domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sons da vida e a interação do Deus vivo

 Sons da vida e a interação do Deus vivo

Como seria o mundo sem som? Você já imaginou? Certamente seria muito estranho, monótono, e isso é fácil de imaginar. A grande questão, no entanto, é que a ausência de som indicaria um mundo sem interação, isso porque todos os sons vem de algum tipo de interação, e sem interação não existe mundo...pois o mundo é um conjunto de interações.

Muitas vezes associamos coisas da vida a sons. Por exemplo, no verão lembramos da cigarra, que "canta" um som característico. E o mais interessante é saber que além da beleza e prazer que sentimos ao ouvirmos esse "canto", esse mesmo som é usado para atrair parceiros e, assim, realizar a cópula, e nessa interação entre macho e fêmea surje um novo ser vivo. 

Se formos pensar na realidade da vida vamos encontrar sons em bastante situações. Vários animais, para comunicar algo, emitem sons. Até o meio ambiente físico também emite sons, através da interação de um elemento com outro, por exemplo, o mar produz som com o vai e vem das ondas, o qual é influenciado pela maré - que é a interação gravitacional da lua e do sol (que estão a cerca de 384.405 km e 150 milhões km, respectivamente da Terra) com o nosso planeta, e influenciado pelo relevo oceânico e o vento. Aliás o próprio vento gera som quando em velocidade interage com um meio físico qualquer. Um bebê quando nasce emite logo sinais sonoros, uma forma de comunicar algo, de expressar que está vivo, comunicar vida. Sim a vida é sonora, pois ela é extremamente interativa e o som é uma interação. Todos os fenômenos sonoros estão relacionados às vibrações. Quando escutamos um som é porque um determinado corpo (matéria) está vibrando. O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É uma energia que se propaga em ondas.Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas.





Percebam que o mundo funciona sempre através da interação...
E o que dizer da interação entre partículas que se chocam e formam o corpo, ou seja, a  matéria? Ora, a física quântica nos mostra que na realidade nosso corpo e a matéria toda são um conjunto de partículas vibrando. O que nos causa espanto, pois como somos isso se olhamos para nossa pele e vemos uma organização e de maneira tão fixa? A interação das partículas quânticas, as menores partes do universo, interagem e formam algo visível. A física quântica revela também a constituição do universo. A teoria das cordas soa muito bem ao comparar o universo constituído de cordas como as de um instrumento musical. Ela compara as cordas musicais para representar um objeto unidimensional que vibra, e assim produzindo uma energia, ou uma massa, ou uma carga etc... "produzem" diferentes partículas "fundamentais". Se essa teoria for certa o universo assemelha-se a uma sinfonia, mas a um nível cósmico.

Nós seres humanos somos primordialmente produtos da interação de Deus com o ambiente físico, pois Deus nos formou através da terra e soprou seu Espírito. Não que Deus precisasse interagir, mas assim Ele preferiu, o que mostra um Deus de relação, um Deus que interage e inter-ativo. E assim seguiu a história da vida humana. Deus criou o homem. O corpo humano é uma costura interativa de células, e não tardou para o homem, essa estrutura interativa consciente, fazer música. A música é algo divino. Vejam vocês. O Deus vivo faz tudo movimentar. Até os seres sésseis possuem movimento interno de elementos químicos e biológicos. Pensando na música como algo produzido por movimentos ela nos leva a se movimentar também, até porque a música, ou melhor, o som é movimento. E assim se propaga. O som também movimenta a matéria. Coloque um copo contendo água na frente de uma caixa acústica e você vai ver. Talvez por isso também, além de outras coisas, temos a vontade de embalançar o corpo ao som de uma música. A dança vem dessa reação. Que aliás é um convite à comunhão, pois preferimos dançar juntos. E aí lembra-me Davi, que se despiu e dançou no meio do povo para Deus (II Samuel 6:12-16,20-23). E Deus quando na Terra como Jesus certamente partilhou da comunhão que o som promove. No episódio do casamento (bodas de Caná) lá estava Jesus, o qual animou a festa (Jo 2:1-11) e partilhou da música em sua essência. 

Deus é um promotor de movimento. O Deus vivo, o Deus da Bíblia é um Deus de movimento, nada é estático. As coisas podem parecer estáticas, mas são estacionárias, assim tudo continua interagindo e sendo mantido, conservado...A teoria geral dos sistemas confirma isso.

Os sons audíveis pelo ouvido humano são audíveis somente perto da freqüência entre 20 Hz e 20.000 kHz. Assim também são as conexões da vida (teia da vida), que só vemos ou percebemos em parte, de maneira que não conseguimos ver todas, mas elas existem. E assim como não ouvimos fora daquela frequência, mas sabemos que os sons existem além desta frequência, também podemos dizer que não vemos fisicamente Deus, o que não o torna inexistente ou não participante interativo. Seus sinais estão na natureza e são decodificados por aqueles que possuem sensibilidade suficiente para entender que a complexidade da vida é incrivel e interdependente demais para uma sequência de acasos do acaso, pois que nada funciona sozinho. Não sendo o bastante o próprio Deus se revelou por meio de palavras e transmitidas por profetas. E o próprio Deus se fez profeta em carne e habitou conosco se revelando como Jesus.

A igreja em seu sentido real de ser é uma linda demonstração de interação notória. A igreja é uma soma de partes (membros), mas o todo é maior do que essas partes. É a interação dessas partes que produz o todo, ou seja, produz o corpo, onde Cristo é o cabeça. A igreja interagindo no mundo é um movimento que gera mudanças. De Jerusalém 10 dias depois de Jesus voltar para o Pai, o mundo experimentou uma mudança jamais vista, mudanças promovidas pela interação Espírito do Deus (Espírito de Cristo) com apóstolos, bem como demais discípulos. Vários focos desse mover foram se espalhando, foram chegando a várias partes do mundo, inclusive perfurou e traspassou o Império Romano, que operava pela espada, com o movimento da dominação destrutiva, diferentemente do Cristo vivo, que movimenta pelo amor, e estou hoje aqui, mais de 2.000 anos depois, falando de Jesus e seu Reino, aqui nesse movimento interativo em rede chamado internet.
Nossa vida em nossas atitudes falam mais alto que palavras eloquentes. Que nossa vida seja a caixa acústica do bom Deus.
Então se você preferir ligue um som e curta uma música.


Amém e
Aloha!
jorge tonnera junior

sons da vida, sons de Deus!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...