sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A viagem do peregrino da alvorada

Nesta semana assisti com minha esposa a aguardada sequência de "As Crônicas de Nárnia", o terceiro filme,  "A Viagem do Peregrino da Alvorada" é talvez o filme mais religioso entre os três. Creio que poucas pessoas tenham a noção real do que se trata as Crônicas de Nárnia, particularmente a figura de Aslan, o leão salvador. 
Não vou falar muito do filme para não ser chato e nem cortar o barato de quem ainda vai ver. Nesse filme um dos aspectos que me chamam atenção é o processo vivido pelo personagem Eustáquio, em que a maldição se transforma em benção, pois é justamente isso o que vemos na Bíblia, Deus atuando junto ao homem, desde o Genesis. A questão da tentação e o mal do pecado é tratado também no filme, por meio da cobiça que cada personagem tem. Como está escrito na Bíblia: "Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, quando por esta é arrastado e seduzido". (...) (Tiago 1.14-18 ). E pra mim o momento auge do filme é quando Aslan diz a emocionante frase, ao revelar para Edmundo e Lúcia que não poderiam mais voltar para Nárnia por estarem crescendo, Aslam revela também estar em nosso mundo. Então completa: "Estou, mas tenho outro nome. Vocês têm que aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei à Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor."




É como dizia o autor de Crônicas de Nárnia: "Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende d’Ele", dizia C.S. Lewis. “Se Ele não quiser se revelar, nada do que fizermos nos permitirá encontrá-lo.” 


Isso porque Aslan é na verdade Jesus Cristo, ou melhor, a representação alegórica de Jesus, o Cristo. Ele, e somente Ele (Aslan/Jesus) é quem leva as pessoas a viver de uma maneira plena, superando as dificuldades da vida, aprendendo a ser o que devemos ser, nada menos que filhos do Deus vivo.
 Nos livros Crônicas de Nárnia, Aslan é único, não existindo mais de um como ele, e foi ele quem criou o mundo Narnia. Nos livros reconhecemos várias referências bíblicas. 
Crônicas de Nárnia é uma série de 7 livros, e seu autor é C.S. Lewis, famoso escritor cristão, um grande cético que se converteu a Jesus Cristo, um homem muito inteligente que dentro de uma honestidade intelectual submeteu-se a Jesus.  Alguns dos seus livros mais conhecidos são: Cristianismo Puro e Simples, Cartas de Um Diabo a seu Aprendiz, O Grande Abismo, O Problema do Sofrimento e Milagres, Cristianismo Autêntico, entre outros.


Algumas dos mais belos dizeres escritos por alguém pertence a Lewis. Deixo aqui dois: 


"Cedi enfim... admitindo que Deus era Deus, e ajoelhei-me e orei. 
A dureza de Deus é mais suave que a suavidade dos homens, e Sua coersão é nossa libertação."


"Um homem que fosse simplesmente um homem, e dissesse as coisas que Jesus Cristo disse, não teria sido um grande professor de moral. Seria um lunático ou então o próprio diabo do inferno. Você precisa escolher... ou ele foi e é o Filho de Deus, ou um louco ou coisa pior. Você pode considerá-Lo um tolo ou então cair aos Seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Não venha, porém, com essa história que Ele foi um grande mestre de moral. Ele não nos deixou essa alternativa".    (C.S. Lewis)





Apocalipse: Capítulo 55:   "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos".


Nele, que é meu Natal e minha natalidade.
Por Aslan (Jesus) e por Nárnia (Reino de Deus)!!!


Jorge Tonnera Júnior

Um comentário:

  1. Eu assisti ao filme A viagem do Peregrino da Alvorada, também já li o livro. Pois bem, na minha opinião foi um filme ruim, bastante para uma adaptação de uma obra tão fantástica como Nárnia. Faltou roteiro mais coerente e fiel à obra verdadeira, cenários, personagens mais convincentes (Meu Deus, aquele minotauro é ridículo).
    Pois bem, eu pensei que seria um filme bom, mesmo porque ficou naquela expectativa pela demora. Depois, pensei que sendo a Fox, o filme seria interessante, mas estou com saudades da Disney.
    Minha opinião final, um filme ruim que deixou muito a desejar. Leiam a obra As crônicas de Nárnia e depois assistam aos filmes feitos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...