sábado, 4 de agosto de 2012

Formação de família: um ato de amor ou necessidade da vida?

Muuiiito bom pensar! Segue um texto abaixo de Mariana Motta, que nos questiona a seguinte pergunta: a família é necessidade? E antes de tudo é um ato de amor? São coisas que eu penso e que nesses últimos 3 anos me tomam e onde vou aprendendo a viver, coisas que entre eu e Deus vamos dialogando e me fazem pensar na vida, minha biologia, minha ecologia, me levam a pensar na essência e imagem e semelhança, minha identidade, vida...vida por vidas...

Formação de família: um ato de amor ou necessidade da vida?
(Texto por Mariana Motta)

Hoje, cometi um crime. Ah! Mas quem nunca o cometeu?! Prestei atenção na conversa alheia. Prestei mesmo e dei até opinião em pensamento. Eu tinha consulta marcada com o dentista e duas mulheres, que como eu estavam esperando sua vez, comentavam um assunto que muito me interessa: casamento. Não porque eu sonhe com o véu e grinalda, mas porque sempre fico me perguntando por que é que está tão banalizado assim. Tá certo que as coisas mudaram, as mulheres conquistaram sua independência e hoje não precisam mais ficar casadas para manter aparências. Isso eu entendo. Mas, tem algo por trás disso tudo que parece ser mais forte. Será que as pessoas esqueceram aquele valor primordial de “família”?! Sim, família. Porque o casamento de que estou falando não é só entre homem e mulher, mas aquele com homem, mulher, filhos e, talvez, uns bichinhos de estimação.

...

Acredito que essas coisas tenham mudado não porque perderam o valor, mas porque acabamos nos importando tanto com outras coisas ao longo da vida que o casamento entre marido e mulher com direito a filhos e animais, seja deixado para o fim do jogo. Aquela reserva básica, entende?!

Além disso, há o caso daqueles que desacreditaram do amor e companheirismo. E é aí que está o problema. Se você escolheu viver sozinho ou, priorizou outras coisas em sua vida, tudo bem. Cada um deve levar a vida à maneira que acha correta. Mas, se por acaso, notícia de jornal informando fim de casamentos, brigas e traições, te fizeram perder a vontade ou coragem... te convido a pensar: essas coisas sempre existiram na história. E nunca ninguém disse e dirá que a união, a convivência entre pessoas é fácil. É muito difícil, porém, também não me lembro que tenha existido nessa mesma história, algo melhor que a família. Algo mais acolhedor, mais gostoso que um lar.

Contos de fadas não existem. E não devemos ficar presos a histórias que não nos fazem felizes só por aparência, interesses, ou coisa assim. Mas temos que recuperar a esperança para acreditar no amor e lutar por ele. Lutar pela família!

O casamento deve deixar de ser válvula de escape, comodismo, necessidade... devemos resgatar o sentido principal que é a união entre duas pessoas pura e simplesmente por amor e vontade. E, se as coisas não estiverem bem, nada de fazer valer aquele velho clichê “se não der certo, separa!”, hein?! Enquanto houver amor “se não der certo” tente, amando e respeitando, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... E lembre-se: a única "desculpa" para casar é o amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...