
Nesse ano houve umas manifestações um pouco diferente do que o costume de levar ramos.
A comunidade católica do bairro Aventureiro em Joinville, ao invés de ramos terão mudas de árvore doadas pela Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente). A iniciativa promovida pela Fundema como parte do programa "Adote uma Árvore" doou 500 mudas para a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis receberam junto com a sua muda informações de como proceder na hora de plantar e com um formulário de cadastro, a Fundema visitará as residências para acompanhar o desenvolvimento da planta.

Essa troca dos ramos por mudas para plantio foram bem coerentes e interessantes, pois há um símbolismo muito grande que podemos observar. Ora, Hosana, é um clamor que pede e glorifica a Deus a seguinte mensagem: “SENHOR, VEM ME SALVAR! LIBERTA-ME! DÊ-ME ALEGRIA! Em Cristo recebemos tudo isso, e aqueles que vivem segundo o ensino de Jesus Cristo e estão nele devem usar essa liberdade e salvação em favor do todo. Jesus disse para sermos sal e luz dessa terra. O meio ambiente é reflexo de quem somos. Nossa atitude para com o que nos está a volta indica o que temos interiorizado. A pessoa que vive com Deus é comparada a uma árvore, segundo a Bíblia. Também Jesus nos lembra que somos ramos enxertados nele. Além disso, o Reino dos céus se assemelha a uma árvore que cresce da semente. Plantar árvores não é um simbolismo qualquer; é dar condição de vida, condição de existência pra nossa vida e a de tantos outros seres, sejam vegetais ou animais ou fungos e microorganismos, cujas árvores são receptáculos de vida alicerçando uma intrincada relação próspera que produz serviços ecológicos diversos, uma grande comunhão. Por isso também vemos a figura da árvore ao longo da Bíblia, mas em dois momentos ela é particularmente ligada a permanência da vida. Primeiro no Gênesis, a Árvore da vida assegura o homem viver, depois só voltamos a vê-la no Apocalipse, como mantenedora e vital para se viver bem. Deus escolheu muito bem entre toda a sua criação o que simbolizasse Ele enquanto o Provedor de nossa existência e mantenedor eterno de nossa vida. Só Ele é nosso Criador e assim tão somente Ele pode nos firmar na vida e nos fazer permanecer vivos. Jesus é a Árvore da vida. A árvore tanto no Genesis quanto no Apocalipse tipifica e simboliza justamente ele (Jesus), que é a ressurreição e a vida. Ele que entrou em Jerusalém para morrer a nossa morte e nos dar acesso a vida. E ele que nos manterá para sempre junto a ele.
Jorge Tonnera Júnior
Glórias a Jesus Cristo, a Árvore da vida
Essa é a boa nova para todos que estão nesse planeta.
Fontes das notícias:
http://www.jusbrasil.com.br/politica/6865318/geral-missa-de-domingo-de-ramos-tera-doacao-de-mudas-de-arvore
http://www.180graus.com/porto/domingo-de-ramos-autoridades-planta-arvores-em-campanha-da-fraternidade-confira-419370.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário