quinta-feira, 29 de julho de 2010

"O Petróleo é nosso, e daí?..."


"O Petróleo é nosso, e daí?..."

Por Jorge Tonnera Júnior, em 27/07/2009.




Vivemos um período de transição, mais precisamente uma macrotransição. E enquanto o Brasil comemora o pré-sal, os outros países reconhecem a necessidade da mudança de matriz energética e da diminuição do uso de petroléo; mais a frente vimos a grande boom da biomassa, que de fato é interessante, mas não exatamente o que a gente precisa, não sendo a solução, e sim parte de uma solução.
Onde estão os cataventos de energia eólica? Onde estão as placas solares?
Encontrei no VI Fórum Nacional de Educação Ambiental, um representante da CUT, solicitando assinatura de abaixo-assinado para que o doce petróleo brasileiro fosse reconhecido como nosso, sem influência multinacional, e me pediu para que eu conttribuisse. Esse mesmo representante da CUT pediu ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o qual não sei se o assinou, embora creio que sim. Quanto a mim eu não assinei. Sem desmerecer o manifestante, assinar ali, naquele lugar, naquele dia, naquele momento e o que representa esse manifesto seria um retrocesso, uma perda de tempo, um prejuízo ambiental, embora até pudesse ser de interesse à soberania nacional. Esses não são dias de férias para que se discuta causas ultrapassadas e alheias ao momento. Seria omissão eu assinar diante de questões maiores enquanto o mundo "acaba". Estamos alheios ou estamos presos ao paradigma do Desenvolvimento de Truman, que diz "sejamos desenvolvidos para que todos os nossos problemas se acabem". O mundo está passando e nós estamos colaborando com essa passagem. O armazém está com poucos recursos, incapaz de reproduzir à velocidade que sai.
Discutir se o petróleo é nosso, nesse momento, é como um homem discutindo ser herdeiro de uma piscina de óleo enquanto este o queima e a sua casa pega fogo! É como se o dono do Titanic discutisse de quem é o leme enquanto o navio está em pé afundando, ou ainda dizendo que o navio é dele, enquanto o navio afunda.
Por que não discutimos se a energia solar é nossa, ou que tal um slogan "a energia eólica é nossa"? Aqui é a terra do sol, da água, do vento e da biomassa, então por que ainda discutimos vez ou outra se o Petróleo é nosso?
No mundo que vivemos há grupos que preferem monopolizar os lucros e socializar os prejuízos. Os problemas ambientais são isso.Tenho pena das crianças que estão nascendo...é como se a vida fosse tão pouco preparada para estar nesse mundo. Tão diferente da passagem bíblica de José no Egito, em que este governante hebreu prepara um planejamento baseado em dois períodos: um de fartura e um de escassez. Esse preparo foi colocado pela sabedoria de Deus. Quantos governantes podem ser comparados a José? Ainda não os encontrei.
As nossas vãs preocupações e causas "umbilicais" que ocupam nossos dias, nos fazem perder a dignidade de vida, nos tornam insensíveis e por vezes adormecidos, separados e mecanicistas, seres desgarrados em relação ao sentido e a essência da vida, que é Jesus, a origem, meio e destino de tudo.


Espero ter contribuido com algum momento de reflexão, espero que essas palavras tenham sido oportunas e certas.

Um comentário:

  1. Parabéns Jorge!
    Excelentes artigos que nos fazem refletir!
    aliás excelente blog.

    Grande abraço
    Bruno seu colega da Comlurb.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...