sábado, 18 de dezembro de 2010

Opções de vida (Reflexão em ecologia humana)

Como já citado aqui neste blog, a Tearfund é uma associação que dá suporte a trabalhos missionários produzindo informação e conhecimento técnico. Atua através de uma rede de igrejas locais para o desenvolvimento local.
Uma reflexão interessante para servir de suporte a grupos, a respeito da idéia de recursos, algo que para alguns grupos é uma questão difícil em projetos, e desmistificando a idéia de recursos como algo unicamente econômico é o estudo reflexivo "Opções de Vida". Você já pensou em quantos recursos você tem na vida?? Muitas pessoas não imaginam a riqueza que está em suas vidas.


 Opções de vida (um estudo de ecologia humana)


As pessoas – quer como indivíduos, quer como famílias, comunidades ou nações – possuem uma variedade de recursos. Quando lhes é perguntado sobre os seus recursos, elas geralmente pensam em dinheiro. Entretanto, isto dá uma idéia incompleta sobre as suas vidas. As pessoas possuem e têm acesso a diferentes tipos de recursos. 


Para viver, as pessoas trocam um tipo de recurso por outro. Elas podem usar dinheiro (financeiro) para pagar a alguém para que cuide dos seus filhos (humano) ou comprar alimento (natural). Eles podem usar um laço familiar (social) para obter mais terra (natural). Desta forma, os seus recursos estão constantemente mudando.


Há muitas outras coisas que causam impacto no uso de recursos das pessoas. Entre elas, estão as políticas, a cultura, as situações difíceis ou a motivação pessoal. As opções das pessoas dependem de como elas fazem com que seus recursos correspondam aos seus sonhos e esperanças, a fim de torná-los realidade. 


Recursos financeiros: renda, poupança, acesso a crédito, dinheiro de parentes, pensão, apólices de seguro, auxílio do Estado
Recursos físicos: prédios, transporte, escolas, estradas, abastecimento de água, eletricidade, equipamento agrícola 
Recursos humanos: educação, saúde, filhos, alguém que cuide dos filhos, capacidade de trabalhar, habilidades e conhecimento
Recursos espirituais: fé, escrituras, orientação, oração 
Recursos naturais: acesso à terra, florestas, água potável e ar
Recursos sociais: cultura, família extensa, amigos, grupos religiosos e políticos, poder, acesso às pessoas com poder 


Um grande acesso a um tipo de recurso pode compensar a falta de outro. Geralmente as pessoas pobres possuem menos desses recursos e menos opções. Se os pais possuem poucos recursos, eles podem ficar desesperados de tal forma ao ponto de venderem os filhos como mão-de-obra perigosa ou migrarem para a cidade. 



Adaptado por Mike Carter, da CIDT, a partir de informações provenientes de uma variedade de fontes (inclusive www.livelihoods.org) e contribuições de Simon Batchelor. 
Questões para discussão 
Primeiro discuta estas questões em pequenos grupos ou em duplas. Depois reúnam-se para discutir suas respostas.
Faça uma lista dos principais recursos que você possui ou a que tem acesso e que ajudam a sua família a fazer o que quer na vida. 
De que forma estes recursos mudaram recentemente? Dê exemplos de como a sua família optou por trocar um tipo de recurso por outro. 
Como as circunstâncias mais amplas (políticas, instituições e cultura) ajudam ou impedem que a sua família alcance o que os membros familiares querem? O que você poderia fazer para diminuir os efeitos destas? 
Quais são os sonhos e esperanças de sua família? Eles podem ser alcançados com os seus recursos? De que forma você pode dar um pequeno passo em direção aos seus sonhos?


Para ler o estudo na íntegra:
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+53/Op%C3%A7%C3%B5es+de+vida.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...