sábado, 7 de maio de 2011

Mãe: a figura referência da sustentabilidade

 Mãe: a figura referência da sustentabilidade

A própria maternidade é um ato em si de sustentabilidade. O simples fato de que a mãe é praticamente a casa do bebê que está em sua barriga durante nove meses a manutenção desta casa é a condição pré pra que o bebê continue a desenvolver-se e culmine no nascimento e que saia uma criança saudável. 

 
No entanto fato é que biologicamente falando a mãe não precisa do filho; o filho é que precisa da mãe. Nessa semelhança assim somos nós em relação ao planeta. Nós somos esse filho e a mãe é o planeta, onde este não precisa de nós, mas nós precisamos dele.
 
O mais interessante é que este elo orgânico entre mãe efilho perdura ao longo da existência e a coexistência entre filho e mãe nos leva a comportamentos que vão de encontro com o tipo de educação que tivemos. São experiências que temos na infância e que até hoje estão presentes em nossas vidas muitas vezes. Determinadas formas de pensar ou de agir se referem ao contexto familiar diretamente.   
 
E de fato o cuidado com o meio ambiente tem a ver com um espírito parental. Sentir-se parte é como estar
anelado num contexto familiar. O Greenpeace também fez a sua campanha e como bem disseram: “É preciso ter cabeça de mãe para compreender que estamos abusando demais do planeta Terra, e mais ainda "Só uma mãe consegue olhar tanto à frente, porque ela pensa no bem-estar dos filhos até quando não estará mais por perto” diz o texto do greenpeace. "Mães pelo Clima", foi uma campanha promovida pelo Greenpeace Brasil em que as mães deixavam as fotos de seus filhos no site. Muito interessante! 
Também uma iniciativa canadense, mas de alcance mundial, foi o "Mães Contra as Mudanças Climáticas" (Mom Against Climate Change), cuja ideia foi fomentar a mobilizar atitudes e informações ligadas a o cuidar em relação ao meio ambiente e garantir assim um futuro melhor para os filhos.
Além dessas, outra iniciativa foi o projeto Aliança das EcoMães (EcoMom Alliance),com basicamente mesmo objetivo formando uma rede.

Como Jesus se colocou como uma ave mãe dizendo a Jerusalém que ele gostaria de colocá-los debaixo de suas asas, assim também possamos cuidar de nossa cria. Um feliz Dia das mães!
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...