quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade. Agora sim! SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?

SERÁ QUE DEUS É CULPADO ? Há um texto que é de conhecimento de muitas pessoas acerca de um grande senso de questionamento e inquietação coletiva nacionalista americana em que é expresso uma resposta sobre como um Deus bom de uma sociedade de maioria dita cristã permitiria um desastre tão horrível e doloroso como o atentado do 11 de setembro. Esse texto transcreve uma suposta resposta
de Anne Graham (filha do missionário Billy Graham) que estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela sobre diante do 11 de setembro? Então ela respondeu que foram eles, os americanos mesmos que não permitiram Deus adentrasse no santuário secularizado pós-moderno da América que excluiu Deus do seu dia a dia por meio de acabarem com a oração nas escolas, bem como com a leitura da Bíblia nelas, a falta de disciplina aos seus filhos ao não ser permitido mais bater neles como forma de correção, e destituindo professores e diretores da posição de disciplinar os estudantes, e deixarem as filhas fazerem aborto, bem como darem a permissão aos filhos para terem relações sexuais com quanto estivessem protegidos, e por permitirem a escalada da pornografia e da erotização excessiva da sociedade.
Lendo novamente hoje esse texto e com amadurecimento da minha fé em Cristo Jesus e a inquietação da salvação de Deus em mim vejo com olhos mais profundos. Aprendemos que a sociedade faz suas próprias escolhas e crenças, de fato, mas faltaram algumas questões bem críticas. Vejo que essa declaração embora tenha um certo sentido deixa de lado as relações sociais a um nível maior, a forma como o americano se encherga diante do mundo e como trata o mundo, a maneira como o EUA intervém nas políticas de outros países há anos a fim de buscar unicamente seus interesses particulares, inclusive como sistema capitalista que os próprios americanos ditos cristãos patrocinam é custoso para as relações humanas e para o próprio planeta Terra. Claro que isso também tem a ver com a maneira como eles se relacionam com Deus, pois não podemos pensar que lendo a Bíblia todo dia e orando e ao mesmo tempo fazendo uma política como a deles e aprovada por essas mesmas pessoas que oram e lêem a Bíblia Deus iria se sentir amado e feliz. Segundo a Bíblia, o motivo da destruição da cidade de Sodoma foi a perversidade de seus habitantes e a imoralidade que cansou e irou o Senhor. No entanto as pessoas olham simplesmente e basicamente para questões de cunho moralista sexual com relação a esse fato na Bíblia. Crueldade e falta de hospitabilidade com forasteiros, a ganância e o apego excessivo à propriedade, e que nada mais são senão sinais de falta de compaixão foram pecados que acumularam e iraram o Deus "forasteiro" (Leia como Deus entrou em Sodoma/Gomorra. Ele entrou como forasteiro, assim também foi em Israel aí já revelado Messias Jesus Cristo). Ezequiel 16:49 afirma: "Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado". Essa é a maneira como o EUA trata o mundo. E essa mesma maneira é de bem antes desses fatos contados e elencados pela filha do Billy Graham. A pensar na soberba, na fartura de pão e na próspera osciosidade do EUA diante do mundo e sua doutrina de Supremacia divina talvez aí sim podemos perguntar: "SERÁ QUE DEUS É CULPADO" ? Ainda mais quando olhamos para a história das relações exteriores americana
com os países do Oriente. E a sociedade americana? Como ela se manifestou diante das ações do seu país perante o mundo? Daí também podemos fazer mais perguntas: Será que Deus desconsidera todas as iniquidades da gente apenas por lermos a Bíblia e orarmos e irmos todo domingo a um edifício de concreto, o qual é erroneamente chamado de casa de Deus? A Bíblia é a chave para entendermos o mundo e a nós mesmos. Esperamos que ela frutifique na vida dessas pessoas que como a gente lêem a Palavra. Que ela frutifique na nossa vida também. E que a gente também não caia no erro de ler e não praticar. Isso é um grande medo meu...
A saber, é bom que as diversas nações atentem para esse fato escrito em Ezequiel, e nós o Brasil, país que vive um momento de crescimento econômico também.


Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade. Lembremos sempre desse grande erro!


  Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome;
livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.
    -- Salmos 79:9

OBS: Não se pode justificar tal evento 11/09 como uma coisa simplesmente por impenitência e injustiça, pois a soberania de Deus vai muito além da compreensão humana. Ora, não foi Jó, o justo, o qual sofreu um grande atentado? De forma alguma quero afirmar que o EUA sofreram tal atentado por conta de determinados pecados, mas é preciso reavaliarmos a nação que se é e a enchergar as coisas em um nível de compreensão maior, uma espiritualidade mais profunda.


A paz de Jah,
Jorge Tonnera Jr.

3 comentários:

  1. A paz de Jah? Quem e esse? Nao seria a paz de Deus?

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Jorge: Seu texto foi muito oportuno! A citacao de Sodoma esta em Ezequuel 16.49 e 50. Realmente tem a ver. Mas acontece conosco tambem. Veja em nosso redor as coisas nao boas que acontecem. Por isso, devemos estar antenados e glorificar somente ao Senhor!
    Romanos 14.11: "Porque esta escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo o joelho se dobrara diante de mim, e toda lingua confessara a Deus."
    Que Deus te abencoe!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...