quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A voz profética do Punk Rock

O Punk é um estilo de vida, um estilo de produção cultural, associado diretamente ao rock n roll. O punk é baseado em ideias cujo princípio mais famoso e maior gerador de cultura foi o " faça-você-mesmo". Dentro do contexto da contracultura o punk é uma subcultura. Uma subversão da cultura de forma provocativa e como fonte de algo libertário. Essa cultura expressa um anseio de todo ser humano. Por isso mesmo me identifico com o Punk e como cristão não disassociei a isso. Vejo que a mensagem de Jesus Cristo, o evangelho de um Reino sem lei, cujo única lei é o amor, como expõe Paulo, o apóstolo do mundo não judeu, o fim da Lei é o amor, que interpreto como "para aqueles que amam não há necessidade de lei. Não exestem leis para aqueles que amam". Diga-se de passagem o verdadeiro amor e não os amores fakes que o mundo propõe. O evangelho de Cristo, a boa nova, nos noticia que esse anseio libertário humano tem sentido e que correponde ao relacionamento Deus-homem, e que quando este homem encontra-se com Jesus, o Deus que veio ao homem, resolve levar essa ideia de liberdade, verdadeira liberdade, a qual não é ausência de responsabilidade, mas reencontrar identidade e amar. 
Nesse mês de Outubro, teremos dois shows de dois grandes nomes da cena punk rock internacional. Duas bandas que seguem seus estilos musicais punk. A primeira, a mais famosa, o Bad Religion, que como o nome já diz, se opõe a religião. 
O Bad Religion já tem mais de 30 anos de carreira e está sempre aqui na terra brazillis. Suas músicas são verdadeiras poesias sociais (o que diferencia o grupo de todas as bandas punks em geral) com críticas afiadas e pensamentos reflexivos enquanto testemunhas de um mundo doente. Já postei aqui no blog dois textos que os cito. Outra banda que aporta aqui e que é bem interessante por conta de suas melodias com riffs simples e destruidores e que foram evoluindo em termos de técnica ao longo dos anos é o MxPx. Essa banda, identificada ao movimento cristão, se importa em tocar músicas que expressam sentimentos e situações gerais desde canções românticas a verdadeiras críticas sociais.  
São essas críticas que me chamam a postar aqui duas músicas dessas bandas que falam bem sobre o tipo de conflito social a que pertencemos, uma vez que vivemos em mundos distanciados em termos de realidades sociais, mas tão próximos em termos físicos, pois vivemos na verdade num mundo só. Mesmo que existam vidas a margem de outras vidas, essas mesmas se chocam e temos vivido em meio a opressão. "Punk Rock Song", do Bad Religion é o verdadeiro hino punk/hardcore, sintetiza a angústia de se estar num mundo doente disparando e criticando contra o egocentrismo em "mas nós fazemos o que queremos e pensamos o que nos agrada" e contra a inércia repleta de um "verniz social" em "mesmo assim nós ignoramos os necessitados e nós continuamos prosseguindo, continuamos prosseguindo". Em "1 and 3", o MxPx, questiona essa superposição entre Primeiro e Terceiro mundos, que isso ocupa inclusive nossa mente. Gritam eles em "Eu estou cansado dessa cultura de primeiro e terceiro" e "1 e 3 existe tanto através do que somos".
Devemos lembrar sempre que o evangelho é a contra-mão do mundo. Por isso, tudo que é contrário aos interesses do "EU" e é contrário as injustiças desse mundo, é CRISTÃO! 
Assistam aos vídeos com tradução das letras das respectivas músicas "Punk Rock Song" (Bad Religion) e "1 and 3" (MxPx):




Só para lembrar, o sentido e conceito de paz que o cristianismo cumpre é que Paz não é ausência de conflitos ou guerras ou disputas, mas o encontro de Deus com homem, essa religação desse relacionamento. Dessa paz gerada é gerada uma inquietude boa por esta salvação que se inconforma com as injustiças e busca quebrar as cadeias dos oprimidos.

Na paz e no pensar punk do evangelho,

Jorge Tonnera Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...