domingo, 30 de janeiro de 2011

Me acorde...os santos estão chegando...um dia bonito...

Nos últimos posts falei de perseguição e também do desastre da região serrana. Este de agora tem tudo a ver com os posts anteriores, inclusive com toda a mobilização de pessoas que de diversas formas prestaram apoio, se compadeceram e se doaram. Dêem uma olhada nos dois clipes, o último com a tradução das músicas.


 Em 2006, foi gravado pelo U2 em parceria com o Green Day uma cover da canção "The Saints are coming", da  banda escocesa The Skids (de 1978), em prol às vítimas do Furacão Katrina, que devastou New Orleans em 2005. A venda do single dessa música teve a renda revertida para a compra de instrumentos para os músicos que perderam seus instrumentos.
Um trecho da música diz assim:
"Uma tristeza que afoga, inunda a mais funda angústia
Já faz tanto tempo
Até que uma mudança climática condene a crença"

"The Saints Are Coming" (Os Santos Estão Chegando)
U2 e Green Day



Na época do desastre do Katrina, mais de mil pessoas morreram na passagem do furacão, e milhares de desabrigados foram alojados no estádio que recebia os jogos do New Orleans Saints, um dos piores times da NFL naquela ocasião.

Depois que a cidade foi se recompondo o estádio Louisiana Superdome, que abrigou as vítimas do desastre do Katrina, recebeu um show de U2 e Green Day, que, juntos, cantaram suas músicas mais a cover do Skids, cena memorável, as duas bandas tocando ao mesmo tempo, no estádio do New Orleans Saints. A sequência das músicas é muito interessante, e eu pensei nisso e vejo como 3 momentos a respeito da vida:
Primeiro vem "Wake me up when September ends" (do Green Day) como uma tentativa de lidar e se encontrar diante da perda, da confusão do mundo; depois entra a música "The Saints are coming" (dos Skids) como um momento pós desastre, quando retoma-se a vida na batalha do dia a dia lidando com a esperança e a confusão do presente junto da tentativa de entender e sair dessa; e por último embalam "Beautiful day" (do U2), como uma nova perspectiva de vida, a esperança que se concretizou ao ver um novo dia...


 "Wake me up when September ends", "The Saints are Coming", e "Beautiful Day"  
U2 e green Day



Por curiosidade, quando da reinauguração do estádio, o time da casa, os Saints, venceram por 23 a 3 contra o Atlanta Falcons. Os inexpressíveis Saints viraram um dos grandes da NFL.


 Que o Deus dos refugiados e dos sem lugar nos abençoe.
amém

Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...