sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A conspiração do Natal


Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,14-15).
“Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco” (Is 7,14)

Chamado de "Proto-Evangelho", o texto de Geneses 3, 14:15 é o "gérmen de todas as promessas futuras". A geneses de todas as revoluções. Já Isaías confirma, atualiza e dá um fôlego na esperança dos seus contemporâneos, e deixa mais claro a ideia de Geneses. Acima disso, essas duas
profecias revelam também que o fato de que  revela um Deus que interage ao extremo na sua criaturas. Embora é Deus o caminho, a ideia, o propositor e o Salvador, Ele confere e dá a mulher papel preponderante na mudança do mundo. Sim, o texto diz que, Ela, a mulher, traz dentro de si o gene da manifestação da glória do um Deus, o seu criador da mulher e da humanidade. E ao mesmo tempo da o papel a humanidade, diferentemente d eoutros textos os quais reservam ao homem pepéis centrais para a humanidade, este é a mulher que representa a humanidade  como sendo a criação ela propria a humanidade tambem responsavel por participar do trazer a salvação a Terra. NOvamente repito aqui que Não por seus esforços, mas por iniciativa e misericordia e amor de Deus. TAl como Paulo diz ... não por obras para que ninguem se glorie, mas é dom de Deus. O homem não pode se achegara  Deus. Essa é a diferença de Deus para as religiões. Estas são parte do desejo humanod e se religar a Deus,estas são as respostas do homem ao desejo de estar com Deus. Sâo nulas. Jesus Cristo é a resposta de Deus ao homem diante do desejo dele (Deus) estar com o homem.
Bom, passam-se os anos, impérios levantam, caem, e levantam-se outro, um após outro. e eis que em torno de .......(ano), agora quem domina o mundo é o Império Romano, império que ocupou ..... Km do planeta e dentre tantos territórios é detentor da Terra de Israel e de seu centro religioso, Jerusalém, ou também conhecido Cidade da paz,  onde um povo que cria num único Deus era cerceado por um sistema operante que limitava a vida das pessoas, oprimia e roubava, matava e destruía sonhos. O clero religioso esforçava-se para mostrar uma pureza inalcansável a qual nem eles eram. Sendo eles sujos por dentro se pintavam de branco por fora para aparentar importância, status e honra, cegos guiando cegos. Já A política não se preocupava com ética. Negava o pobre e a vítima. Um mito de um político que liberta-se esse povo dos romanos foi colocado diante do povo. De maneira que todos esperavam um rei surgir pela crença de uma revolução externa, como se dentro de nós tudo estivesse e não importasse. O q acontecia no outro lado do mundo enquanto isso.  "A humanidade está arruinada e diante de um novo programa de dores e aflições." que se cicla. A religião local se mistura  prostitui com a política profana do império romano. O desejo de ser puro sendo profano caminham, grupos excluídos se limitam aos seus guetos, divisões, revoltas, pobreza, seitas fervecentes, cansaço, senso comum que aprisiona, vergonha, tudo isso é um mini-cenário local que revela faceta de uma humanidade caída, que expressa a ignorÂncia de toda a humanidade, de sentimentos comuns a todo ser humano, independente de crença, cor, etnia, ou lugar.
Uma agenda de degradação ond eo homem é autor exclusivo e individual de sua história. O ser humano se esvaindo, dominando e sendo dominado, cada vez se deslocando em um eixo em oposição a tudo q se chama Deus (  ), 
enaltecendo seus próprios nomes pessoais, impérios, valorizando "o esforço, o material, o consumo, a individualidade, o prazer pelo prazer, e a superação por conta própria, uma crença que cresce de fora pra dentro. Seja os pobres, seja os ricos, os mesmos desejos, e não há resolução em inverter a posição dos atores sociais, pois o oprimido logo se torna opressor.(   )
É nesse cenário que adentra no mundo o primeiro som do Evangelho, o choro de um bebê. Era Jesus. Era Deus enaltecendo a humanidade. Jesus, O impacto ambiental. Era Deus se esvaziando, e rumando a sua agenda, o seu programa de vida, de libertação, de cooperativismo, de colaboração ele mesmo se deslocando em direção ao homem contrapondo as próprias crençãs humanas de "meus p´roprios meios", de esforços humanos de querer ser deus ou de se achegar a Deus. Era Deus quebrando o paradigmas por meio de ser um paradoxo vivente. Era Deus levando as últimas a sua conspiração iniciada da profecia do Geneses. Era Deus clamando, era Deus rindo, era sua revolução. Estava implantada na terra a chegada de um Reino dos céus, um reino d ejustiça, paz e alegria, onde se preserva a identidade, se compartilha dividindo, onde se vive pelo outro, onde todos são iguais mas diferentes, onde um não anula o outro nem autofaga o pequeno por favor, onde se cria relacionamentos duradouros e eternos, onde se esvazia para encher, onde se completa no outro, onde o amor é o diretriz, princípio, fim e meio e  objetivo da economia, diretriz da cidade, princípio do trabalho, formador de culturas, faz da justiça e do direito verdade, promove saúde, faz encontros e liga a cada criatura ao seu ambiente e aos demais seres (ecologiza), ensina e educa, divide deveres, e confia autoridade, poder, dons e talentos, o qual anos mais tarde seria confirmado e gritado no deserto por um homem que era nada menos que o verdadeiro sumo-sacerdote de Jerusalém, mas que foi levado para o deserto pelo próprio Deus quando ele próprio Deus se viu ultrajado pela nojeira religiosa de homens que se associavam a um império e faziam politicagem com o que era santo. Assim o proprio Deus sai do templo de Jerulasém e se refugia no deserto em protesto e como protesto despojou seu sumo-sacerdote de roupas sacerdotais, pois esta foi usurpada pelos falsos sacerdotes, assim como despojou a comida própria dos sacerdotes, pois os falsos sacerdotes roubaram do verdadeiro sumo. É levado para o deserto para abrir caminho para o Verbo de Deus projetar para todos verem esse Reino.
A conspiração do Natal profetizada pela notícia de que Da semente da mulher sairia um que esmagaria a cabeça da serpente"Em certo sentido, é aplicável a toda nova criação que aceita caminhar com Cristo o caminho da reconciliação de todas as coisas, visto que, pelo quando operamos e ministramos amor uns aos outros conforme Cristo nos mostrou, estamos continuamente destruindo os planos da serpente". Assim também por isso mesmo "A serpente será inimiga da mulher por toda vida. " Será inimiga de tudo o que gera vida, pois o diabo veio para matar, roubar e destruir tudo que se chama vida, pois ele é a negação do que é santo. Em contraposto, a mulher será sempre inimiga da serpente, pois que a mulher somos nós, a humanidade revivida e ressussitada e adjunta  à familia Trindade. A mulher é a compreensão da justiça e de como Deus é santo, revela o que é santo,Nós, que temos nossa identidade nessa Trindade geradora de vida, que nos faz sermos co-criadores, desenvolvedores e potencializadores de tudo que manifesta vida pisamos na serpente todas vez que religamos relacionamentos, operamos e ministramos vida, restituímos e cosntruímos vidas, pessoas, lugares, ideias, culturas, economias, ecossistemas.
A linguagem do natal é de chegada, como se um desconhecido conhecido batesse na porta e pedisse para residir um dia na sua casa. Podemos compreender a Biblia com a exposição desse desconhecido conhecido revelando quem ele é e por meio disso me revelando quem eu sou, bem como ensinando justiça para um mundo injusto.
Toda grande transformação na humanidade é antecipada por uma profecia. Que assim seja , o Natal, a profecia relida todo ano de um Reino de boas novas já começado pelo Messias, o Um Deus que se fez criança e cresceu para morrer e revelar o Um Deus que ama como caracterizado em I Corintios 13. É perdoador, tudo sofre, tudo espera, .....
 A profecia da semente da mulçher Esta é realmente a primeira profecia da biblia,e toda a Bíblia gira a partir dela e nela. E espera porque nos perdemos de Deus.
"O grande castigo que aparece no texto de geneses como consequencia da crença em crescer e ser Deus será a perda da familiaridade com Deus". A perda da família Trindade. Sendo o homem a imagem e semelhança dessa família que se chama Deus, o Deus trindade, nos tornamos desmontado, desmembrado de si mesmos e de Deus quando preferimos ser uma " não família" e a parte, um deus de si mesmo e promovemos mortes por meio de olho por olho, roubamos tirando oportunidade do futuro, negamos a vida do presente não repartindo recursos com o próximo, disputando quem terá mais, acumulando, não dando direitos, corrompendo o próximo, iludindo e sendo iludindo. Só um câncer cresce e chega a um nível que o corpo não consegue suportar e mata o próprio corpo. Em contraposição a essa tendência e esse movimento de entropia e degradação,
a solidariedade de se chegar a uma terra comum onde se possa compartilhar a vida e Deus e se tornar uma família só, Deus e o homem, O Deus Trindade (O Deus família, o Deus copmunidade) e o homem sociável, sociedade, o homem comunidade, o homem ecossistema é a conspiração do Natal, o Reino dos céus implantado, a boa notícia de que Deus está conosco e é um conosco. Foi isso o que Deus quis iniciar com Israel para que em Cristo toda as famílias da terra fosse bendita e fossem também um com Deus.
A Promessa é anunciada a salvação. A nós cabe vive-la e anuncia-la diariamente até a (re)volta do Cristo, Deus encarnado, Verbo que se anuncia, se comunica, dialóga e se joga na comunidade humana, a abraça e a coloca debaixo de suas asas como uma galinha.

Amém!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...