quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CAMINHADA CONTRA A CORRUPÇÃO - Dia 20/11/11





Por intermédio e idealização da JOCUM Rio, estaremos realizando uma CAMINHADA CONTRA A CORRUPÇÃO em Copacabana, mobilizando a juventude cristã no mês de Novembro.


20 de Novembro – Caminhada contra a corrupção na orla de Copacabana, 13:00 – 17:00h.


Estaremos protestando contra a corrupção política e toda injustiça que provém dessas coisas. Estaremos contra os atos as escuras e todo desvio que empobrece o Brasil. Sabemos que somos detentores de muitas riquezas. Precisamos é distribui-las. Governo, Políticos, Grandes empresários e Religiosos. São esses os grandes gafanhotos devoradores do Brasil, que mais parecem ter saído da Babilônia. Mas há também os gafanhotos pequenos cortadores...esse somos nós. Isso porque os mecanismos sociais que provocam injustiças são os mesmos dentro de nós, dentro das nossas casas, empresas ou governo. Ou seja, a sociedade é um todo corrupta. Fome de pão no asfalto e sede água na caatinga são reflexos de fome de paz e sede de justiça dentro de cada um nós.
É importante dizer que a corrupção passa pela nossa vida todos os dias e por vezes deixamos passá-la como se fosse um detalhe que fantasiamos de necessidade, irreverência ou inocência. Agimos assim na fila do supermercado, na propina ao guarda de trânsito, no "gato" da TV a Cabo, no não devolvermos o que pegamos emprestado, no não devolver o troco errado, no querer tirar vantajem em tudo e sobre todos, no "fecho contigo se tu fechar comigo", no voto por interesse, no não declaro a receita federal, e em tantas outras coisas. O que ocorre nas casas da política governamental é apenas por extensão a um nível maior o que ocorre no barzinho da esquina ou na casa de muitas famílias, que afinal de contas também são casas de política, pois todo ser humano é político. Até nos Âmbitos religiosos a corrupção está presente.
Assim como na época do profeta Amós, o reinado de Israel vivia uma época aparentemente gloriosa que ampliava seus domínios (2 Rs 14:25) (6:1-3.13-14), e um culto religioso que disfarçava a ausência de uma fé justa amparando e ocultando as múltiplas opressões e injustiças. Temos vivido um tempo bem parecido como o de Amós. A palavra de Amós incomodava porque ele anunciava que o julgamento de Deus viria para os poderosos e também para os religiosos que não se incomodavam. Ele falou de ricos que acumulavam cada vez mais; ele falou de  mulheres ricas que, para viverem no luxo, estimulavam seus maridos a explorar os fracos; falou também dos que roubavam e exploravam e expressavam uma hipócrita religiosidade "compensatória" que naturalmente era associada ao dinheiro;  também os juízes que julgavam injustamente; e os empreendedores comerciais que prejudicavam e mantinham um ciclo de compra e venda por preço justo. Sendo assim, toda uma realidade de insustentabilidade que diante de Deus era revoltante. "Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? (Amós 3:8)
Amós como visionário era capaz de ver a tragédia em situações cotidianas, tudo isso criando um regime de opressão  mas também o Livro de Amós termina com uma mensagem de esperança (9:11-15). Diz o Senhor que "Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade". (Amós 9:11)


Deixo uma música para pensármos através da sua letra o nosso cotidiano corrupto. A música se chama "Tão Iguais" da banda Dead Fish.


Eu grito pelo meu país
Que finge,
Os absurdos tão normais
Onde estou.
Eu desejei o teu lugar
Quis agir da mesma forma
Aqui todos são iguais!
Impunidade usada pra vencer
Comprada com seus votos
E sua omissão
Legislar ou pedir pão
Não seja tão honesto
Ou irá morrer!
Se resignar e aceitar,
Se eles são apenas dez?
Não terá o seu quinhão
Tão sujo quanto o deles
Normalidade!
Senso Comum!
(Me lembro com se fosse ontem do meu pai me falando preu estudar pra ser alguem na vida. E disse coisas sobre o caso, era Aracelli e Ana Angélica, dizia que não ia dar em nada, lembro dos seus discursos sobre honestidade, de como deverímamos ser e agir)
Eu desejei este lugar,
Quis agir da mesma forma,
Aceitar os mais iguais!
Eu desejei o meu lugar,
Vou agir da minha forma,
Quero coisas mais reais!


(As 2 ultimas estrofes cantadas Simultaneamente)
(Tempos depois o meu velho se foi e descobri que saber não bastava...)
Tente conceber! Tente
Vislumbrar!
Que é tão igual quanto os
Que odeia!
Tudo isso vai mudar?
(...Precisava ser alguem e ter um nome, um brilho ou um padrinho, não abri a mão do que aprendi para que ser o que eles desejavam que eu fosse, por isso prometi fazer alguma coisa, por todos que sejam honestos, por mim, por La Madre, minha avó, meus amores, amigos, irmãos e por todos que sofrem neste estado do Espírito Santo)



Contamos com a sua participação e disposição em caminharmos juntos para a expansão do Reino de Deus na cidade do Rio de Janeiro.

Tenho percebido que Deus tem dirijido um forte clamos por justiça tanto aqui no Brasil quanto em outras partes do mundo. Os ocupa Wallstreets da vida e outros movimentos, bem como as inconformismos de pessoas da igreja que Deus tem trazido de dentro pra fora como Amós.


Quando virem o Reino então se dirá:
... "e justiça para todos".
Amém!!


Jorge Tonnera Jr.


Para mais informações:
Tel: (21) 2283-2285
Email: info@jocumrio.org.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
...e justiça para todos..
..

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...