Chico não foi a única liderança local a lutar pela causa, nem a única a morrer pela causa, mas Chico teve toda uma história de vida, toda uma forma de expressão e sensibilidade que supera a cultura do individualismo e a "lei do mais forte", de uma forma notável e soube como influenciar e soube bem como fazer as coisas junto de com quem fazer essas coisas.
Aproveito e deixo aqui um link para quem quiser assistir o documentário "Chico Mendes - Cartas da Floresta".
http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=CHICO-MENDES-CARTAS-DA-FLORESTA-&selecao=MAT&materia=82718&programa=283&velocidade=100K
São trechos de cartas, bilhetes e entrevistas. Já adianto que é um dos documentários mais emocionantes que já assisti. A maneira como ele via a idéia de comunidade, de companheirismo, a trajetória de aprendizado, a evolução do seu pensamento é fascinante.
Chico foi um dos maiores brasileiros que já tivemos. Sua vida deveria ser algo bem mais presente nos nossos livros de história no ensino das escolas.
"Prefiro os caminhos que levam a mata..." diz uma canção feita em homenagem a ele.
Obrigado Senhor Jesus pelo legado de Chico e por quem ele foi. "Bem aventurados os pacificadores", disse o Senhor no sermão do Monte.
Jorge Tonnera Jr.

ele foi um homem visionário, muito a frente de seu tempo...
ResponderExcluiras pessoas ainda levarão muitos anos para entender a luta dele e de muitos outros que tombaram lutando por de um ideal vivo e uma sociedade mais justa....