terça-feira, 11 de outubro de 2011

Discurso proferido por Wangari Muta Maathai pelo Prêmio Nobel da Paz, 2004.

Em homenagem a vida de Wangari Muta Maathai, que veio a falecer nesse mês, e para que todos se lembrem da importância dela, coloco aqui o seu discurso em cerimônia de premiação por ter recebido o prêmio Nobel da Paz, de 2004.

Bem aventurados os pacificadores!

Jorge


Da Conferencia do Nobel proferida pela laureada pelo Premio Nobel da Paz, 2004Oslo, 10 de  Dezembro de 2004

Vossas majestades
Vossas Altezas Reais
Honoraveis Membros do Comite Nobel Noruegues.
Excelencias
Senhoras e Senhores


Encontro-me diante de voces e do mundo aceitando modestamente este reconhecimento e elevada pela honra de ser a Laureada pelo Premio Nobel da Paz de 2004.
Sendo a primeira mulher Africana a receber este premio, eu o aceito em nome do povo do Kenia e da Africa e com certeza, do mundo. Sou especialmente conscia a respeito das mulheres e meninas. Espero que isso as encorajem a elevar suas vozes e a ocuparem mais espacos nas liderancas. Sei que a honra tambem atribui um sentido de orgulho profundo a nossos homens, tanto aos idosos quanto aos jovens. Como mae, reconheco a inspiracao que esse fato proporciona a juventude e os incita a irem em busca de seus sonhos.
Embora eu tenha recebido este premio, ele reconhece o trabalho de incontaveis individuos e grupos pelo mundo afora. Eles trabalham em silencio e frequentemente sem reconhecimento, protegendo o meio ambiente, promovendo a democracia, defendendo direitos humanos e assegurando igualdade entre homens e mulheres. Dessa forma eles plantam as sementes da paz. Eu sei que eles hoje tambem estao orgulhosos. A todos que se sintam representados por este premio eu digo que o usem para adiantar suas missoes e satisfacam as grandes expectativas que o mundo nos impora.
Esta honra tambem se estende a minha familia, amigos, parceiros e patrocinadores do mundo inteiro. Todos ajudaram a dar forma a visao e a sustentar nosso trabalho que frequentemente foi realizado sob condicoes hostis. Tambem sou grata ao povo do Kenia que persistentemente permaneceu esperancoso para que a democracia pudesse ser realizada e seu meio ambiente pudesse ser gerido sustentavelmente. Por causa desse apoio eu estou hoje aqui para receber esta grande honra.
Sou imensamente privilegiada em juntar-me a meus compatriotas Africanos Laureados pelo Nobel da Paz, Presidente Nelson Mandela e F.W. de Klerk, Arcebispo Desmond Tutu, o finado chefe Albert Luthuli, o finado Anwar el-Sadat e o Secretario Geral das Nacoes Unidas, Kofi Anan.
Sei que o povo Africano o­nde quer que esteja e encorajado por esta noticia. Meus concidadaos Africanos ao aceitarmos este reconhecimento vamos usa-lo para intensificar nosso compromisso com nosso povo, reduzir conflitos e pobreza e dessa forma melhorar sua qualidade de vida. Vamos apoiar um governo democratico, proteger os direitos humanos e nosso meio-ambiente. Tenho certeza que nos atingiremos nossos propositos. Sempre acreditei que as solucoes para a maioria de nossos problemas deveriam surgir de nos mesmos.
Para o premio deste ano, O Comite Noruegues do Nobel incluiu o tema crucial de meio-ambiente e sua relacao com a democracia e a Paz perante o mundo. Por sua acao visionaria eu sou profundamente grata. Reconhecer que o desenvolvimento sustentavel a democracia e a Paz sao indivisiveis e uma ideia cujo tempo chegou. Nosso trabalho pelos 30 anos que se passaram sempre apreciou e esteve relacionado com esse ideal.
Minha inspiracao, por uma lado procede de minhas experiencias e observacoes da natureza Na area rural do Kenia. Foi influenciada e nutrida pela educacao formal pela qual fui privilegiada em receber no Kenia, nos Estados Unidos e na Alemanha. Enquanto crescia, fui testemunha de desaparecimentos de florestas substituidas por plantacoes comerciais, que destruiam a biodiversidade local e a capacidade das florestas em conservarem agua.
Excelencias, senhoras e senhores,
Em 1977, quando nos iniciamos o movimento chamado Green Belt, eu estava parcialmente respondendo a necessidades identificadas pelas mulheres do campo, como lenha combustivel, agua potavel, dietas equilibradas, abrigo e renda.
Por toda a Africa, as mulheres sao as responsaveis principais, que ficam a cargo de atividades significativas como cultivar a terra e alimentar a familia. Como resultado, sao as primeiras a perceberem os danos causados ao ambiente ao mesmo tempo em que escasseiam os recursos para sustentar suas familias.
As mulheres com as quais trabalhamos informaram-nos que ja nao e mais como no passado, agora se encontram incapazes de satisfazer suas necessidades basicas. Isso por causa da degradacao do seu meio ambiente imediato, bem como a introducao de fazendas voltadas para a producao industrial que substituiu o cultivo de colheita para o consumo familiar. Mas o comercio internacional controlava o preco das exportacoes desses pequenos fazendeiros e uma renda razoavel e justa nao podia ser garantida. Eu pude compreender que quando o meio ambiente e destruido, saqueado ou mal administrado, determinamos nossa qualidade de vida e das geracoes futuras.  
Plantar arvores tornou-se uma escolha natural ao mencionarmos algumas das necessidades basicas iniciais identificadas pelas mulheres. E tambem, a plantacao de arvores e algo simples, realizavel e garante resultados rapidos e certos dentro de um tempo razoavel. Isto sustenta o interesse e o compromisso.
Assim, juntas, plantamos mais de 30 milhoes de arvores que fornecem combustivel, alimento, abrigo e renda para sustentar a educacao de suas criancas e as necessidades domesticas. A atividade tambem cria empregos e melhora o solo e as vertentes. Atraves de seu envolvimento as mulheres adquirem alguns graus de poder sobre suas vidas, especialmente sua posicao social e economica e relevancia na familia. Este trabalho prossegue.
Inicialmente o trabalho era dificil porque historicamente nosso povo havia sido persuadido a acreditar que sendo pobres nao tinham capital nem conhecimento e habilidades para enfrentar seus desafios. Ao contrario, sao condicionados a acreditar que as solucoes para seus problemas devem vir do 'exterior'. Alem do mais, as mulheres nao faziam ideia de que a satisfacao de  suas necessidades depende de seu meio ambiente ser saudavel e bem administrado. Tambem nao percebiam que um meio-ambiente degradado origina uma luta por recursos escassos e pode culminar em pobreza e mesmo conflito. Eles tambem nao estavam inteirados a respeito das injusticas dos acordos economicos internacionais.
Objetivando ajudar as comunidades a compreenderem essas relacoes, desenvolvemos um programa de educacao do cidadao, durante o qual as pessoas identificam seus problemas, as causas e as possiveis solucoes. Entao, eles fazem a relacao entre suas proprias acoes pessoais e os problemas que enfrentam no ambiente e na sociedade. Aprendem que nosso mundo confronta-se com uma ladainha de magoas: corrupcao, violencia contra as mulheres e as criancas, rompimento e dissolucao das familias e desintegracao das culturas e comunidades. Eles tambem identificam o abuso de drogas e de substancias quimicas, especialmente entre os jovens. Tambem existem as doencas devastadoras que estao desafiando as curas ou ocorrendo em proporcoes epidemicas. Em especial sao o HIV/AIDS, malaria e doencas associadas com a desnutricao.
Com relacao ao meio ambiente, eles estao expostos a muitas atividades humanas que estao devastando o meio-ambiente e as sociedades. Isso inclui a destruicao generalizada de ecossistemas, especialmente atraves da devastacao de florestas, instabilidade climatica e contaminacao dos solos e aguas que contribuem para uma pobreza crucial.
Comunidades inteiras tambem chegam a compreender que enquanto e  necessario cobrar responsabilidade do governo, e igualmente importante que nos relacionamentos de uns com os outros eles exemplifiquem os valores das liderancas que eles desejam ver nos seus lideres, ou seja - justica, integridade e confianca.
Embora inicialmente as atividades de plantio de arvores do Movimento Green Belt nao incluisse questoes de democracia e paz, logo tornou-se claro que um gerenciamento responsavel do ambiente era impossivel sem o espaco democratico. Portanto, a arvore tornou-se um simbolo para a luta democratica do Kenia. Os cidadaos estavam mobilizados para desafiar os abusos disseminados do poder, corrupcao e a ma administracao do meio-ambiente. No Parque Uhuru de Nairobi, na Freedom Corner (esquina da Liberdade), como em muitas partes do pais, plantou-se arvores para exigir a liberdade dos prisioneiros da consciencia e a transicao pacifica para a democracia.
Atraves do Movimento Green Belt, milhares de cidadaos comuns foram mobilizados e autorizados a agir e efetuar mudancas. Aprenderam a superar o medo e a sensacao de desamparo e passaram a defender seus direitos democraticos.
Em tempo, a arvore tambem tornou-se um simbolo para a paz e a resolucao de conflitos, especialmente durante os conflitos etnicos no Kenia quando o Movimento Green Belt usou arvores da paz para reconciliar comunidades em disputa. Durante o processo da re-escrita da Constituicao do Kenia, arvores da paz semelhantes foram plantadas em muitas partes do pais para promover uma cultura da paz. Usar arvores como simbolo da paz esta de acordo com uma tradicao conhecida da Africa. Por exemplo, os mais velhos entre os Kikuyu carregavam um cajado feito da arvore Thigi que quando colocado entre dois grupos em disputa, acabava com a briga e procurava a reconciliacao. Muitas comunidades da Africa possuem essas tradicoes.
Essas praticas sao parte de uma heranca cultural extensiva que tanto contribui para a conservacao dos habitats, quanto para a cultura da paz. Com a destruicao dessas culturas e com a introducao de novos valores, a biodiversidade local nao e mais valorizada ou protegida e como resultado e rapidamente degradada e desaparece. Por esta razao, o Movimento Green Belt explora o conceito de biodiversidade cultural, especialmente com respeito a sementes indigenas e plantas medicinais.
Enquanto compreendemos progressivamente as causas da degradacao ambiental, vimos a necessidade de um bom governo. Com certeza o estado do meio-ambiente de qualquer pais e um reflexo do tipo de governo que existe ali, e sem um bom governo nao pode haver paz. Muitos paises que possuem sistemas de governo de ma qualidade, provavelmente tambem terao conflitos e leis inadequadas para a protecao ambiental.
Em 2002, a coragem, capacidade de recuperacao, paciencia e compromisso dos membros do Green Belt, outras organizacoes sociais civis e o publico do Kenia atingiram a culminancia da transicao pacifica para um governo democratico e lancaram a fundacao para uma sociedade mais estavel.
Excelencias, amigos, senhoras e senhores,
Ja se passaram 30 anos desde que iniciamos este trabalho. Atividades que devastam o ambiente e sociedades continuam sem diminuicao. Hoje enfrentamos um desafio que exige mudanca de pensamento, para que a humanidade pare de ameacar seu proprio sistema de sustentacao da vida. Somos chamados para ajudar a Terra a cuidar de seus ferimentos e nesse processo, curar os nossos tambem - na verdade, abracar toda a criacao em sua diversidade, beleza e prodigios. Isso acontecera se virmos a necessidade de revitalizar nosso senso de pertencer a uma familia maior da vida, com a qual dividimos nosso processo evolucionario.
No curso da historia, havera um tempo em que a humanidade sera chamada a elevar-se para um nivel novo de consciencia, alcancar um patamar moral mais alto. Um tempo em que teremos de perder nossos medos e dar esperancas uns aos outros. Esse tempo e agora.
O Comite Noruegues do Premio Nobel tem desafiado o mundo a aumentar a compreensao da paz: nao pode haver paz sem desenvolvimento igualitario: e nao pode haver desenvolvimento sem gerenciamento sustentavel do meio ambiente num espaco democratico e pacifico. A mudanca e uma ideia cujo tempo ja chegou.
A cultura desempenha um papel principal na vida politica, economica e social das comunidades.Certamente a cultura pode ser o elo perdido no desenvolvimento da Africa. A cultura e dinamica e evolui pelo tempo, conscientemente descarta tradicoes retrogradas como a mutilacao genital feminina (MGF) e abraca aspectos que sao positivos e uteis.
Os Africanos, em especial, deveriam redescobrir os aspectos positivos de sua cultura. Ao aceita-los eles dariam a si proprios um senso de propriedade, identidade e autoconfianca.
Senhoras e Senhores,
Tambem existe a necessidade de se galvanizar a sociedade civil e movimentos de base para catalisar a mudanca. Eu conclamo os governos a reconhecer o papel desses movimentos sociais na construcao de uma massa critica de cidadaos responsaveis que ajudem a manter fiscalizacoes e balancos na sociedade. Por sua parte, a sociedade civil devera abracar nao somente seus direitos, mas tambem suas responsabilidades.
Mais alem, a industria e as instituicoes globais deverao reconhecer que assegurar a justica economica, a equidade e a integridade ecologica possuem mais valor que lucros a qualquer custo. Os desequilibrios globais extremos e os padroes de consumo que prevalecem continuam as expensas do meio-ambiente e de uma co-existencia pacifica. A escolha e sua.
Eu gostaria de chamar a atencao da juventude para que se comprometessem com atividades que contribuam para a realizacao de seus sonhos a longo-prazo. Eles possuem a energia e a criatividade para moldarem um futuro sustentavel. Eu digo aos jovens, voces sao dadivas para suas comunidades e com certeza, para o mundo. Sao nossa esperanca e nosso futuro.
A abordagem holistica para o desenvolvimento, como exemplificado pelo Movimento Green Belt, poderia ser adotada e reproduzida em mais partes da Africa e mais alem. E por essa razao que eu estabeleci a Fundacao Wangari Maathai para assegurar a continuidade e a expansao dessas atividades. Embora ja se tenha feito um bocado, ainda ha muito para se fazer.
Excelencias, senhoras e senhores,
Ao concluir, faco uma reflexao sobre a experiencia de  minha infancia quando eu visitava um regato proximo de minha casa para apanhar agua para minha mae. Eu bebia agua diretamente do regato. Brincando entre as folhas de araruta eu tentava em vao pegar as fieiras de ovos de sapinhos acreditando que eram contas. Mas toda vez que colocava meus dedinhos embaixo deles eles se rebentavam. Depois eu via milhares de sapinhos de rabo: negros, energeticos e serpenteando atraves da agua cristalina contra o terreno amarronzado. Este foi o mundo que eu herdei de meus pais.
Hoje, mais de 50 anos depois, o regato secou, as mulheres caminham longas distancias para pegar agua, que nem sempre e limpa e as criancas nunca saberao o que perderam. O desafio e restaurar o lar dos sapinhos de rabo e dar de volta a nossas criancas  um mundo de beleza e maravilhas.
                                                       Muito obrigada.


Translated by Araken Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...