segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Chico vive!

Há 22 anos atrás, Chico Mendes foi morto por pessoas que reagiam a um tipo de ativismo pouco conhecido no Brasil. Suas ações consistiam nos chamados "empates", que eram ações pacíficas em que se empediam a dilapidação do patrimônio florestal imaterial e humano. Ele também conseguiu mobilizar pessoas a atentarem para sua realidade, sua vida interdependente, a existência humana associada a existência de ecossistemas, que são por sua vez associações entre formas de vida, que acabam gerando serviços ecológicos, organização social, manifestação cultural e possibilidades de vida. Um dos méritos de Chico foi usar a educação como arma de combate, pois através dela as pessoas puderam tomar conhecimento de sua condição. Me arrisco aqui a dizer que Chico talvez tenha sido um dos únicos personagens históricos aqui no Brasil a usar a educação como forma de vencer uma luta, e também um dos poucos no mundo.
Chico não foi a única liderança local a lutar pela causa, nem a única a morrer pela causa, mas Chico teve toda uma história de vida, toda uma forma de expressão e sensibilidade que supera a cultura do individualismo e a "lei do mais forte", de uma forma notável e soube como influenciar e soube bem como fazer as coisas junto de com quem fazer essas coisas.
Aproveito e deixo aqui um link para quem quiser assistir o documentário "Chico Mendes - Cartas da Floresta".
 http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=CHICO-MENDES-CARTAS-DA-FLORESTA-&selecao=MAT&materia=82718&programa=283&velocidade=100K

São trechos de cartas, bilhetes e entrevistas.  Já adianto que é um dos documentários mais emocionantes que já assisti. A maneira como ele via a idéia de comunidade, de companheirismo, a trajetória de aprendizado, a evolução do seu pensamento é fascinante.
Chico foi um dos maiores brasileiros que já tivemos. Sua vida deveria ser algo bem mais presente nos nossos livros de história no ensino das escolas.

"Prefiro os caminhos que levam a mata..." diz uma canção feita em homenagem a ele.

Obrigado Senhor Jesus pelo legado de Chico e por quem ele foi. "Bem aventurados os pacificadores", disse o Senhor no sermão do Monte.

Jorge Tonnera Jr. 

Um comentário:

  1. ele foi um homem visionário, muito a frente de seu tempo...
    as pessoas ainda levarão muitos anos para entender a luta dele e de muitos outros que tombaram lutando por de um ideal vivo e uma sociedade mais justa....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...