sábado, 20 de agosto de 2011

Chuva em lua e a maior reserva de água encontrada no universo.

 
A cada dia recebemos notícias, e algumas dessas se referem a coisas que vão além do nosso alcance, ainda que se expliquem fica aquela sensação de algo majestoso e nos deixam impressionados. Se perdermos essa capacidade de ficármos impressionados não sei o que acontecerá. Ou melhor, até creio que sei, pois já está acontecendo. Muitas pessoas perderam a sensibilizadade para com a organização da vida. A ecologia mental nos nos desafia a nos enxergar diante da amplidão da vida e nos integrar na rede do EU-OUTRO-MUNDO.
Duas notícias miraculosas divulgadas no mês passado praticamente na mesma semana tendo em comum a água como centro da notícia e a magnitude dos sistemas me empolgaram e me impressionaram. A primeira notícia foi a de que uma Chuva cai de uma lua de Saturno e chega àquele planeta. A outra notícia se refere a descoberta do até então maior e mais distante reservatório de água no universo conhecido, que se situa ao redor de um quasar.
 

Para mim a água é algo tão fantástico que ela simboliza muito bem o Senhor Deus. É tão necessária para nosso corpo que poderia comparar ao amor. Ao mesmo tempo isso nos remete ao pouco caso que fazemos dela, assim como com o Um Deus. Tais fatos que ocorrem no universo nos lembram que o caminho percorrido das condições de existência de um ser vivo é dramático, milagroso e interconectado, um conjunto de forças e situações que funcionam. Nós que carregamos uma presença mínima e insignificante de água que existe somos exemplo do milagre da existência e da continuidade, da rota da vida, e da semântica da ecologia. O universo é dinâmico e tem tantas forças atuando em conjunto de maneira milhares de vezes maiores que aqui que essas coisas nos elevam a uma alegria de ser um todo e nos mostra o explendor de infinitas possibilidades que Deus dá ao todo do tudo que existe.
Mas no final das contas essas duas notícias me parece que nos dá uma mostra de que o show nem começou realmente, e apenas estamos nas preliminares. O que nos cabe em termos de vida perante a operância desse universo deve ser muito grande. Nesse sentido Deus parece não ser tão discreto.rsss  

Jorge Tonnera Jr.

Leiam abaixo as notícias na íntegra .

28 / 07 / 2011 Chuva em lua de Saturno explica mistério de origem da água no planeta

Um mistério de 14 anos, a origem da água na atmosfera de Saturno, foi explicado pelos cientistas nesta semana após uma análise de uma das mais de 60 luas do planeta: Encélado. O satélite recoberto de gelo “chove” no planeta abaixo, afirmam os pesquisadores.

Há quase uma década e meia, os astrônomos investigavam a origem do vapor de água na atmosfera de Saturno. Agora, o telescópio espacial Herschel observou um verdadeiro anel de vapor em volta do planeta, com um formato consistente com a órbita de Encélado.
 
É a primeira vez que algo do tipo é observado no Universo. Nunca antes foi detectada uma lua capaz de alterar a composição química de seu planeta.
 
O sexto maior satélite de Saturno, Encélado é muito estudado por ser um dos melhores candidatos no Sistema Solar para abrigar vida. Com sua superfície recoberta por gelo e intensa atividade vulcânica, a lua derrama cerca de 250 quilos de vapor de água por segundo. Cerca de 5% disso acaba caindo no planeta – o resto ou se perde no espaço ou se congela nos anéis de Saturno. (Fonte: G1)

Descoberto maior reservatório de água do universo 22 de julho de 2011


Concepção artística ilustra um quasar similar ao encontrado pelos astrônomos, onde havia quantidades gigantescas de vapor d'água. Gás e poeira formam .... Foto: Nasa/ESA /Divulgação Concepção artística ilustra um quasar similar ao encontrado pelos astrônomos, onde havia quantidades gigantescas de vapor d'água
Foto: Nasa/ESA /Divulgação

Duas equipes de astrônomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água já detectado no universo. A água, equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água do oceano do mundo, envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.
Astrônomos já haviam detectado vapor d'água, que é um sinal importante para investigar o universo, em outras partes do universo, mas não em tanta quantidade. "É uma demonstração de que a água está por todo o universo, ainda que em tempos mais antigos", avaliou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da Nasa, em Pasadena, Califórnia.
Quasares são objetos brilhantes e muito distantes no universo. Estão localizados nos núcleos de galáxias e são abastecidos com a energia de buracos negros. O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 bilhões de vezes mais massivo que o Sol e produz energia superior à energia de trilhões de sóis.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5256514-EI301,00-Descoberto+maior+reservatorio+de+agua+do+universo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...