quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Natal eco-consciente

Não se trata de regras, mas de dicas. Nada de legalismo!
Natal é a consciência de uma boa nova (evangelho). A festa é uma comunhão.
Pratique uma Festa consciente e em comunhão: Jesus vive!!!!!


As tradições, os rituais, os ritos e símbolos são importantes para todas as sociedades. Através destes a memória de algo pode ser transmitida à coletividade. Infelizmente nessa tal sociedade da informação ou pós-moderna, da globalização, ou sei lá o que queiram chamar, tem seus ritos e símbolos transformados em consumo. Assim, o Natal, que deveria ser juntamente com a Páscoa a festa mais importante do ano, se torna vulgar. Uma festa do consumo. E aí, brilha a figura usurpadora de um certo velhinho.

Então pensei no Natal em termos de essência e sua relação com a ecologia e a educação ambiental.

Dicas que eu pensei:
Sugestões são bem-vindas.

1-Inove
O Natal traz em si a novidade. Seguindo o significado de Natal, Jesus, o verdadeiro centro do Natal é a vida nova para o ser humano. O apóstolo Paulo usa a expressão "novidade de vida" a respeito do que Jesus nos dá. Você não precisa fazer o que os outros fazem. Coloque desejos de bem viver num papel e coloque em algum lugar visível, faça a festa ao ar livre, cante, dance, recite poesias, fique acordado para ver o nascer do sol.

2-Cuidado com os excessos.
Consome-se hoje mais de 25% a mais do que a Terra consegue renovar. Esse dado é interessante e mostra como a economia está ligada diretamente à ecologia.
Perceba que o brasileiro tem o costume de se endividar no fim do ano para pagar durante o ano seguinte e quando termina de pagar aí já chegou o fim de ano outra vez e o 13º. O planeta está no cheque especial. Talvez você também esteja. O consumismo é negativo para sua própria sustentabilidade, meu caro-companheiro-espécime-humano-irmão.


3- Presentes
Dar e receber presentes é tradição no Natal. Já pensou na possibilidade de não dar nada material ou nenhum bem de consumo? A contra-cultura é uma resposta à prática usual e à rotina que sobrecarrega o planeta. Uma postura não consumista é importante. Há algo de pedagógico em dar e receber. Muitas pessoas gostariam de receber uma planta. Por isso também dei como presente do meu casamento como lembrança e agradecimento pela presença dos convidados umas sementes de Ipê-roxo. Quem sabe alguém terá um dia uma árvore a partir de um presente que eu dei e quem sabe se lembrará de mim e de minha esposa e de nossa alegria. É claro que se você quiser dar um bem de consumo você não está cometendo necessariamente erro algum.


4 -Compre com cuidado e com carinho
Mas o que tiver que comprar compre com atenção, inclusive com relação a empresa que te vende. O que você vai usar ou vai dar pode prejudicar você, o próximo ou o próprio planeta?

5- Diminua a geração de resíduos.
Natal e fim de ano é época em que se gera muitos resíduos. Vamos tentar reverter isso?
Diminua o desperdício de comida.
Atenção para as embalagens. Diminua os resíduos inorgânicos também.
Reforme as coisas. Se pensa em trocar algum móvel por causa do aspecto ou por estar quebrado, já pensou em reformá-lo ou consertá-lo, ao invés de comprar algo novo e jogar fora o antigo?
Reutilize as embalagens durante o ano.

6- Mantenha a corrente da Coleta Seletiva
Se for descartar algo, evite a mistura do que sobrou. Participe da reciclagem por meio da não mistura dos orgânicos com os inorgânicos. Incentive sua família, amigos e vizinhos a aderirem a essa corrente do bem.

7- Não desperdice energia
Se for substituir as lâmpadas-enfeites use as de led. Embora LED seja mais caro, permite uma poupança de até 70 por cento no consumo de energia.
Há também casos em que na festa as pessoas em um único cômodo estão assistindo TV e escutando música. Além de desperdício é meio desconfortante.


8- Não desperdice água

9- Use o natural ou reutilize as coisas artificiais
Acaso você não tenha árvore natalina, já pensou em você mesmo fazer uma árvore de Natal?
Que tal uma planta de verdade ou uma feita artesanalmente com papelão ou plástico como PET através do reaproveitamento? E que tal fazer enfeites com reutilização de coisas que seriam descartadas?
Enfeite com cds

10- Pratique a solidariedade
Isso mais do que todas as sugestões acima deve ser praticado sempre. A prática do amor é que nos leva a realizar coisas boas como o consumo responsável e é essência da festa.
Doe sangue. Pelo menos uma vez por ano seria bacana se pudérmos fazer isso. Pelo menos nessa época de Natal, pois em épocas de festividades muitas pessoas viajam e a quantidade de acidentes nas estradas aumenta.
Doe bens. Se por um lado ganhamos às vezes várias coisas o outro lado seria doar coisas ao menos que não vamos usar no ano seguinte. O que não tem serventia para você pode ser muito útil para outros. Mas vê se dá uma coisa conservada. Considere convidar pessoas para cear com você. Jesus dividiu um pão para ele mais 12 adultos que estavam com Ele.

11 - Na hora da ceia





Evite comer e beber em excesso para aproveitar o Natal sem desconfortos e possíveis problemas.
Dê preferência a vegetais. A alimentação vegetariana é mais energética, sadia e mais correta do ponto de vista ecológico. Se possível compre alimentos cultivados na sua região ou em local próximo e use frutas da época. O custo ecológico de transporte é menor e as chances de desperdício de alimento no campo e na nossa casa também são menores; não tem sentido comermos nessa época do ano as mesmas comidas que os EUA comem, uma vez que aqui é verão e lá inverno;
Pense numa ceia com alimentos orgânicos.
Reaproveite cascas e talos de alimentos, que têm alto valor nutritivo, para fazer diferentes pratos;
Esqueça utensílios descartáveis como os pratos e copos descartáveis, que viram resíduos.

11-Recicle-se, meu irmão.
Recicle seu pensamento, o lixo emocional é destrutivo.

12- Dê boas notícias às pessoas que convivem com você
Jesus nos deixou um e tão somente um evangelho, que quer dizer boas novas, que quer dizer boas notícias. Aproveite a festa para comunicar que Jesus é a restauração do homem e da natureza. Os antigos celtas cristãos tinham essa visão ampla e avançada e profunda a respeito de Jesus. Como Paulo escrevera:
Romanos 8:22-24 (Novo Testamento. Bíblia. Versão João Ferreira de Almeida Atualizada)
22Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;
23e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

Deixo aí essas idéias e quem sabe coloque num mural ou na porta da sua geladeira, para que você se lembre ou até mesmo distribua aos seus amigos por email.


Abraços e feliz Natal.

Nele em quem vivemos e existimos,

Shalom irmãos, ALoha!!!!!!!!!!



Jorge Tonnera Júnior





Luminária enfeite                                            velas com casca de ovo e algo mais

Essas duas fotos e a do cd eu peguei no yahoo imagens mas peço desculpas por não por os links, pois eu os perdi. Acho que quem tirou essas fotos não vai se incomodar. Desculpem-me.







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...