domingo, 8 de abril de 2012

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Ao meu modo de ver a princípio é muito interessante você ver Catedrais e locais institucionais de culto cristão sendo usados para funções culturais, sobretudo para livraria. Aqui no Brasil muitos cinemas fecharam e foram comprados por igrejas como a "Universal do Reino Bispo Macedo". Mas vejam bem. Não se trata de ver como perda, mas talvez como ganho. Até o simples fato de uma pessoa ler um livro num local que remete ao culto do Cristo quem sabe de alguma forma até aproxime de uma maneira diferente essa pessoa descrente para perto de Deus. Tudo coopera para o bem, e o Espírito Santo é quem move as igrejas. Então não vejo como algo tão terrível. Além do mais igreja nunca deveria ter se transformado em espaço físico, mas ter sido mantida a ideia do fundador da igreja, o Senhor Jesus Cristo, como coletivo de pessoas. E mais ainda sabemos que as igrejas se reunião inicialmente dentro de casas comuns. É bem verdade sim que uma catedral é linda e é um louvor a Deus, mas saibam aqueles que confundem o espaço com o coletivo vivo que Catedral e Igrejas físicas não são templos do Deus Jesus. Nós enquanto coletivo, a igreja viva, somos o verdadeiro Templo. É claro que quanto as transformações desses antigos espaços de culto cristão deve haver exceções. Ninguém gostaria de ver uma catedral virar um local de tráfico humano e de drogas, por exemplo. Bom vale pensar. Quanto ao índice de ateísmo, isso realmente é mais triste do que uma Catedral fechar...

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés


Livraria Selexyz, em Maastricht
Café Olivier, em Utrecht
As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai.

De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%.

A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos.

Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona.

O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga igreja – um belo enfeite.

Uma igreja do século 19 de Amsterdã virou o “templo do pop”, o Paradiso, onde se apresentam badaladas bandas de rock e cantores nacionais e internacionais, entre os quais alguns brasileiros, como o Seu Jorge.

Até agora, ao que consta, não apareceu em nenhum desses locais alguém para expulsar os vendilhões do templo.

Igreja de Amsterdã virou casa de show


Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2010/10/com-44-de-ateus-holanda-usa-igrejas.html#ixzz1rVQGbYnu
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...