quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Crianças, o Reino e a Sustentabilidade

"Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus". (Mt 19,13-15)

Em um momento muito curioso Jesus estava junto a várias pessoas e alguns trouxeram suas crianças. Os discípulos vendo isto acharam desnecessário e não queriam que as crianças adentrassem no momento em que eles estavam com Jesus. O que os levou a isso? Talvez por acharem que elas seriam incapazes de ouvir Jesus. Talvez por acharem que elas não tinham importância frente a presença do Salvador. 
Independente de quais motivos o levaram a tomar tal atitude perante o Cristo, talvez uma das suposições que possa vir à mente de muitas pessoas é que, talvez os discípulos achassem dentre outros motivos, que aquelas crianças incomodariam com suas brincadeiras.


É sabido já faz tempo que brincadeiras fazem parte do mundo infantil, e são muito importantes para o desenvolvimento do ser humano. Tal importância não se dá apenas pelo fato de influenciar aquilo que cremos nitidamente (mundo visível e concreto), mas também aquilo que imaginamos de maneira distante, dada nossa capacidade de construir mundos em nós, ou seja, que existem em nossa mente. E por fim também elas acabam exteriorizando aquilo que pensam.
 
O que criamos ou desenvolvemos em termos práticos representa aquilo que somos. Percepções, intenções e conceitos circulam junto das idéias e logo cedo o ser humano percebe que os seres vivos dependem de fatores como água, ar e alimento para viver. Da mesma forma a criança sente a falta de alguma necessidade em algum momento, ao chorar e pedir manifestam sua necessidade. Questionam por que o céu é azul, fazem perguntas inusitadas, aparentemente bobas, mas que deixam muitos adultos sem saber responder etc. E é no brincar (momento mais familiarizado nos dias de hoje com o infantil) que a criança aprende intuitivamente, por exemplo começa a se auto-conhecer, conhecem seu corpo e a importância dele, integração com outros componentes, percebem como é bom a integração com outras crianças, bem como com o mundo físico, aprendem a harmonia das relações, respeito às regras, construir coisas e pensamentos, percebe noção de espaço, noção de tempo, cooperação, manter boa conduta, percebe justiça e comunhão etc.
 
Além disso a brincadeira oferece a oportunidade de despertar e
desenvolver a criatividade. Característica fundamental da existência humana. A criatividade é um dos fatores que podem nos ajudar a levar a novos rumos, a mudar padrões e conceitos, sair de paradigmas. Queremos reproduzir coisas que projetamos na mente, assim a criatividade está inserida no campo da sustentabilidade. Num momento em que o homem precisa de idéias para sustentabilidade e desenvolver-se sem degradar a vida, idéias utópicas ou simples poderão nos ajudar a nos relacionar melhor com o meio ambiente. 

A medida em que o mundo promove o desenvolvimento a qualquer maneira, nos dias de hoje só será possível chamar algo de "inovação" aquela idéia, conceito, tecnologia etc que for sustentável.
A partir de um entendimento da realidade finita de nossa vida e do nossa planeta, sustentabilidade pressupõe criatividade, pois para lidar com as numerosas e complexas variáveis que se interrelacionam e como
são arranjados é necessário um bom desenvolvimento da mente e das relações humanas consigo mesmo, com o próximo e com o ambiente, bem como demais formas de seres de vida. Tudo isso começa no despertar do sujeito, a infância. A criatividade acaba sendo uma habilidade pré-requisito.

As crianças são sensíveis e a percepção que elas tem às vezes é única. Isso me lembra uma história interessante sobre uma criança e um adulto e um quebra-cabeça:
Certo dia um pai estava tentando descansar um pouco em sua sala numa tarde de Domingo, enquanto o seu filhinho o incomodava dizendo: "Papai, eu estou enjoado." Então o pai, tentando inventar um jogo, descobriu a imagem de um globo terrestre em uma folha de jornal. Ele picotou a página do jornal em mais de 50 pedaços e disse: "Filho, isto aqui é um quebra-cabeças. Quero que você o monte para mim". Ele deitou-se no sofá para dar uma cochilada, pensando que teria pelo menos de uma hora e meia a duas horas de sono sossegado. Em pouco mais de 15 minutos, o menino veio a ele e disse: "Papai, terminei. Montei o seu quebra-cabeças." "Você está brincando," disse o pai. Ele sabia que o seu filho não conhecia geografia o suficiente para saber onde colocar as nações do mundo no seu devido lugar. Admirando o que o menino fizera, ele perguntou: "Como é que você fez isso, meu filho?" O menino respondeu: "Papai, aqui atrás do quebra-cabeças há a figura representando Jesus e quando eu coloquei as partes dessa figura no lugar certo, o mundo ficou legal, está tudo certinho."
Criamos muitas coisas, coisas estas que nascem com determinada utilidade, mas que às vezes acabamos encontrando nova forma de uso, em outras palavras Reutilização, mas o caso é que tudo isso nasceu da criatividade, a qual muitas vezes nasceram na infância, por meio das brincadeiras. O ecodesign está aí para nos surpreender e mostra-nos a importância da criatividade. A mente da criança é capaz de criar um carro solar e por aí vai. Lembro-me quando eu era 
criança e tinha vontade de criar coisas, carros voadores, robôs, invenções fantásticas, queria eu ir para o espaço, achava que combinando líquidos de cores diferente aconteceria uma coisa interessante. Gostava de olhar as formas dos seres vivos. Não havia suporte científico, mas intuitivamente esperava que poderia mudar
as coisas e o mundo. 
 
Nos ajude a sermos as pessoas do seu Reino, Senhor Jesus, e
abençoe Deus as crianças do nosso tempo,
e que nos ajude a cuidarmos delas. Amém!!!!

Jorge Tonnera Jr.
Biólogo educador ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...