sábado, 14 de maio de 2011

Limpa Brasil

Precisamos de uma nova forma de nos relacionarmos com as coisas que não queremos e que perderam sua função original assim como precisamos mudar nossa concepção ressignificando o lixo. Em resumo precisamos criar uma cultura anti-lixo e pró-reciclagem.
Particularmente aqui no RJ a estatística mostrou que a quantidade de resíduos sólidos é maior em per capita superando São Paulo e Brasília. A taxa foi para um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
Só no RJ são 9.000 ton de lixo por dia que chegam aos aterros, uma parte dessa veio das ruas e locais públicos. 40% do que a COMLURB recolhe é lixo público, ou seja, que estavam  jogado no chão, no asfalto, na praia, beiras de rio etc. Este cenário faz com que hajam prejuízos à estrutura urbana, sua infra-estrutura, saúde e economia da cidade.


Gostaria de indicar um evento muito impactante para a sociedade, que é o Limpa Brasil. Como educador ambiental quero muito participar, mas muito mais por ser cristão quero participar e cooperar num trabalho que cria vínculos com pessoas, lugar e certamente tem um sentido especial para aqueles que como eu acreditam que a vida é um todo interligado e conectado, estrado dos pés do Deus em nós, Jeová.




A Atitude Brasil, em parceira com a UNESCO e o programa Let’s do it World, fará uma campanha de limpeza em dois dias, um multirão que pretende envolver a população e limpar todo o Rio de Janeiro (sim, todo!) e conjuntamente Brasília. O movimento que começou e foi sucesso na Estônia está percorrendo o mundo. São quase 20 países que adotaram o movimento e querem ver suas cidades mais limpas.

Para se inscrever para participar desse grande multirão de limpeza que irá acontecer no início de Junho nos dias 5 e 6 de junho deste ano segue o link abaixo:
http://www.limpabrasil.com/site/
http://www.limpabrasil.com/site/seja-um-voluntario/voluntario-para-o-dia-da-acao/
 
Na Estônia, o país que foi limpo em 5 horas por 50 mil voluntários (vejam vídeo da ação em www.youtube.com/watch?v=T7GzfMD6LHs).

A Rocha Brasil, ong cristã de Apoio e cuidado ao Meio Ambiente apoia este movimento e também está divulgando e mobilizando voluntários e igrejas a participarem deste grande mutirão. Consideramos este evento como uma oportunidade de expressarmos nosso cuidado ao meio ambiente e aos seres humanos e nosso amor e obediência a Deus.
Diretores d'A Rocha Brasil, estarão no Rio com luvas e sacos nas mãos coletando o lixo da cidade. Pastores, convoquem suas ovelhas. Estamos confiantes que Deus moverá seus corações para o Limpa Brasil. O ser humano é o único ser vivo a produzir lixo, mais nenhuma criatura tem essa característica. Temos que educar as pessoas para que todos nós enquanto seres humanos que somos reconheçamos os lixeiros que somos. A campanha tem o objetivo maior de conscientizar e mais ainda sensibilizar a população quanto a presença e existência do lixo.

 
PAz em Cristo

Jorge Tonnera Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...