muçulmanos queriam me matar. Eu fugi para o mato. Muitos muçulmanos da cidade me seguiram até o mato me procurando. Eu sabia que seria morto. Então finalmente eu parei de correr e cobri meus olhos. Eu não queira vê-los me matar. Quando abri meus olhos eles estavam longe de mim. Deus operou um milagre e me salvou deles. Eles passaram longe de mim!

Eu não fiz nada ilegal, mas meu pai me denunciou à polícia. Ele os subornou para que me perseguissem. Eles me encontraram e me prenderam. Fiquei sob custódia por uma semana quando souberam onde eu estava. Os cristãos oraram e então deram dinheiro para a polícia me soltar.

Eu encontrei o pastor Timothy, que me levou à igreja. Os cristãos me levaram para Jos onde recebi cuidados. Eles me ensinaram a ler e escrever. O Senhor me chamou para ser missionário entre o povo fulani. Eu estudei a Bíblia na escola por cinco anos. Casei-me com uma mulher cristã e moro em Ilorin. Nós temos duas filhas.

Faz aproximadamente 14 anos que deixei minha vila em Kano. Tenho 35 anos agora. Eu não olhei para trás, para meu gado, meus pais ou minha casa. Eu tenho uma casa no céu com o Senhor. Eu só conheço a Jesus. Foi Ele que me chamou. Ele cuida de mim.

Hoje sou um missionário entre os fulani. Deus quer que eu pregue nos campos dos fulani, que eu vá para a mata e ensine aos adultos e crianças a Palavra de Deus, dizendo a eles o quanto Jesus os ama. Eu também compartilho o evangelho com imãs como eu era. Muitos foram receptivos. Eu digo a eles que fui muçulmano como eles. Eu explico que Jesus é o Salvador. Eu oro ao Senhor para Ele continue me dando condições para pregar o Evangelho.

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[1] Hausa é a principal lingual do norte da Nigéria.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como se matam santos

"Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (Lucas 11.49).

Apóstolo é uma palavra que significa "enviado". Inicialmente Jesus Cristo escolheu doze apóstolos, mas após Judas trair Jesus e depois de Jesus morrer passa a ser parte do grupo apostólico um discípulo chamado Matias, e extraordinariamente o Paulo de Tarso, 14º apóstolo (apóstolo dos gentios), que não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, e antes fora perseguidor dos dicípulos, mas conheceu Jesus pessoalmente através de
um chamado enquanto ia perseguindo uns cristãos e Jesus ressurreto em visão perguntou por que Paulo o perseguia. Além dos apóstolos, cerca de 70 discípulos foram testemunhas da boa nova daquele que os chamou e se dedicaram a ser testemunhas para o mundo.
A intenção desse trabalho, diferentemente das religiões em sua maioria,  tinha o objetivo de alcançar as pessoas de todos os lugares e confins da terra levando o amor de Cristo. Incumbidos disso, portando a mensagem da salvação em Cristo Jesus, estas pessoas começaram a sofrer perseguições. Há cerca de dois milênios os cristãos são perseguidos. E essa perseguição tem se intensificado.
Apesar do Novo Testamento só registrar a morte de um dos apóstolos: Tiago, filho de Zebedeu (Atos 12:2), foi do próprio Jesus a confirmação maior de que os apóstolos morreriam assassinados por seguirem o seu Senhor e Cristo. A história testifica até hoje pelas vidas daqueles que fazem parte da igreja como ser cristão pode ser um crime perante a realidade do mundo.
Talvez a forma como eles morreram assassinados ou onde e quando, não seja 100% confiável por não estar na Bíblia, mas o fato é que sem dúvida, haja visto o que Jesus previu quanto aqueles apóstolos, à exceção de João todos eles seriam mortos por perseguição. 
Segundo a tradição, Pedro morreu em Roma,por volta de 64 d.C., durante a perseguição aos cristãos difundida pelo imperador Nero. Fala-se que foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero, segundo conta-se a posição da crucificação (cabeça para baixo) foi o próprio Pedro que pediu, "por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor". O apóstolo Paulo pregou o evangelho principalmente aos não-judeus. Foi perseguido açoitado várias vezes, apedrejado, feito prisioneiro em Roma, e acusado de crimes de falta de lealdade a Roma foi decapitado. André teria chegado a região identificada por Cítia (hoje países que compuseram a ex-União Soviética), pregou na Ásia Menor (hoje Turquia) e Grécia, onde foi crucificado em uma cruz em forma de "x". Tiago, filho de Alfeu passou pela Síria e teria sido apedrejado. Filipe teria vivido em Cartago (Norte da África), e na Ásia Menor, dizem que teria morrido crucificado, embora alguns dizem que foi preso e torturado pelo pro-cônsul, o qual a esposa se converteu a Jesus. Mateus passou por Pérsia (hoje Irã) e Etiópia. Dizem que ele foi apunhalado. Judas Tadeu a tradição diz que pregou na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (região do hoje Iraque) e na Pérsia. Conta-se que este foi assassinado a machadadas pelas autoridades persas e pela multidão instigada por sacerdotes zoroastristas juntamente com Simão, o Zelote.
Bartolomeu conta-se teria ido à Índia, Armênia, Etiópia e ao sul da Arábia tendo sido esfolado vivo e decapitado pelo governador de Albanópolis, atual Derbent.
Matias teria sido morto na fogueira. Foi para a Síria. 
Algumas figuras importantes que não foram apóstolos também perderam suas vidas por amor a Cristo. Barnabé foi apedrejado e conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia. Marcos, morreu sendo arrastado pela ruas de Alexandria. Não podemos esquecer é claro de Estevão, o discipulo que foi o primeiro Mártir da igreja, o qual foi morto à pedradas.
Além destes, muitos discípulos morreram por serem cristãos.
Dentre o grupo dos apóstolos João foi o único que não morreu assassinado. No entanto passou por perseguição e sofrimento por ser cristão. Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, foi exilado na Ilha de Pátmos. Conta-se que tentaram matar João cozido em um recipiente enorme de óleo, no entanto, foi milagrosamente livrado da morte.

Todos eles encararam a falta de amor, o grande motivo das suas mortes e perseguições. Apesar de tudo isso só o amor é capaz de mover e fazer existir até os dias de hoje  algo chamado igreja, cujo sentido é a comunhão no amor, naquele que foi crucificado e revelou o amor (o verdadeiro amor plenamente) para que vivamos em plena vida a abundância do ser filhos de Deus.

É impressionate como os apóstolos foram tão longe e muitas pessoas reconheceram Jesus como salvador. Encararam reis e imperadores, sacerdotes e vespeiros religiosos, levaram as pessoas a tomarem conhecimento do que elas são, levando os cativos à liberdade existencial e emocional.

O fato é que não é tão importante saber como morreram, mas sim o "por que morreram", "por quem morreram" e "para que". A vida desses homens nos permite dizer que de fato Jesus ressuscitou, pois se assim não fosse, entre vários apóstolos pelo menos 1 deles teria ido embora para casa e voltar a viver sua vida como sempre fez, sem necessidade de morrer por algo que não aconteceu ou não tinham realmente certeza se aconteceu. Também há quem questione o seguinte: "essas pessoas fizeram tanto por Cristo e receberam este tipo de recompensa?". Mas a resposta é NÃO, pois a morte não foi o pagamento por tudo o que fizeram em favor de Deus e nem foi o fim real da vida deles. Eles morreram por conta dos injustos e assim mostrando a estes que os mataram e ao mundo o quanto vale viver e padecer por Cristo e mostrar que o amor de Jesus é tão grande que vale isso. Eles não morreram porque roubaram, ou porque mataram ou por qualquer outra imoralidade, mas porque amaram aquele que odeia toda forma de opressão, o roubo, o assassinato e toda imoralidade.  A vida pode parecer injusta e talvez seja, mas injusta mesmo seria se não pudessemos amar.

sábado, 22 de janeiro de 2011

vídeo Sonny Sandoval do P.O.D. : Pedro e a "decisão Jesus"

Boa noite!  Gostaria de compartilhar uma reflexão com todos vocês.
Uma meditação do Sonny do P.O.D. a respeito de Pedro e a "decisão Jesus" frente a sua negação.
É emocionante realmente. Jesus foi claro com Pedro dizendo que ele (Pedro) ia morrer por seguir Jesus. E Jesus diz em seguida: "Siga-me".

Quando o cara mais forte é confrontado por Jesus, quando o mais forte se defronta com Jesus, toda muralha humana se quebra, mesmo que esse cara continue a negar a Jesus, toda barreira emocional não consegue suportar a sublime presença do Mestre e sua coersão desafiadora, nem o psicólogo mais centrado é capaz de aguentar ser defrontado por Jesus, quando de fato há um encontro com Ele. Jesus é capaz de nos levar até o mais íntimo do nosso ser. Ele sempre deixava uma reação nas pessoas. Algumas pessoas sentem repulsa dele; outras sentem a esperança e o sentimento de que a vida pode ser maior, o amor Nele é capaz de vencer o mundo, e há algo maior que esse mundo. Num mundo onde os mais fortes ditam as regras, viver por amor pode ser morrer, mas a medida que aqueles que morrem por amor vão embora desse mundo deixam um mundo transformado. E o mundo não é mais o mesmo. De forma que as regras ditadas pelos cínicos da opressão não são a última palavra. A "decisão Jesus" só nos deixa com duas opções:
Viva o negando ou morra o seguindo.

"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á". (Mt 16:25) 




Paz de Cristo!
Até o próximo post se Jesus não voltar antes...
Jorge

!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Martin Luther King e Racismo Ambiental


 Esta semana o Reverendo Dr. Martin luther King Jr completaria 82 anos.
Gosto das fotos dele, pois é como se estivesse distante e ao mesmo tempo perto, como se estivesse olhando para o futuro realmente, mas dentro do presente. Seu discurso mais
famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". Viveu a realidade desde cedo
do que é ser excluído e oprimido. Soube o que é não ter direito ou ter menos direitos do que outros que por alguma autoridade autoatribuída rouba o direito do outro.
Representante verdadeiro do Reino dos céus,  foi um pastor  protestante da igreja batista, que buscou mudar a realidade de um país através de campanha de não violência por meio do amor ao próximo.
Doutorado em filosofia pela Universidade de Boston, a cosmovisão cristã em que todos foram criados iguais por Deus estava sempre presente em seus atos e discursos, pois aquele que opta por Jesus deve ter um grande respeito em relação à integralidade da vida. É como King disse: "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor." Dentre sua militância, 381 dias co-liderou um boicote aos ônibus de Montgomery por conta da segregação racial nos ônibus. Com isso a Suprema Corte amaricana decretou a incostitucionalidade do decreto que exigia segregação racial em ônibus, permitindo negros e brancos usarem o mesmo ônibus com os mesmos direitos.
King participou de várias marchas, algumas das suas lutas objetivavam conseguir o direito ao voto, o fim das discriminações no trabalho e a justiça sócio-econômica, quanto a esse último destaque para a chamada Campanha dos Pobres, que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.
Em 11 anos ( 1957 - 1968 ), viajou por vários lugares, mobilizante e chamando a atenção com seus discursos. Destaque para a mobilização de mais de 200.000 pessoas em marcha pelo fim da segregação racial em Washington. Ocasião em que "Eu Tenho um Sonho" (I have a dream), seu discurso mais famoso foi assistido por milhares de pessoas. Como
resultado dessas manifestações foram criadas a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.
Martin Luther King morreu em 1968, assassinado a tiros, quando em
Memphis por ocasião estava num hotel, onde prestaria apoio para uma marcha em favor da greve de coletores de lixo.

A face do racismo vai sendo desmascarada. Quando a degradação ambiental se torna Racismo, há um racismo ambiental

Da experiência dos movimentos sociais dos negros e minorias dos Estados Unidos por direitos civis, e após alguns casos emblemáticos ligados à contaminação ambiental em locais onde grupos menos favorecidos  residiam, como o caso de 1978 (14 anos após o presidente Lyndon Johnson declarar guerra contra a pobreza), do conjunto
habitacional de classe média baixa junto a um canal aterrado com dejetos químicos em Love Canal (NY), o movimento negro conseguiu com que o US General Accounting Office (GAO), conhecido como "o braço investigativo do Congresso", fizesse uma pesquisa, por intermédio da qual se acabou descobrindo que a distribuição espacial dos depósitos
de resíduos perigosos e indústrias muito poluidoras estavam  relacionadas a distribuição espacial de grupos pobres, ou seja, locais com muitos negros, já que a maioria dos pobres nos EUA é negra, assim sendo uma forma de apartheid.
No entanto o racismo ambiental não apenas tinha como vítimas os negros, mas locais como as zona de ocupação latina do leste de Los Angeles ou mesmo as reservas indígenas, bem como mulheres, ou seja, os pobres de um modo geral, através da poluição nas zonas de moradias, no trabalho ou desestabilização da vida com a implantação de grandes
projetos.
Robert Bullard, um negro, foi considerado pai do movimento de justiça ambiental, a partir do esforço de luta em 1982, no caso de um Aterro de PCB no condado de Warren, população majoritariamente negra na Carolina do Norte.
 Os termos de racismo ambiental e justiça ambiental surgiram dessa oposição. Residentes pediram o auxílio da United Church of Christ ( Igreja Unida de Cristo) através da Comissão para justiça racial. Na liberação do relatório em 1987, o Reverendo Benjamin Chavis, diretor executivo de CRJ, inventou o termo “racismo ambiental” para o fato de
intencionalmente selecionarem comunidades da cor para locais de eliminação dos resíduos e a fábricas poluidoras. A Igreja Unida de Cristo continuou a lutar pela justiça ambiental, e em 2007 liberou um relatório novo referente aos vinte anos da luta.
Nesta história toda vale destacar também a participação do branco Ken Ferruccio, um instrutor de Inglês que tinha King como referência. Ele aplicou o pensamento de Martin Luther King a essa questão, articulou o movimento.
 Centenas de cidadãos marcharam protestando, e mais de 550 pessoas foram presas na que foi a maior exposição de desobediência civil no sul do país desde que o Dr. Martin Luther King, Jr., marchou com milhares de pessoas através do Alabama. 
 Com o apoio de igrejas Ken recebeu um número de bolsas que financiaram a Ecumênica Coligação de Liderança Ambiental, cujo objetivo era incentivar os líderes da igreja a agir em seu compromisso de gestão ambiental, e exortando o Governador Hunt para desintoxicar o aterro de PCB.
A ligação entre questão ambiental e a social foi por anos substimadas, algo que é um erro de compreensão, haja visto que trata-se de uma coisa só. Ainda que hoje também ahja preconceitos quanto a associação, o é de uma forma menos expressa, ficando mais presente aos velhos paradigmas de políticos jurássicos que ainda não foram extintos.
A noção de “justiça e racismo ambiental” exprime uma evolução da consciência e da militância no campo dos direitos civis como uma das brilhantes frases de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem o barulho dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter ou dos sem-ética. O que me preocupa é o silencio dos bons.”

Eu gostaria de parafrasiar o grande discurso de Martin Luther King "I have a dream" (Eu tenho um sonho):

Eu tenho um sonho...
Eu tenho um sonho que um dia vou ver pessoas compartilhando o mesmo espaço onde sua condição social, sua cor, sexo, etnia ou credo não seja motivo de exclusão.
Eu tenho um sonho que um dia as encostas dos morros não sejam mais ocupadas, e que essas pessoas e seus descendentes, os quais viviam nelas possam morar onde pudessem realmente escolher um lugar seguro.
Eu tenho um sonho que um dia as águas não vão cobrir mais o território, cultura e os direitos de povos em favor de grupos que pedem modernidade e benefícios duvidosos.

"Nós não estaremos satisfeitos até que a justiça corra como água e a retidão como um caudaloso rio." (Martin lutther King)

"...toda realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o universo tanto quanto leis físicas." Martin Luther King


 “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Jesus Cristo – Mt 5:9).


jorge tonnera junior

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta - "A criação geme em dores de parto".

Esse ano o meio ambiente e a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas será a temática da CNBB. É sabido que a CNBB atua com influência no governo federal. Esperamos que com isso as questões ambientais ganhem mais importância, pois dessa importância depente todo o desenvolvimento, segurança e bem estar de um país, sobretudo como o nosso que é uma potência ambiental.
Em tempos de desastres a campanha veio num momento importante como algo a se falar, ainda mais que 2010 foi um ano marcado com muitos desastres naturais além dos desastres antrópicos como aquele vazamento de óleo, e 2011 começou com a pior tragédia do RJ. O lema da campanha é "A criação geme em dores de parto", frase que se encontra nas Escrituras Sagradas em Romanos 8. 

"O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta"
.(Fonte: Portal Edições CNBB)

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Se cada um se doar, ao menos um pouquinho, a dor do próximo será menor e demorará menos.


O site G1 disponibilozou uma imensa listagem de pontos de recebimento de donativos para ajuda às vítimas dos desabamentos da região serrana do RJ. Vale dizer que informa que quem é de outros estados também pode contribuir. Pessoalmente eu nunca vi tantos postos de ajuda. Além destes existem outros que estão se mobilizando como igrejas, grupos de pessoas de empresas etc. Graças a Deus.
Veja a listagem:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/saiba-como-ajudar-os-desabrigados-da-chuva-na-regiao-serrana-do-rio.html

Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável, doação de sangue (O HemoRio montou um esquema especial de atendimento. Interessados podem agendar um horário para fazer a doação no telefone 0800 282-0708.), e também foram disponibilizadas Contas para doações em dinheiro.
É importante lembrar também que muitas pessoas deixaram suas casas e os animais ficaram nelas, há também animais feridos e com fome.

Se cada um se doar, ao menos um pouquinho, a dor do próximo será menor e demorará menos.

Mt 25, 31-46
40 "Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!"

Não devemos esquecer que apesar das doações de bens serem importantes, uma outra doação é necessária: a nossa atenção aos investimentos públicos quanto à prevenção e mais cuidado ao meio ambiente. 

vamos orar

Jorge
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