segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Morte de Abelhas, o que você tem a ver com isso. Reflexão pastoral aprendendo com abelhas.

Semanas atrás saiu a seguinte notícia que encontrei via site Ambientebrasil. 
08 / 02 / 2011 - Sumiço de abelhas intriga apicultores em Santa Catarina.
Animais simplesmente abandonam colmeias por motivo desconhecido. Fenômeno pode afetar produção de mel e também de maçãs no estado. Ainda nessa mesma semana veio a notícia que o Museu Real de Ontário investiga morte misteriosa de 20 mil abelhas
Insetos morreram em dois dias, sem causa aparente.

Não se tratam de notícias que simplesmente são novas. Esse fenômeno tem ocorrido já há alguns anos em várias partes do mundo e tem sido divulgado por vezes. As possíveis causas já foram associadas a radiações de rede de transmissão de telefones celulares a contaminação por transgênicos, sendo esta última a hipótese a falada. A diminuição alimentícia, menor variedade de alimentos, também é atribuido como possível causa, o que traz vírus e fungos oportunistas. Além disso agrotóxicos também são elementos que entram no organismo desses animais pequeninos. É possível também que a soma desses fatores esteja interagindo com as abelhas.


O caso é que o homem tem interferido de maneira virtualmente complexa no meio ambiente e na natureza dos seres vivos, incluindo a dele mesmo, pois estamos dentro dos sistemas ecológicos e somos parte deles, assim, tudo o que fazemos pode afetar de maneira positiva ou negativa direta ou indiretamente, e diante de tanto fluxo de ações sempre há reações. Estamos interagindo com sistemas dos quais sabemos pouco.
As abelhas são responsáveis pela polinização de grande quantidade da produção da agricultura em todo o planeta. Você pode imaginar o que esses incidentes de sumiço de abelhas significa. Albert Einstein disse certa vez que se as abelhas fossem extintas da face da Terra em apenas 4 anos a humanidade sumiria. Isso porque as abelhas são responsáveis por 1/3 da comida do planeta. Assim sendo, imagine que diminuindo a produção de alimentos diminui a oferta de alimento aumento o preço dos alimentos e produtos derivados. Daí pra frente você imagina as próximas consequencias...
Numa perspectiva de 18 anos as populações de abelhas serão bastante reduzidas. Estão tentando fazer polinização artificial, mas isso não se compara a engenhosidade da interação natural do corpo da abelha com as várias plantas.

Os animais têm sempre opções disponíveis para eles. Quando o ser humano interfere no sistema ecológico desses animais tais opções vão acompanhando as mudanças e se encaixam no que é melhor e mais viável até o limite onde já não se pode escolher o que comer. Os seres humanos também "escolhem" através de opções. No entanto o “comportamento determinístico” do homem em relação a produção de alimentos está agredindo a biodiversidade. Não por conta de variedade de opções, mas da pouca variação de modo de produção. A idéia de que podemos escolher nossos alimentos através de uma vasta quantidade de opções é relativamente nova e está atualmente associado ao paradigma da agricultura predatória. Tal qual as abelhas escolher seu alimento é uma propriedade biológica. Nós também podemos escolher a nossa, porém que seja de forma sustentável. Podemos escolher a forma que se produz essa comida. A nossa comida está interligada a comida delas (as abelhas). Nada nessa vida, nesse mundo de meu Deus é separado.
A matemática da vida funciona por meio de equações em que um lado deve estar em harmonia com o outro.
O que funciona melhor para a vida funcionar?
De quais maneiras podemos interferir e rearranjar elementos ministradores de vida? Qual o conceito de vida? 
 Seria bom se fossemos sensiveis o bastante para pensarmos nesse tipo de pergunta...


Vale a pena conferir um caso de 2010 também aqui no Brasil interessante de tomar conhecimento sobre morte de abelhas está no link abaixo:
http://rejanetapuya.blogspot.com/2010/12/abelhas-mortas-em-iacanga-foram.html
Compartilho aqui também  aproveitando a oportunidade de reflexão a respeito desse fenômeno incomum um vídeo do Reverendo Caio fábio que dialóga a partir desses incidentes de morte de abelhas. Muito interessante e como sempre inteligente a forma que ele aborda. Ele fala, por exemplo de um vírus encontrado em abelha examinada que era parecido com um vírus da AIDS.

Fico por aqui. Mas antes vale lembrar que
O caminho das criaturas é o nosso também. Nós temos um destino comum, tudo é ligado na terra. Não há um ser que seja independente, desnecessário, sem importância, sem elo, sem história, sem ligação com a vida do todo. O rastro de destruição humana é longo. Os animais e as plantas serão nossas testemunhas.
Sem mel só há fel!    Jorge Tonnera Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...