segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Jesus Cristo e o Bezerro de Barretos. O público está sempre...


Na última sexta-feira, um peão chamado César Brosco, um dos melhores bulldogueiros (peão que domina o bezerro com as mãos) participou da prova em que um bezerro sofreu lesão na coluna e ficou paralítico no rodeio de Barretos. O animal teve de ser sacrificado. A prova se refere a uma atividade costumeira na vida rural em que no dia a dia o bezerro acaba sendo recuperado. No entanto, a pergunta talvez seja: Por que uma atividade que visa recuperar um animal que fugiu sem causar dano precisa se tornar uma competição? Segundo o significado de bulldogueiro, o peão precisa dominar. É justamente essa palavra tão mal empregada que talvez nos dê a ideia e jsutifique. O homem tem a tendencia de usar o dominio para fins abusivos. Vemos ao longo da história que mal usado o texto de Gênesis que diz que o homem domina a criação foi usado pelos homens erroneamente. Sei que para explicar esse texto de Gênesis necessitaria eu de escrever um texto só para falar disso, então deixa para um próximo artigo, mas em síntese o que quero dizer é que esse texto quando descaracterizado e descontextualizado se torna perigoso. O que faz de Barretos justificavel perante a sociedade é a diversão humana oferecida pela organização do evento a qual é garantida pelo domínio do homem em relação a toda a criação. Fato é que o ocorrido no rodeio de Barretos causou uma repercussão negativa. Veja a sequencia de imagens do ocorrido em http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4203-bezerro-e-sacrificado-apos-prova-em-barretos#foto-78277

Ficou claramente exposto que o maior rodeio do Brasil é um circo de abusos e crueldade aos animais. É um circo de uso indevido do domínio do ser humano sobre a criação. Segundo o peão César Brosco: "Não é normal quebrar assim". Então eu fico me perguntando: É normal como então? O que é o normal? A partir de que nível se torna justificável ocorrer esse tipo de evento? O bezerro tinha problema de coluna? Posso acreditar sim que ele não tenha tido a intenção de causar tal dano ao animal. Mas por que precisamos mostrar nosso poder de domínio sobre as outras espécies a um público? Por que precisamos obrigar outras espécies a nos servirem de espetáculo de brincadeira ofensiva. É tão simples descobrirmos se é certo ou errado. Coloque-se no lugar desse animal. E se fosse o contrário? Não é a primeira vez que um animal teve que ser sacrificado em um rodeio como esse. Há caso de boi que ficou paralisado. Segundo o site "Vista-se", César Brosco disse que está sendo usado para que a organização do rodeio, o grupo Os Independentes, fique isenta de culpa. “Querem abafar o caso. A intenção deles é arranjar um culpado”.
Muitas vezes em alguns debates entre pessoas a favor de rodeio e pessoas anti-rodeios os argumentos dos defensores de rodeios são tão vestidos de uma falsa caridade e assistencialismo picareta que pode ser comparado ao de políticos que usam e abusam de propagandas que mostram o que simplesmente querem. Conversa que confundiria facilmente muitos de nós. Os cantores ditos "sertanejos" se revoltam fácil com as críticas aos "maravilhosos" rodeios. Por que? Porque os rodeios são um cabide de atrações sertanejas. Que sem os rodeios sua vitrines acabam e dificilmente ficariam mais expostos a um público ávido a consumir produto de baixa qualidade? Porque sem rodeio uma grande fatia de seu sustento de "trabalho" acaba e eles perdem muito dinheiro.  Algumas pessoas justificam os rodeios afirmando que rodeios empregam muitas pessoas e fazem a economia local movimentar. Isso é verdade? Sim, evidente. Mas pensando bem o tráfico de drogas também poderia ser justificável segundo esse argumento? Sim, com certeza. E em nível muito maior o tráfico de drogas emprega pessoas e movimenta a economia em nível não só local, mas global...
Cabe também um outro questionamento: Quem faz do peão um herói? O cantor sertanejo? Não. O público. Quem faz de um pão e circo algo sádico ser palatável? O público. Quem fez de Jesus um bandido? O público? Não. Foram os religiosos. No entanto Pilatos deixou nas mãos do público o que fazer com Jesus. O público escolheu que Jesus fosse condenado. Ou seja, o público efetivou e legitimou os religiosos e Pilatos.
No final o público decide o final. E tem gente que crê que a voz do povo (do público) é a voz de Deus. Sempre odiei esse ditado popular. Cada vez mais passo a odiar. Se colocassem Jesus e o bezerro um do lado do outro como Pilatos fez com Barrabás e Jesus forçando o povo a escolher entre um e outro é capaz de o público escolhesse Jesus pra ser crucificado e libertassem o bezerro, afinal o bezerro poderá ser alimentado e engordado para um futuro abate. 
O público financia. Somos nós quem pedimos e aderimos e somos os mantenedores das corrupções. É fácil criticar o político pela vida pública devassa, mas difícil é olhármos para nossa vida privada corrupta e admitirmos ou mudármos nossa atitude furtiva, homicida e destrutiva de todos os dias que nós possuimos em nossos palavras, pensamento e atitudes. Vemos na Bíblia que em um determinado momento o povo hebreu liberto do Egito se corrompeu e caiu no erro da idolatria e levantou uma estátua de um bezerro de ouro para adorá-lo e fazê-lo de seu deus. Rebaixaram o Deus que os libertou do cativeiro e ofereceu sacrifícios a esse ídolo bezerro. Depois de um certo tempo cordeiros foram sacrifícios para Deus. Esses representavam o Messias que viria. Jesus, o Messias, sendo Ele o verdadeiro cordeiro sem defeito, é sacrificado para salvar o ser humano e toda a criação. Dois mil e poucos anos depois o ser humano usa bezerros/cordeiros para brincar de amarrá-los e dominá-los e alguns desses seres humanos acabam sendo idolatrados. Eu como cristão só posso berrar como um bezerro, como um profeta no deserto contra o comportamento humano o qual expõe a corrupção e que mostra que todos nós carecemos da glória de Deus. E que Jesus, a mais elevada expressão de amor, o amor pleno, o cordeiro que nos amou primeiro, nos ensine a viver com Deus e o todo: conosco mesmo, com o vizinho e os demais seres vivos .

Por Cristo Jesus, o Cordeiro que morreu e ressucitou
Jorge Tonnera Jr.
Amém!!! Aloha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...