sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chega um tempo...

Eclesiastes é um dos livros da Bíblia.
Eclesiastes ou Cohelet (no original hebraico) significa "Pregador". A palavra do "Pregador", ao mesmo tempo que é direta, é também questionadora, e é emblemática, sobretudo ao dizer logo nos primeiros versos que "Vaidade de vaidade, Tudo é vaidade".(Eclesiastes 1:2) Num primeiro momento esse livro presente no Antigo Testamento da Bíblia pode parecer um pouco negativista, mas uma leitura aprofundada nos leva a um mergulho, uma experiência filosófica fascinante. É a retrospectiva de um homem que tudo teve e tudo pode experimentar. Primeiro porque Eclesiastes possivelmente se refere à vida de Salomão (Rei de Israel), que usufruiu da sabedoria e conhecimento dado por Deus, mas que percorreu a maior parte da vida numa vida não muito proveitosa por ter se distanciado de preceitos do Deus único.

Ao dizer sobre vaidade ele fala sobre a falta de sentido nas coisas às vezes tratadas como proveitosas: prazeres como trabalho, beber, comer, realizações pessoais, conhecimento, sexo, dinheiro, e por isso mesmo exemplica como "correr atrás do vento". O texto toca em todos os temas que povoam a mente humana, mas que todas estas coisas quando longe de Deus perdem sentido de ser, ou seja, passam a ser vaidade, correr atrás do vento.

Ele vai falar que há tempo pra tudo, vai discorrer sobre a natureza, nossa semelhança com os demais seres vivos, inclusive nossa fugaz existência em relação a entropia. O pregador, ao questionar o caminho para realizar a vida e a felicidade, desmonta as ilusões que muitas pessoas têm em relação ao que a sociedade pode apresentar como ideal (riqueza, poder, ciência, prazeres, status social, trabalho etc). Ele diz em témino que “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”(Eclesiastes 12:13). A realização da vida é estar com Deus, devolvendo a Deus a realidade de ser Deus, ou seja, o que for que fizeres tudo tem seu lugar em Deus, seja trabalho ou sexo, só há sentido em Deus, o momento presente se torna experiência da eternidade. Assim as coisas que fazemos tem sentido se estivermos existindo em Deus; é viver a partir de Deus, e que na verdade não devemos por os anseios humanos, atividades e as realizações, os nossos planos ou quaisquer coisas que sejam, na frente de Deus. Não há nada que o mundo possa oferecer de proveitoso sem Deus. Por isso Eclesiastes fala do cuidado para não se perder pelo caminho de um sonho de viver melhor e aproveitar a vida. Por isso a Salvação é implícita no texto, sendo o salvador o Deus que tudo sustenta e dá sentido a tudo. Ele é O Alvo Verdadeiro. É possível até que Eclesiastes seja um livro preparando o povo/leitor para entender as "bem-aventurados" de Jesus Cristo.

É uma experiência fantástica, sobretudo nesse início de ano, em que muitas coisas nos motivam a traçar planos, muitas vezes motivados a coisas que não valem a pena, ou que até escolhemos bem, mas quando desprovido do real sentido de todas as coisas não passam de vaidade.

Fazer a leitura desse texto é uma forma de me obrigar a confrontar-me com ele e assim confrontar-me com minha própria vida. O Eclesiastes nos permite destruir e construir. Ele destrói falsas concepções arraigadas a respeito de Deus e da vida de uma forma geral nos permitindo construir uma nova concepção.
Bom, há muitas coisas do que se falar de Eclesiastes, mas friso aqui os aspectos que considero mais importantes na minha experiência que tive com Deus neste livro. Eclesiastes não se esgota aqui, mas o aspecto da experiência do viver é o que gostaria de deixar.

Esse post eu pensei em colocar aqui após ler a letra de uma música de uma das minhas bandas preferidas, o v Spy v Spy, como o já citado aqui neste blog em outra ocasião.

A música "Comes a Time" é uma balada surf que prende e faz você viajar e relaxar. A letra me lembrou muito sobre Eclesiastes. Não sei se o autor se inspirou no livro Bíblico, até porque em um verso da música é cantado a frase "Toda a criação está gemendo", que por sinal se encontra na Bíblia.

Comes a Time (Chega um momento)
V.Spy V.Spy

Chega um momento
Em que as bebidas não funcionam
Chega um momento
Quando você não quer trabalhar

Emoções perdidas
Amontoam como torrões de terra
Bem, eu vejo que você está procurando
E esse caminho não funciona

Chega um momento
Quando as bebidas não funcionam
Chega um momento em que você não quer trabalhar
E sua vida é como um vapor
Ou uma nuvem de fumo

Chega um momento em que você quer saber a verdade
Rios que correm
Por milhões de anos
Sem consolo, em um mundo de medo

Portanto, estigo-os a pensar
Porque há ali eternidades
Toda a criação está gemendo
Porque o fim parece tão perto!

Chega um momento
Quando as bebidas não funcionam
Chega um momento
Quando você se sente como um idiota
E sua vida é como um vapor
Ou uma nuvem de fumo

Chega um momento, quando você quiser saber a verdade
Crianças estão chorando
E há medos desconhecidos
Emoções perdidas em mil lágrimas

Filosofias que crescem
E seus frutos estão lá também
Chega um momento
Quando você quer saber a verdade

Tradução: Pelizzon
http://www.vagalume.com.br


Assista "Comes a Time" do v Spy v Spy, música do álbum Fóssil.




OBS.: NÃO CONFUNDA O ECLESIASTES, QUE É UM LIVRO COMUM À BÍBLIA PROTESTANTE (EVANGÉLICA) E À CATÓLICA COM O ECLESIASTICO, QUE É UM LIVRO QUE SÓ SE ENCONTRA NA BÍBLIA CATÓLICA. ECLESIÁSTICO É UM LIVRO APÓCRIFO, POR ISSO NÓS PROTESTANTES NÃO RECONHECEMOS COMO PARTE DO CÂNON DA BÍBLIA. jÁ O ECLESIASTES É UM LIVRO RECONHECIDAMENTE BÍBLICO POR CRISTÃOS E JUDEUS EM GERAL.


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...