sexta-feira, 6 de abril de 2012

O Segredo ou o Sagrado?

Gosto muito dos livros do Rabino Nilton Bonder. Embora naturalmente por minha cosmovisão cristã não concorde em tudo. Mas no geral é sempre uma boa leitura.
Atualmente estou lendo dois livros dele. Um deles se chama "O Sagrado". Este livro é bem contestador a medida que ele se opõe as duas vertentes mais presentes das filosofias de nossa época. Conforme diz em sua sinopse: "Numa era de incertezas e competição, o ser humano se sente carente de valor. O resgate desta estima tem hoje dois caminhos: o racionalismo e o esoterismo.Um quer redimir o ser humano pelo controle e o outro pelo privilégio; um pelo poder, o outro pelo desejo; um pela tecnologia, o outro pelo segredo". Continuando ele afirma e de certa maneira desafia a olhar por outra perspectiva. Ele diz que há uma terceira via, que distante do racionalismo que quer entender acima de todo custo e do esoterismo que quer evocar, há "o Sagrado", que acolhe incerteza, fortalecendo as escolhas, resgata a vida em sua totalidade, é simples e profundo ao mesmo tempo, potencializando o viver em sua integralidade, considerando outras realidades que não conseguimos ver. Sendo assim racional sem desprezar o que não se vê.O livro nos coloca como parte e não meio e fim. Como pertencentes da comunidade da vida ninguém tem que se achar no privilégio e direito de ter por simples querer. O tema e o próprio título É um coerente trocadilho perfeito que surge como crítica ao livro "O Segredo", famoso best-seller que tenta vender e convencer as pessoas com doses de "ciências" para elas crerem que o que elas pensam e desejam podem atrair tudo para si. O trocadilho do livro também é ao mesmo tempo uma crítica ao racionalismo que acha que a fé não passa de coisas encobertas e ainda não conhecidas e explicadas pela ciência, já que o racionalismo considera o conhecimento milenar religoso como nada mais que um algo ainda não revelado pela ciência, um segredo por hora não desnudo e não dissecado, que cabe a ciência descobrir e eliminar a versão religiosa.
A essência e a síntese desse livro, ao meu ver, pode ser encontrada no registro bíblico sobre as relações e a tensão psicológica entre três eixos-pessoas: Balaão (Bilam), o rei moabita Balaque e Israel, o povo de Deus (Números 23). O momento central é quando a subjetividade egoísta de Balaão o faz alterar a mensagem de Deus para ser de acordo com seus interesses pessoais, dada a tentação que Balaque lhe oferecera. É o desejo de ser mais importante que o que realmente importa, é o querer acima do poder. Um egocentrismo, um antropocentrismo onde o hedonismo se revela apesar de querer se travestir.
Nilton Bonder foi formidável ao desafiar tais interesses e nos levar a conclusão na raiz do que de fato é esse tal Segredo:
O Segredo nada mais é que a má e velha cobiça enrustida e fantasiada com nome romântico de "Lei da Atração". Ou senão o desejo de manipular as coisas, pessoas e até Deus, e crer que somos racionalmente capazes de conseguir tudo o que queremos, assentados num relativismo ético não aceitando assim absolutos morais estabelecidos, haja visto que os mesmos são considerados por estes que relativizam e usam o subjetivo para se conformar e ter desculpas para desviar-se do que é certo , como inerentes a pessoas e épocas, ou ainda levam ao sentimento a famosa ideia de "os fins justificam os meios", e assim sendo buscando derrubar as barreiras que não nos deixam conseguir tudo o que desejamos e cobiçamos nessa vida. Intentos que visam um bem-estar, muitas vezes relativos, com métodos incoerentes O materialismo se subdivide em racionalismo e exoterismo. Que ironia o racionalismo, que prega ser tão contra a espiritualidade e religiosidade está assentado no mesmo fundamento que o exoterismo...o qual é tão devaneio quanto crermos dominar o mundo com nossa razão e usá-lo conforme quero. "Transvertido de oculto, o segredo é o desejo por clareza, por manifestação daquilo que é imanifesto. Essa tentação que já vestiu muitas roupagens em distintas épocas ganha hoje o estilo do consumo, dos ideais capitalistas e do individualismo", diz Bonder. Penso eu que é o sistema pagão retroalimentando o pagão sistema.

Em Cristo, o Sagrado revelado e encarnado
Jorge Tonnera Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...