quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A ética do Reino do céu e a sustentabilidade da Terra

É chegado o Reino dos céus! Clamava o Rei (Jesus) e seu arauto (João, o  Batista).
Mas o que se pregava a respeito desse reino e que tipo de pessoa faz parte deste reino?

Através das parábolas e do sermão do Monte, Jesus nos mostra a compreensão desse sentido de vida. Jesus nos leva a superar a lógica do "EU". Ele pregou um reino de paz e justiça com seu amor. Pregou a lógica da
convivência e não da concorrência, a prática da cooperação, a vida benevolente dentro da mesma comunidade terrenal, uma vida mutualística, a satisfação do outro, o cuidado com a acumulação e apego material, o conhecimento acerca da natureza (o conhecer local), a comunhão (união no comum), a
benevolência etc.

 Nas relações estão os desafios para uma vida. São nessas relações que ocorrem efeitos que levam uns aos outros a se degradar e a degradar o outro e a natureza que nos cerca, prejudicando o meio ambiente e assim voltando a degradação para nós, construindo um ciclo de desgraça.  

 
Precisamos de NOVIDADE DE VIDA! 
Assim como na parábola da semente de mostarda, em que Jesus procura explicar o Reino dos céus por meio da comparação com a menor semente local, que acaba originando uma planta surpreendemente muito maior que a própria semente (Mateus 13:31-32), às vezes em gestos pequenos encontramos muito amor. Podemos perceber benevolência em simples gestos na nossa vida, seja em cuidar de uma horta, ou até mesmo no cuidado com o lixo, participar de formas de economia solidária, buscar soluções e decisões que levem em conta a vida como um todo, observar as realidades envolvidas, a divisão do lucro, educar o próximo etc.

A presença de pessoas que entram no Reino pressupõe uma sociedade justa, e assim uma vida mais viva, mais respeitável, mais atenta às necessidades reais, e com isso um meio ambiente acessível e sustentável
e, por fim, um planeta-casa (verdadeiramente).

Quando vier o Reino em sua totalidade visível o cidadão do céu que viverá nele é aquele que experimentou as boas aventuranças que Jesus pregou no monte, é aquele que preferiu o amor ao ódio, são aqueles que repartiram o pão e viveram em comunhão, aqueles que amaram a Deus em primeiro lugar e o próximo como a si mesmo.

A vida é objeto da pregação de Jesus e seu reino. A nossa vida deve ser um culto a Deus.
Jesus ensina o que mais falta no projeto de vida dos seres humanos: Amor.
A corrupção do homem e a degradação do meio ambiente são causados por falta de amor. O ser humano acaba sendo movido por ganância a amontoar terras, a desprezar pessoas de um dado lugar, suprimindo serviços ecológicos, exaurindo pessoas, matando, roubando e destruindo etc...

"Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente", escreveu Paulo apóstolo (Romanos 12:2).
Uma nova concepção e visão de mundo Deus nos dá através de Jesus.
Devemos rever as relações e tomar a iniciativa de projetarmos esta vida de Cristo (cristã) nas relações desse mundo.

Para meditármos na Palavra do Excelente:

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". (Mateus 6:33)

..."porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém"! (Mateus 6:13. )

"Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração". (Daniel 4:3)

"Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". (Mateus 6:10)













Pensando no Reino,

Jorge Tonnera Jr.
Biólogo educador ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...