domingo, 2 de janeiro de 2011

O Ano Novo e Aceitável

Como diria Drummond de Andrade, "para ter um ano pra se chamar de novo, tem de 
fazê-lo novo". 


A Bíblia no Antigo Testamento fala de um ano chamado de Aceitável.
O Ano aceitável aparece primeiramente na Lei(Toráh) como uma ordenança de que a cada cinquenta anos, no ano seguinte ao término de 7 anos sabáticos, esse ano seria uma ano de descanso para a terra, o ano do jubileu, com o cancelamento de dívidas e devolução de terras e a liberdade de pessoas escravas por terem se tornado devedores.(Lv 25.10-12)
Vários anos depois o profeta Isaías anunciou uma mensagem incrível:  “O Espírito do Senhor está sobre mim; porque me ungiu para pregar boas novas aos que sofrem, e me enviou para restaurar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. A proclamar o ano aceitável do Senhor...” (ISAÍAS 61.1 – 3 )
Cerca de 700 anos depois Jesus lê o escrito de Isaías em uma sinagoga e ao final dele afirma: "Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos”. (Lucas 4:15-20)


Jesus Cristo, o Filho de Deus veio trazer o Ano aceitável do Senhor. Veio tornar o homem aceitável ao Senhor. 

Embora Jesus torne o homem aceitável a Deus, o Senhor não é aceitável aos homens, pois apesar de Deus dar a condição una do homem ser aceito, nem todos os homens o aceitam. Muitos não o aceitam, pois preferem viver uma forma de sobrevida medíocre, outros são como uma espécie de "fãs" de Deus, e não passam disso, não se converteram, ou seja, não mudaram a vida delas a partir da de Jesus  no que se 
refere ao que praticam, "não pegaram sua cruz". (Mateus 16:24)
O Ano aceitável é o tempo/período em que vivemos e temos a oportunidade de aceitar o Senhor Jesus como Único e suficiente Senhor e Salvador. Ano aceitável do Senhor: é a Época da Graça, e graça significa favor não merecido.
Jesus trouxe e apregoou o ano Aceitável do Senhor, o jubileu da Terra.  
Deus em Jesus reconcilia o mundo cancelando as nossas dívidas e nos dando descanso ao ser a nossa liberdade. O penhor disso foi o próprio Jesus, pois este pagaria todas as dívidas através do seu amor. Ele é aquele que nos liberta e permite que sejamos aceitos por Deus.  


E uma promessa não pode ficar de fora dos pensamentos daqueles que contam os anos e foram libertos. Que é essa: "Eu estarei convosco até o fim dos dias". (Mateus 28:20). Não importa quantos anos se passarem, não importa o que há de se passar neste e em qualquer outro ano, o Senhor é conosco!



Desejo a todos não um ano novo, mas uma Novidade de Vida.
O ano, não tenham dúvidas que será novo, pois um dia jamais é igual a outro, quanto mais os anos. No entanto novidade de vida é uma expressão de viver uma nova vida, mais precisamente o viver em Cristo Jesus.

Poucos são os que conseguem, pois estreito é o caminho (Mateus 7:14), como disse o 
Mestre dos mestres, Jesus Cristo, que veio trazer o Ano aceitável.
E assim como todos morrem em Adão, diz São Paulo, do mesmo modo todos ressuscitam em Cristo, o Novo Adão (1 Cor 15, 20-21; Rm 5, 17-19).


\para aqueles que se converteram a Cristo Jesus,
Feliz Ano Aceitável!


A eternidade cochila dentro de nós
e pensando nisso, tô com sono. Boa noite!


Jorge Tonnera Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...