quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A música do evangelho e as canções de Natal não natalinas

Sempre que chega essa época de fim de ano beirando dezembro lembro de algo intrínseco ao ser humano: o espírito de Natal. É um tempo breve, mas tão bom. Um momento que o ser humano, independente de credo necessita e anseia em seu mais fechado íntimo. É a expectativa de que ainda há um mundo melhor. Por isso também as canções natalinas nos embalam. De maneira tão singela elas nos são como um sentimento de liberdade. Não atoa os milhares de anjos cantaram apenas para anunciar que Jesus Cristo acabara de nascer. Era o evangelho musicado:

"Glória a Deus nas alturas, paz na terra aos homens que Ele ama".


Essa música era a garantia que o homem teria salvação. Era um evangelho, os anjos cantaram e profetizaram segundo o amor de Deus.  Como Deus em sua plenitude amorosa poderia deixar o homem sem esperança e rumando para a autodestruição se ela canta "Glória a Deus"? Interessante que apesar dos anjos terem cantado "Glória a Deus nas alturas (nos céus) Jesus se despiu da glória, conforme é escrito. É por essas e outras que essa música entoada pelos anjos era a garantia que o homem teria salvação. Ou como o Pe. Agustin Juan diz: Pois que se não houver Paz para os homens, como poderia haver glória para Deus? Ao se anunciar "Glória a Deus nos céus e paz na terra aos homens há um possível paralelo com o trecho da oração ao Pai Nosso, como Jesus ensinou a orar: "Venha o teu Reino. Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu". Por isso também João Batista, o arauto de Deus, anunciava Jesus juntamente com o seu Reino. Clamava ele no deserto para o deserto existencial humano: O Reino está perto. Sim, o Reino está tão perto, tão próximo e tanto mais evidente, a medida que Deus encarnado Jesus Cristo se manifesta através do amor. 
Estamos nos últimos dias e aguardamos o regresso do Salvador. O ser humano anseia por comunhão, altruísmo, empatia, esperança, justiça, paz, fraternidade. Noite de Paz é possivelmente a música mais bonita que existe, com suas várias versões. Mas não são dessas músicas tradicionais de Natal que gostaria de me referir nesse momento. Por tudo isso falado aqui lembro de ´Natal quando ouço algumas músicas que não são a princípio tipicamente Natalinas. Músicas cuja melodia, harmonia ou a letra me lembra Natal. Músicas como  "If God Will Send His Angels" do U2, em que canta-se "Então onde está a esperança e a fé? E o amor...? O que você diz para mim, Que o amor... acende a sua árvore de Natal?"  ou "We Shall Overcome", canção popular americana que interpretada na voz do Bruce Springsteen é arrepiante. Uma folk hino espiritual de protesto, na qual clama "Bem, viveremos em paz, viveremos em paz. Viveremos em paz um dia. Querida aqui em meu coração, sim eu realmente creio. Que viveremos em paz um dia".  "Under The Overpass" do Midnight Oil, que canta "Oh a notícia vai viajar lentamente. Mais de vidro quebrado. E você? Provavelmente já ouviu esta história. Sob o viaduto".  Das mais famosas sempre ressurge "Happy Xmas (War Is Over)" e "Imagine" de John Lennon. Ao longo desse mês postarei algumas canções que de alguma forma me lembram Natal. Que através dessas músicas saudemos a vida em espírito e em verdade.

Hosana nas maiores alturas ao que vem em nome do Senhor.
Jesus vive! Aloha! amém!!!!

Jorge Tonnera Jr. 

3 comentários:

  1. Jesus é o nome sobre todo nome, nos céus e na terra!! Glórias ao Senhor por nos dar esse presente maravilhoso que é Jesus!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jorge.

    O seu artigo está publicado no UBE Blogs.

    http://www.ubeblogs.net/2011/12/musica-do-evangelho-e-as-cancoes-de.html

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...