domingo, 30 de janeiro de 2011

Me acorde...os santos estão chegando...um dia bonito...

Nos últimos posts falei de perseguição e também do desastre da região serrana. Este de agora tem tudo a ver com os posts anteriores, inclusive com toda a mobilização de pessoas que de diversas formas prestaram apoio, se compadeceram e se doaram. Dêem uma olhada nos dois clipes, o último com a tradução das músicas.


 Em 2006, foi gravado pelo U2 em parceria com o Green Day uma cover da canção "The Saints are coming", da  banda escocesa The Skids (de 1978), em prol às vítimas do Furacão Katrina, que devastou New Orleans em 2005. A venda do single dessa música teve a renda revertida para a compra de instrumentos para os músicos que perderam seus instrumentos.
Um trecho da música diz assim:
"Uma tristeza que afoga, inunda a mais funda angústia
Já faz tanto tempo
Até que uma mudança climática condene a crença"

"The Saints Are Coming" (Os Santos Estão Chegando)
U2 e Green Day



Na época do desastre do Katrina, mais de mil pessoas morreram na passagem do furacão, e milhares de desabrigados foram alojados no estádio que recebia os jogos do New Orleans Saints, um dos piores times da NFL naquela ocasião.

Depois que a cidade foi se recompondo o estádio Louisiana Superdome, que abrigou as vítimas do desastre do Katrina, recebeu um show de U2 e Green Day, que, juntos, cantaram suas músicas mais a cover do Skids, cena memorável, as duas bandas tocando ao mesmo tempo, no estádio do New Orleans Saints. A sequência das músicas é muito interessante, e eu pensei nisso e vejo como 3 momentos a respeito da vida:
Primeiro vem "Wake me up when September ends" (do Green Day) como uma tentativa de lidar e se encontrar diante da perda, da confusão do mundo; depois entra a música "The Saints are coming" (dos Skids) como um momento pós desastre, quando retoma-se a vida na batalha do dia a dia lidando com a esperança e a confusão do presente junto da tentativa de entender e sair dessa; e por último embalam "Beautiful day" (do U2), como uma nova perspectiva de vida, a esperança que se concretizou ao ver um novo dia...


 "Wake me up when September ends", "The Saints are Coming", e "Beautiful Day"  
U2 e green Day



Por curiosidade, quando da reinauguração do estádio, o time da casa, os Saints, venceram por 23 a 3 contra o Atlanta Falcons. Os inexpressíveis Saints viraram um dos grandes da NFL.


 Que o Deus dos refugiados e dos sem lugar nos abençoe.
amém

Jorge

sábado, 29 de janeiro de 2011

O crime de ser cristão

 Em determinados países e territórios ser cristão significa ser expulso de casa, perder emprego e ser deserdado, crianças que acreditam em Jesus muitas, por causa disso, não têm amigos. Outras, por esse mesmo motivo, foram separadas de suas famílias. Outras crianças acabam órfãs por conta dos pais terem sido mortos por serem cristãos. Mulheres ficam sem seus maridos e passam por necessidades e sofrem a espera de notícias. Para se ter idéia, a Coréia do Norte, o país que mais persegue cristãos, chega até a enviar pessoas para campos de concentração se por acaso, por exemplo os peguem falando de Jesus Cristo.

Talvez você esteja se perguntando por que a mídia não divulga isso...
Logo abaixo há um testemunho que acho muito emblemático e mostra o que estou falando.
O testemunho foi extraído do site "Portas Abertas", grupo que presta apoio a cristãos perseguidos ao redor do mundo. Tradução: Cláudia Veloso 

+
Abdullahi Solomon Ahi: de perseguidor a adorador de Cristo
           
     NIGÉRIA (27º) - Eu odiava os cristãos. Eu era um imã em uma mesquita no norte do estado de Kano, na Nigéria. Minha tarefa era chamar as pessoas para a oração pelo alto-falante. O norte da Nigéria é de maioria muçulmana e tem seguido parcialmente as leis islâmicas nas últimas décadas. Em 2000, vinte estados adotaram a "sharia" para resolver delitos criminosos, o que significa sentenças muito duras - por exemplo, cortar a mão de alguém acusado de roubo e apedrejar os acusados de adultério.

Eu era um muçulmano muito, muito dedicado. Nós odiávamos os cristãos e queríamos nos livrar deles. Se eu matasse um cristão, isso ajudaria a "jihad". Uma vez eu queimei uma igreja. Eu batia em crianças cristãs com um bastão.

Um dia um cristão me fez ouvir uma pregação na língua hausa [1]. Eu destruí a fita com meu bastão. Depois disso, peguei meu facão e tentei matá-lo.

Eu decidi levar meu gado para destruir a fazenda de um cristão. Mas naquela noite, Jesus veio até mim em um sonho. Eu vi uma luz branca. Jesus falou comigo e disse, "Se você não parar, você irá morrer." Eu fiquei com muito medo. Na manhã seguinte eu ainda queria ir à fazenda do cristão para destruí-la. Mas quando cheguei naquela fazenda, meus olhos começaram a girar. Eu caí e tive convulsões. Minha família me encontrou e me levou para casa.

Médicos feiticeiros disseram que espíritos malignos causaram as convulsões. Mas naquela noite eu tive outro sonho. No sonho eu vi novamente a luz. O medo estava nos meus olhos. Então algo veio ao meu coração e disse: "Levante-se, vá até o pastor, e peça a ele para orar por você, e você ficará bem. Se você não for, você irá morrer."

Eu acordei e estava bem. Deus me disse para ir até o pastor Timothy Yawa - o mesmo pastor cuja igreja eu havia queimado. Então eu fui à igreja na cidade. Era uma hora da manhã e eu bati à porta do pastor. Quando ele me viu, ficou amedrontado. Ele pensou que eu queria matá-lo. Ele tinha ouvido falar de mim. Sua mulher também estava com medo.

Mas o Espírito Santo falou com a esposa do pastor. "Ore por ele, porque ele veio para receber oração," disse ela. "Deixe-o entrar." Ela me convidou para entrar em sua casa. O pastor começou a orar por mim. Meus olhos ficaram muito pesados. Eu caí em um sono profundo.

Ezequiel 36.26 diz: "Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne". Isso foi o que Deus fez por mim. Enquanto eu estava dormindo, Deus pôs um forte coração de carne no lugar do meu velho coração de pedra. Quando acordei, eu comecei a chorar. "Desculpe-me" eu disse ao pastor, chorando. "Deus me mostrou que sou uma pessoa suja. O Senhor me mostrou que as coisas que fiz durante muitos anos não eram boas. Desculpe-me." E eu implorei que o pastor me perdoasse. "Deus mostrou-me coisas boas. Jesus disse: 'Venha para mim'. Ele retirou meu coração mau. Eu fiz muitas coisas ruins. Agora eu entendo o que eu fazia. Eu lutava porque estava aborrecido".

O pastor Timothy disse: "Não se preocupe. Hoje você foi liberto. Aceite Jesus como seu salvador." Então eu aceitei Jesus. Isto aconteceu em 4 de janeiro de 1992.

Eu voltei para casa. Meus pais pensaram que deveriam me levar a um médico. Mas meu corpo parou de tremer. Então meus pais acharam que eu iria voltar a chamar as pessoas para a oração na mesquita. Mas eu não fui naquele dia.

"Por que você não foi chamar as pessoas para oração na mesquita?", perguntou meu pai. Eu contei a eles que eu, naquele dia, havia me tornado cristão. Meu pai afirmou: "Ele está com problemas mentais." Minha mulher disse que não queria ser mais minha mulher. Meu pai falou que não queria me ver novamente e tentou me matar. Esta foi a última vez que vi minha mulher e meus dois filhos. Eu nunca voltei.

Os muçulmanos queriam me matar. Eu fugi para o mato. Muitos muçulmanos da cidade me seguiram até o mato me procurando. Eu sabia que seria morto. Então finalmente eu parei de correr e cobri meus olhos. Eu não queira vê-los me matar. Quando abri meus olhos eles estavam longe de mim. Deus operou um milagre e me salvou deles. Eles passaram longe de mim!

Eu não fiz nada ilegal, mas meu pai me denunciou à polícia. Ele os subornou para que me perseguissem. Eles me encontraram e me prenderam. Fiquei sob custódia por uma semana quando souberam onde eu estava. Os cristãos oraram e então deram dinheiro para a polícia me soltar.

Eu encontrei o pastor Timothy, que me levou à igreja. Os cristãos me levaram para Jos onde recebi cuidados. Eles me ensinaram a ler e escrever. O Senhor me chamou para ser missionário entre o povo fulani. Eu estudei a Bíblia na escola por cinco anos. Casei-me com uma mulher cristã e moro em Ilorin. Nós temos duas filhas.

Faz aproximadamente 14 anos que deixei minha vila em Kano. Tenho 35 anos agora. Eu não olhei para trás, para meu gado, meus pais ou minha casa. Eu tenho uma casa no céu com o Senhor. Eu só conheço a Jesus. Foi Ele que me chamou. Ele cuida de mim.

Hoje sou um missionário entre os fulani. Deus quer que eu pregue nos campos dos fulani, que eu vá para a mata e ensine aos adultos e crianças a Palavra de Deus, dizendo a eles o quanto Jesus os ama. Eu também compartilho o evangelho com imãs como eu era. Muitos foram receptivos. Eu digo a eles que fui muçulmano como eles. Eu explico que Jesus é o Salvador. Eu oro ao Senhor para Ele continue me dando condições para pregar o Evangelho.

________________________________________
[1] Hausa é a principal lingual do norte da Nigéria.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como se matam santos

"Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (Lucas 11.49).

Apóstolo é uma palavra que significa "enviado". Inicialmente Jesus Cristo escolheu doze apóstolos, mas após Judas trair Jesus e depois de Jesus morrer passa a ser parte do grupo apostólico um discípulo chamado Matias, e extraordinariamente o Paulo de Tarso, 14º apóstolo (apóstolo dos gentios), que não foi testemunha ocular de Jesus Cristo, e antes fora perseguidor dos dicípulos, mas conheceu Jesus pessoalmente através de
um chamado enquanto ia perseguindo uns cristãos e Jesus ressurreto em visão perguntou por que Paulo o perseguia. Além dos apóstolos, cerca de 70 discípulos foram testemunhas da boa nova daquele que os chamou e se dedicaram a ser testemunhas para o mundo.
A intenção desse trabalho, diferentemente das religiões em sua maioria,  tinha o objetivo de alcançar as pessoas de todos os lugares e confins da terra levando o amor de Cristo. Incumbidos disso, portando a mensagem da salvação em Cristo Jesus, estas pessoas começaram a sofrer perseguições. Há cerca de dois milênios os cristãos são perseguidos. E essa perseguição tem se intensificado.
Apesar do Novo Testamento só registrar a morte de um dos apóstolos: Tiago, filho de Zebedeu (Atos 12:2), foi do próprio Jesus a confirmação maior de que os apóstolos morreriam assassinados por seguirem o seu Senhor e Cristo. A história testifica até hoje pelas vidas daqueles que fazem parte da igreja como ser cristão pode ser um crime perante a realidade do mundo.
Talvez a forma como eles morreram assassinados ou onde e quando, não seja 100% confiável por não estar na Bíblia, mas o fato é que sem dúvida, haja visto o que Jesus previu quanto aqueles apóstolos, à exceção de João todos eles seriam mortos por perseguição. 
Segundo a tradição, Pedro morreu em Roma,por volta de 64 d.C., durante a perseguição aos cristãos difundida pelo imperador Nero. Fala-se que foi crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero, segundo conta-se a posição da crucificação (cabeça para baixo) foi o próprio Pedro que pediu, "por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor". O apóstolo Paulo pregou o evangelho principalmente aos não-judeus. Foi perseguido açoitado várias vezes, apedrejado, feito prisioneiro em Roma, e acusado de crimes de falta de lealdade a Roma foi decapitado. André teria chegado a região identificada por Cítia (hoje países que compuseram a ex-União Soviética), pregou na Ásia Menor (hoje Turquia) e Grécia, onde foi crucificado em uma cruz em forma de "x". Tiago, filho de Alfeu passou pela Síria e teria sido apedrejado. Filipe teria vivido em Cartago (Norte da África), e na Ásia Menor, dizem que teria morrido crucificado, embora alguns dizem que foi preso e torturado pelo pro-cônsul, o qual a esposa se converteu a Jesus. Mateus passou por Pérsia (hoje Irã) e Etiópia. Dizem que ele foi apunhalado. Judas Tadeu a tradição diz que pregou na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (região do hoje Iraque) e na Pérsia. Conta-se que este foi assassinado a machadadas pelas autoridades persas e pela multidão instigada por sacerdotes zoroastristas juntamente com Simão, o Zelote.
Bartolomeu conta-se teria ido à Índia, Armênia, Etiópia e ao sul da Arábia tendo sido esfolado vivo e decapitado pelo governador de Albanópolis, atual Derbent.
Matias teria sido morto na fogueira. Foi para a Síria. 
Algumas figuras importantes que não foram apóstolos também perderam suas vidas por amor a Cristo. Barnabé foi apedrejado e conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia. Marcos, morreu sendo arrastado pela ruas de Alexandria. Não podemos esquecer é claro de Estevão, o discipulo que foi o primeiro Mártir da igreja, o qual foi morto à pedradas.
Além destes, muitos discípulos morreram por serem cristãos.
Dentre o grupo dos apóstolos João foi o único que não morreu assassinado. No entanto passou por perseguição e sofrimento por ser cristão. Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, foi exilado na Ilha de Pátmos. Conta-se que tentaram matar João cozido em um recipiente enorme de óleo, no entanto, foi milagrosamente livrado da morte.

Todos eles encararam a falta de amor, o grande motivo das suas mortes e perseguições. Apesar de tudo isso só o amor é capaz de mover e fazer existir até os dias de hoje  algo chamado igreja, cujo sentido é a comunhão no amor, naquele que foi crucificado e revelou o amor (o verdadeiro amor plenamente) para que vivamos em plena vida a abundância do ser filhos de Deus.

É impressionate como os apóstolos foram tão longe e muitas pessoas reconheceram Jesus como salvador. Encararam reis e imperadores, sacerdotes e vespeiros religiosos, levaram as pessoas a tomarem conhecimento do que elas são, levando os cativos à liberdade existencial e emocional.

O fato é que não é tão importante saber como morreram, mas sim o "por que morreram", "por quem morreram" e "para que". A vida desses homens nos permite dizer que de fato Jesus ressuscitou, pois se assim não fosse, entre vários apóstolos pelo menos 1 deles teria ido embora para casa e voltar a viver sua vida como sempre fez, sem necessidade de morrer por algo que não aconteceu ou não tinham realmente certeza se aconteceu. Também há quem questione o seguinte: "essas pessoas fizeram tanto por Cristo e receberam este tipo de recompensa?". Mas a resposta é NÃO, pois a morte não foi o pagamento por tudo o que fizeram em favor de Deus e nem foi o fim real da vida deles. Eles morreram por conta dos injustos e assim mostrando a estes que os mataram e ao mundo o quanto vale viver e padecer por Cristo e mostrar que o amor de Jesus é tão grande que vale isso. Eles não morreram porque roubaram, ou porque mataram ou por qualquer outra imoralidade, mas porque amaram aquele que odeia toda forma de opressão, o roubo, o assassinato e toda imoralidade.  A vida pode parecer injusta e talvez seja, mas injusta mesmo seria se não pudessemos amar.

sábado, 22 de janeiro de 2011

vídeo Sonny Sandoval do P.O.D. : Pedro e a "decisão Jesus"

Boa noite!  Gostaria de compartilhar uma reflexão com todos vocês.
Uma meditação do Sonny do P.O.D. a respeito de Pedro e a "decisão Jesus" frente a sua negação.
É emocionante realmente. Jesus foi claro com Pedro dizendo que ele (Pedro) ia morrer por seguir Jesus. E Jesus diz em seguida: "Siga-me".

Quando o cara mais forte é confrontado por Jesus, quando o mais forte se defronta com Jesus, toda muralha humana se quebra, mesmo que esse cara continue a negar a Jesus, toda barreira emocional não consegue suportar a sublime presença do Mestre e sua coersão desafiadora, nem o psicólogo mais centrado é capaz de aguentar ser defrontado por Jesus, quando de fato há um encontro com Ele. Jesus é capaz de nos levar até o mais íntimo do nosso ser. Ele sempre deixava uma reação nas pessoas. Algumas pessoas sentem repulsa dele; outras sentem a esperança e o sentimento de que a vida pode ser maior, o amor Nele é capaz de vencer o mundo, e há algo maior que esse mundo. Num mundo onde os mais fortes ditam as regras, viver por amor pode ser morrer, mas a medida que aqueles que morrem por amor vão embora desse mundo deixam um mundo transformado. E o mundo não é mais o mesmo. De forma que as regras ditadas pelos cínicos da opressão não são a última palavra. A "decisão Jesus" só nos deixa com duas opções:
Viva o negando ou morra o seguindo.

"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á". (Mt 16:25) 




Paz de Cristo!
Até o próximo post se Jesus não voltar antes...
Jorge

!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Martin Luther King e Racismo Ambiental


 Esta semana o Reverendo Dr. Martin luther King Jr completaria 82 anos.
Gosto das fotos dele, pois é como se estivesse distante e ao mesmo tempo perto, como se estivesse olhando para o futuro realmente, mas dentro do presente. Seu discurso mais
famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho". Viveu a realidade desde cedo
do que é ser excluído e oprimido. Soube o que é não ter direito ou ter menos direitos do que outros que por alguma autoridade autoatribuída rouba o direito do outro.
Representante verdadeiro do Reino dos céus,  foi um pastor  protestante da igreja batista, que buscou mudar a realidade de um país através de campanha de não violência por meio do amor ao próximo.
Doutorado em filosofia pela Universidade de Boston, a cosmovisão cristã em que todos foram criados iguais por Deus estava sempre presente em seus atos e discursos, pois aquele que opta por Jesus deve ter um grande respeito em relação à integralidade da vida. É como King disse: "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor." Dentre sua militância, 381 dias co-liderou um boicote aos ônibus de Montgomery por conta da segregação racial nos ônibus. Com isso a Suprema Corte amaricana decretou a incostitucionalidade do decreto que exigia segregação racial em ônibus, permitindo negros e brancos usarem o mesmo ônibus com os mesmos direitos.
King participou de várias marchas, algumas das suas lutas objetivavam conseguir o direito ao voto, o fim das discriminações no trabalho e a justiça sócio-econômica, quanto a esse último destaque para a chamada Campanha dos Pobres, que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.
Em 11 anos ( 1957 - 1968 ), viajou por vários lugares, mobilizante e chamando a atenção com seus discursos. Destaque para a mobilização de mais de 200.000 pessoas em marcha pelo fim da segregação racial em Washington. Ocasião em que "Eu Tenho um Sonho" (I have a dream), seu discurso mais famoso foi assistido por milhares de pessoas. Como
resultado dessas manifestações foram criadas a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.
Martin Luther King morreu em 1968, assassinado a tiros, quando em
Memphis por ocasião estava num hotel, onde prestaria apoio para uma marcha em favor da greve de coletores de lixo.

A face do racismo vai sendo desmascarada. Quando a degradação ambiental se torna Racismo, há um racismo ambiental

Da experiência dos movimentos sociais dos negros e minorias dos Estados Unidos por direitos civis, e após alguns casos emblemáticos ligados à contaminação ambiental em locais onde grupos menos favorecidos  residiam, como o caso de 1978 (14 anos após o presidente Lyndon Johnson declarar guerra contra a pobreza), do conjunto
habitacional de classe média baixa junto a um canal aterrado com dejetos químicos em Love Canal (NY), o movimento negro conseguiu com que o US General Accounting Office (GAO), conhecido como "o braço investigativo do Congresso", fizesse uma pesquisa, por intermédio da qual se acabou descobrindo que a distribuição espacial dos depósitos
de resíduos perigosos e indústrias muito poluidoras estavam  relacionadas a distribuição espacial de grupos pobres, ou seja, locais com muitos negros, já que a maioria dos pobres nos EUA é negra, assim sendo uma forma de apartheid.
No entanto o racismo ambiental não apenas tinha como vítimas os negros, mas locais como as zona de ocupação latina do leste de Los Angeles ou mesmo as reservas indígenas, bem como mulheres, ou seja, os pobres de um modo geral, através da poluição nas zonas de moradias, no trabalho ou desestabilização da vida com a implantação de grandes
projetos.
Robert Bullard, um negro, foi considerado pai do movimento de justiça ambiental, a partir do esforço de luta em 1982, no caso de um Aterro de PCB no condado de Warren, população majoritariamente negra na Carolina do Norte.
 Os termos de racismo ambiental e justiça ambiental surgiram dessa oposição. Residentes pediram o auxílio da United Church of Christ ( Igreja Unida de Cristo) através da Comissão para justiça racial. Na liberação do relatório em 1987, o Reverendo Benjamin Chavis, diretor executivo de CRJ, inventou o termo “racismo ambiental” para o fato de
intencionalmente selecionarem comunidades da cor para locais de eliminação dos resíduos e a fábricas poluidoras. A Igreja Unida de Cristo continuou a lutar pela justiça ambiental, e em 2007 liberou um relatório novo referente aos vinte anos da luta.
Nesta história toda vale destacar também a participação do branco Ken Ferruccio, um instrutor de Inglês que tinha King como referência. Ele aplicou o pensamento de Martin Luther King a essa questão, articulou o movimento.
 Centenas de cidadãos marcharam protestando, e mais de 550 pessoas foram presas na que foi a maior exposição de desobediência civil no sul do país desde que o Dr. Martin Luther King, Jr., marchou com milhares de pessoas através do Alabama. 
 Com o apoio de igrejas Ken recebeu um número de bolsas que financiaram a Ecumênica Coligação de Liderança Ambiental, cujo objetivo era incentivar os líderes da igreja a agir em seu compromisso de gestão ambiental, e exortando o Governador Hunt para desintoxicar o aterro de PCB.
A ligação entre questão ambiental e a social foi por anos substimadas, algo que é um erro de compreensão, haja visto que trata-se de uma coisa só. Ainda que hoje também ahja preconceitos quanto a associação, o é de uma forma menos expressa, ficando mais presente aos velhos paradigmas de políticos jurássicos que ainda não foram extintos.
A noção de “justiça e racismo ambiental” exprime uma evolução da consciência e da militância no campo dos direitos civis como uma das brilhantes frases de Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem o barulho dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter ou dos sem-ética. O que me preocupa é o silencio dos bons.”

Eu gostaria de parafrasiar o grande discurso de Martin Luther King "I have a dream" (Eu tenho um sonho):

Eu tenho um sonho...
Eu tenho um sonho que um dia vou ver pessoas compartilhando o mesmo espaço onde sua condição social, sua cor, sexo, etnia ou credo não seja motivo de exclusão.
Eu tenho um sonho que um dia as encostas dos morros não sejam mais ocupadas, e que essas pessoas e seus descendentes, os quais viviam nelas possam morar onde pudessem realmente escolher um lugar seguro.
Eu tenho um sonho que um dia as águas não vão cobrir mais o território, cultura e os direitos de povos em favor de grupos que pedem modernidade e benefícios duvidosos.

"Nós não estaremos satisfeitos até que a justiça corra como água e a retidão como um caudaloso rio." (Martin lutther King)

"...toda realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o universo tanto quanto leis físicas." Martin Luther King


 “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” (Jesus Cristo – Mt 5:9).


jorge tonnera junior

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta - "A criação geme em dores de parto".

Esse ano o meio ambiente e a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas será a temática da CNBB. É sabido que a CNBB atua com influência no governo federal. Esperamos que com isso as questões ambientais ganhem mais importância, pois dessa importância depente todo o desenvolvimento, segurança e bem estar de um país, sobretudo como o nosso que é uma potência ambiental.
Em tempos de desastres a campanha veio num momento importante como algo a se falar, ainda mais que 2010 foi um ano marcado com muitos desastres naturais além dos desastres antrópicos como aquele vazamento de óleo, e 2011 começou com a pior tragédia do RJ. O lema da campanha é "A criação geme em dores de parto", frase que se encontra nas Escrituras Sagradas em Romanos 8. 

"O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta"
.(Fonte: Portal Edições CNBB)

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Se cada um se doar, ao menos um pouquinho, a dor do próximo será menor e demorará menos.


O site G1 disponibilozou uma imensa listagem de pontos de recebimento de donativos para ajuda às vítimas dos desabamentos da região serrana do RJ. Vale dizer que informa que quem é de outros estados também pode contribuir. Pessoalmente eu nunca vi tantos postos de ajuda. Além destes existem outros que estão se mobilizando como igrejas, grupos de pessoas de empresas etc. Graças a Deus.
Veja a listagem:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/saiba-como-ajudar-os-desabrigados-da-chuva-na-regiao-serrana-do-rio.html

Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável, doação de sangue (O HemoRio montou um esquema especial de atendimento. Interessados podem agendar um horário para fazer a doação no telefone 0800 282-0708.), e também foram disponibilizadas Contas para doações em dinheiro.
É importante lembrar também que muitas pessoas deixaram suas casas e os animais ficaram nelas, há também animais feridos e com fome.

Se cada um se doar, ao menos um pouquinho, a dor do próximo será menor e demorará menos.

Mt 25, 31-46
40 "Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!"

Não devemos esquecer que apesar das doações de bens serem importantes, uma outra doação é necessária: a nossa atenção aos investimentos públicos quanto à prevenção e mais cuidado ao meio ambiente. 

vamos orar

Jorge

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TROQUE 01 PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES


Está passando pela internet e talvez você já tenha recebido de alguém uma iniciativa de um professor de física que comparao gasto público com professores e parlamentares, em que um  parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2  milhões por ano. São os parlamentares mais caros do mundo cujo minuto trabalhado custa ao contribuinte  R$11.545.
Claro que não se trata de desmerecer o trabalho de um parlamentar.
Mas o grande abismo que há entre o rico e o pobre tem uma íntima relação com a educação no Brasil. E uma íntima relação com a corrupção. Sabemos que onde o povo possui menos acesso à educação o político que é corrupto consegue usar o povo como instrumento de manobra, cabresto e curral eleitoral.

Fora que como conceber um bom político sem uma boa educação. Embora não seja impossível, é inerente.
                  
                 Diante  dos fatos, o companheiro professor pede que as pessoas divulguem esse slogan:

            'TROQUE  UM PARLAMENTAR POR 344  PROFESSORES'.


  "No  futebol, o Brasil ficou entre os 8 melhores do  mundo e todos estão tristes. 
             Na  educação é o 85º e ninguém  reclama..."


Um povo educado é menos manipulado. A educação é instrumento de emancipação contra o poder opressor de homens.

Torcendo para que essa campanha chegue nas ruas.

Jorge

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chega um tempo...

Eclesiastes é um dos livros da Bíblia.
Eclesiastes ou Cohelet (no original hebraico) significa "Pregador". A palavra do "Pregador", ao mesmo tempo que é direta, é também questionadora, e é emblemática, sobretudo ao dizer logo nos primeiros versos que "Vaidade de vaidade, Tudo é vaidade".(Eclesiastes 1:2) Num primeiro momento esse livro presente no Antigo Testamento da Bíblia pode parecer um pouco negativista, mas uma leitura aprofundada nos leva a um mergulho, uma experiência filosófica fascinante. É a retrospectiva de um homem que tudo teve e tudo pode experimentar. Primeiro porque Eclesiastes possivelmente se refere à vida de Salomão (Rei de Israel), que usufruiu da sabedoria e conhecimento dado por Deus, mas que percorreu a maior parte da vida numa vida não muito proveitosa por ter se distanciado de preceitos do Deus único.

Ao dizer sobre vaidade ele fala sobre a falta de sentido nas coisas às vezes tratadas como proveitosas: prazeres como trabalho, beber, comer, realizações pessoais, conhecimento, sexo, dinheiro, e por isso mesmo exemplica como "correr atrás do vento". O texto toca em todos os temas que povoam a mente humana, mas que todas estas coisas quando longe de Deus perdem sentido de ser, ou seja, passam a ser vaidade, correr atrás do vento.

Ele vai falar que há tempo pra tudo, vai discorrer sobre a natureza, nossa semelhança com os demais seres vivos, inclusive nossa fugaz existência em relação a entropia. O pregador, ao questionar o caminho para realizar a vida e a felicidade, desmonta as ilusões que muitas pessoas têm em relação ao que a sociedade pode apresentar como ideal (riqueza, poder, ciência, prazeres, status social, trabalho etc). Ele diz em témino que “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”(Eclesiastes 12:13). A realização da vida é estar com Deus, devolvendo a Deus a realidade de ser Deus, ou seja, o que for que fizeres tudo tem seu lugar em Deus, seja trabalho ou sexo, só há sentido em Deus, o momento presente se torna experiência da eternidade. Assim as coisas que fazemos tem sentido se estivermos existindo em Deus; é viver a partir de Deus, e que na verdade não devemos por os anseios humanos, atividades e as realizações, os nossos planos ou quaisquer coisas que sejam, na frente de Deus. Não há nada que o mundo possa oferecer de proveitoso sem Deus. Por isso Eclesiastes fala do cuidado para não se perder pelo caminho de um sonho de viver melhor e aproveitar a vida. Por isso a Salvação é implícita no texto, sendo o salvador o Deus que tudo sustenta e dá sentido a tudo. Ele é O Alvo Verdadeiro. É possível até que Eclesiastes seja um livro preparando o povo/leitor para entender as "bem-aventurados" de Jesus Cristo.

É uma experiência fantástica, sobretudo nesse início de ano, em que muitas coisas nos motivam a traçar planos, muitas vezes motivados a coisas que não valem a pena, ou que até escolhemos bem, mas quando desprovido do real sentido de todas as coisas não passam de vaidade.

Fazer a leitura desse texto é uma forma de me obrigar a confrontar-me com ele e assim confrontar-me com minha própria vida. O Eclesiastes nos permite destruir e construir. Ele destrói falsas concepções arraigadas a respeito de Deus e da vida de uma forma geral nos permitindo construir uma nova concepção.
Bom, há muitas coisas do que se falar de Eclesiastes, mas friso aqui os aspectos que considero mais importantes na minha experiência que tive com Deus neste livro. Eclesiastes não se esgota aqui, mas o aspecto da experiência do viver é o que gostaria de deixar.

Esse post eu pensei em colocar aqui após ler a letra de uma música de uma das minhas bandas preferidas, o v Spy v Spy, como o já citado aqui neste blog em outra ocasião.

A música "Comes a Time" é uma balada surf que prende e faz você viajar e relaxar. A letra me lembrou muito sobre Eclesiastes. Não sei se o autor se inspirou no livro Bíblico, até porque em um verso da música é cantado a frase "Toda a criação está gemendo", que por sinal se encontra na Bíblia.

Comes a Time (Chega um momento)
V.Spy V.Spy

Chega um momento
Em que as bebidas não funcionam
Chega um momento
Quando você não quer trabalhar

Emoções perdidas
Amontoam como torrões de terra
Bem, eu vejo que você está procurando
E esse caminho não funciona

Chega um momento
Quando as bebidas não funcionam
Chega um momento em que você não quer trabalhar
E sua vida é como um vapor
Ou uma nuvem de fumo

Chega um momento em que você quer saber a verdade
Rios que correm
Por milhões de anos
Sem consolo, em um mundo de medo

Portanto, estigo-os a pensar
Porque há ali eternidades
Toda a criação está gemendo
Porque o fim parece tão perto!

Chega um momento
Quando as bebidas não funcionam
Chega um momento
Quando você se sente como um idiota
E sua vida é como um vapor
Ou uma nuvem de fumo

Chega um momento, quando você quiser saber a verdade
Crianças estão chorando
E há medos desconhecidos
Emoções perdidas em mil lágrimas

Filosofias que crescem
E seus frutos estão lá também
Chega um momento
Quando você quer saber a verdade

Tradução: Pelizzon
http://www.vagalume.com.br


Assista "Comes a Time" do v Spy v Spy, música do álbum Fóssil.




OBS.: NÃO CONFUNDA O ECLESIASTES, QUE É UM LIVRO COMUM À BÍBLIA PROTESTANTE (EVANGÉLICA) E À CATÓLICA COM O ECLESIASTICO, QUE É UM LIVRO QUE SÓ SE ENCONTRA NA BÍBLIA CATÓLICA. ECLESIÁSTICO É UM LIVRO APÓCRIFO, POR ISSO NÓS PROTESTANTES NÃO RECONHECEMOS COMO PARTE DO CÂNON DA BÍBLIA. jÁ O ECLESIASTES É UM LIVRO RECONHECIDAMENTE BÍBLICO POR CRISTÃOS E JUDEUS EM GERAL.


Abraços

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O lixo, o ano "novo" e a reciclagem

                                 Foto: site O Globo

  7 dias após show gratuito do cantor Roberto Carlos em Copacabana ter deixado 73 toneladas de resíduos, a Operação Réveillon 2010/2011 da COMLURB, retirou 610 toneladas de lixo das praias.

Com a intenção de um ano novo, pessoas foram para a praia mais famosa do Rio e se abraçaram, dançaram, pessoas com seus adereços e balangandãs beberam, comeram, mas... uma boa parte dos resíduos de suas coemmorações ficaram pelos espaços públicos como restos da vida, como o testemunho de um tempo que se foi, pois o chamado lixo, é algo inerente ao tempo, é um curto-circuito na vida, pois é matéria parada, parada no tempo. No entanto, o ano é novo, mas essa expressão da falta de respeito e da teimosia somada a falta de sensibilidade, já não é mais nova. E essa é uma questão de força de hábito, mas também muito de percepção, ou seja, como eu me vejo, como vejo a vida e as pessoas.

Para quem de vez em quando senta-se em uma praça de aliementação de shopping aqui no RJ, e tem um certo olhar atento ao entorno, já deve ter percebido que as pessoas já não mais levam suas bandejas com seus restos (papéis guradanapos, sobras de alimento, copos etc) para a lixeira. Terminam de comer e deixam as coisas em cima da mesa.

AINDA ESTAMOS FALANDO DE ANO NOVO, e os resíduos são componentes de nossa vida contemporânea. Possivelmente nesse ano de 2011 o maior Aterro de Lixo da América Latina, que fica localizado no estado do RJ, "fechará suas portas". Mas mesmo assim a vida tem que continuar, pois não paramos de ejetar resíduos de nossas vidas, principalmente a partir de nossas casas; e a vida tem que continuar inclusive para os catadores de materiais recicláveis do Aterro de J.Gramacho, que lá retiram sua sustentabilidade, ou seja, a capacidade de sustentar suas vidas e a de outras, seja a de suas famílias por intermédio do dinheiro que conseguem com a venda dos resíduos, seja a capacidade de sustentar nossa vida, por meio de manterem a roda dos resíduos funcionando através da desobstrução daquilo que não conseguimos aproveitar sendo transformados em coisas novas, diminuindo assim a pressão em cima dos serviços ecológicos que todos nós dependemos e usamos  e que geralmente não percebemos (questões de efeito estufa, qualidade de ar, de água, conservação de energia, aumento da vida útil do espaço do Aterro, extração de matéria etc).
O lixo é tudo aquilo que não mais tem como ser aproveitado de forma alguma para nada; já os materiais recicláveis são tudo aquilo que pode ser transformados, como bem disse o Catador de Material reciclável, Tião, no "Programa do Jô", para milhares de espectadores, os quais em sua maioria gostam de serem servidos, muitos dos quais são aqueles que deixam os seus resíduos de vida em cima da mesa dos shoppings e não assumem ou não imaginam, por ignorância (e ignorância significa ignorar algo), assim como os que jogaram os resíduos no chão, na praia, ou em outros "cantos" da vida.

Os resíduos, possuem um lado pedagógico muito grande, a respeito da capacidade humana criativa de transformar o passado em presente e manter um possível futuro. A vida, embora contínua seja, é cíclica, e a transformação de algo é belo, seja uma lagarta que vira borboleta até um plástico que é transformado em madeira. A vida não requer tanto asceticismo, mas com certeza necessita de cuidados fundamentais, e um deles é permitir que os ciclos da vida se movimentem e não parem. Poluição significa uma degradação da qualidade das coisas que movimentam componentes da vida e que muitas vezes alteram o ciclo da vida. Poluente  é algo no lugar errado (falando de uma maneira simples). Já Reciclagem significa manter o ciclo, manter a vida.

Que em 2011 possamos possibilitar a vida, que possamos servir à vida. Saibamos que é mais importante sustentar a vida do que ser sustentado.

Jorge Tonnera Júnior

domingo, 2 de janeiro de 2011

O Ano Novo e Aceitável

Como diria Drummond de Andrade, "para ter um ano pra se chamar de novo, tem de 
fazê-lo novo". 


A Bíblia no Antigo Testamento fala de um ano chamado de Aceitável.
O Ano aceitável aparece primeiramente na Lei(Toráh) como uma ordenança de que a cada cinquenta anos, no ano seguinte ao término de 7 anos sabáticos, esse ano seria uma ano de descanso para a terra, o ano do jubileu, com o cancelamento de dívidas e devolução de terras e a liberdade de pessoas escravas por terem se tornado devedores.(Lv 25.10-12)
Vários anos depois o profeta Isaías anunciou uma mensagem incrível:  “O Espírito do Senhor está sobre mim; porque me ungiu para pregar boas novas aos que sofrem, e me enviou para restaurar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. A proclamar o ano aceitável do Senhor...” (ISAÍAS 61.1 – 3 )
Cerca de 700 anos depois Jesus lê o escrito de Isaías em uma sinagoga e ao final dele afirma: "Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos”. (Lucas 4:15-20)


Jesus Cristo, o Filho de Deus veio trazer o Ano aceitável do Senhor. Veio tornar o homem aceitável ao Senhor. 

Embora Jesus torne o homem aceitável a Deus, o Senhor não é aceitável aos homens, pois apesar de Deus dar a condição una do homem ser aceito, nem todos os homens o aceitam. Muitos não o aceitam, pois preferem viver uma forma de sobrevida medíocre, outros são como uma espécie de "fãs" de Deus, e não passam disso, não se converteram, ou seja, não mudaram a vida delas a partir da de Jesus  no que se 
refere ao que praticam, "não pegaram sua cruz". (Mateus 16:24)
O Ano aceitável é o tempo/período em que vivemos e temos a oportunidade de aceitar o Senhor Jesus como Único e suficiente Senhor e Salvador. Ano aceitável do Senhor: é a Época da Graça, e graça significa favor não merecido.
Jesus trouxe e apregoou o ano Aceitável do Senhor, o jubileu da Terra.  
Deus em Jesus reconcilia o mundo cancelando as nossas dívidas e nos dando descanso ao ser a nossa liberdade. O penhor disso foi o próprio Jesus, pois este pagaria todas as dívidas através do seu amor. Ele é aquele que nos liberta e permite que sejamos aceitos por Deus.  


E uma promessa não pode ficar de fora dos pensamentos daqueles que contam os anos e foram libertos. Que é essa: "Eu estarei convosco até o fim dos dias". (Mateus 28:20). Não importa quantos anos se passarem, não importa o que há de se passar neste e em qualquer outro ano, o Senhor é conosco!



Desejo a todos não um ano novo, mas uma Novidade de Vida.
O ano, não tenham dúvidas que será novo, pois um dia jamais é igual a outro, quanto mais os anos. No entanto novidade de vida é uma expressão de viver uma nova vida, mais precisamente o viver em Cristo Jesus.

Poucos são os que conseguem, pois estreito é o caminho (Mateus 7:14), como disse o 
Mestre dos mestres, Jesus Cristo, que veio trazer o Ano aceitável.
E assim como todos morrem em Adão, diz São Paulo, do mesmo modo todos ressuscitam em Cristo, o Novo Adão (1 Cor 15, 20-21; Rm 5, 17-19).


\para aqueles que se converteram a Cristo Jesus,
Feliz Ano Aceitável!


A eternidade cochila dentro de nós
e pensando nisso, tô com sono. Boa noite!


Jorge Tonnera Júnior


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...