quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Deus evidente. Ele, eu, nós e o todo. Uma crônica de São Francisco de Assis e eu.

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (I Coríntios 13)
O verdadeiro cristão vê nos elementos do meio ambiente, sobretudo os seres vivos, expressão da glória de Deus. Nós chamamos Deus de o Deus vivo. Tudo que aponta para a possibilidade de vida aponta para o Deus vivo. A imagem e semelhança de Deus,que é o homem, deve ser um ser integral, assim sendo compreender-se como um meio ambiente dentro de outro meio ambiente, ao mesmo tempo parte que forma uma unidade, um corpo vivo formado por eu, o outro, o ambiente e Deus. Somos chamados para sermos desenvolvedores da vida e co-criadores com Cristo. O que posso dizer do que não se encaixa nisso? A verdade é que as crenças que se referem a não ausência de Deus ou ainda as crenças que se referem a transformação de algo em Deus, ou ainda a divinização das leis físicas do universo (fé impessoal) não podem celebrar a realidade da vida, realmente. Jesus é o Caminho encarnado, o próprio Deus que se achega a tudo o que ele mesmo criou. É o Deus da vida que se achega ao meio ambiente criado, que vem reidentificar e resignificar sua imagem e semelhança (o homem), diante da sua natureza. É o Deus encarnado que participa da história da vida e é a própria celebração da vida em pessoa.
Desde pequeno eu admirava e me encatava com a ecologia e o cuidado com o meio ambiente. Algo de dentro pra fora me levava a esse sentimento. Como adulto, Quando ainda na faculdade de Biologia essa admiração se completou, sobretudo porque foi ali na sala de aula que fui vendo cada vez mais como havia um Deus que abarcava toda a vida. Foi nessa época que minha fé foi se firmando. Ainda hoje me mantenho na fé de ser cristão, mas esta fé foi se desenvolvendo, minha salvação vem se desenvolvendo. Há anos atrás vi o Verbo que encarnou. Pouco tempo atrás vi Jesus lavrando a terra logo depois de ressucitar. Hoje vejo Deus no lixo, comigo e com os oprimidos. "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Diferentemente da visão de determinadas filosofias humanas que divinizam seres vivos, ou o próprio planeta, pois que não conseguem ver a realidade de uma maneira complexa e sistÊmica, antes compartimentam as coisas, vêem separadamente as coisas, posso ver o Deus da vida. Sou grato a Deus pela vocação que ele me deu, ser biólogo, mas ao mesmo tempo poder fazer outras coisas, sou grato por trabalhar com o lixo, sou grato por nesses quase dois anos ter encontrado pessoas em quem posso me conectar e criamos vínculos. Sou grato porque o Reino dos céus é como uma semente de mostarda e eu vi isso ontem com minhas duas irmãs do coletivo do qual eu também faço parte, o Igrejas Ecocidadãs.

Acerca disso tudo só me resta lembrar do que Paulo o apóstolo dos gentios disse:

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor". 1 Coríntios 13:11-13.

 Prosseguindo no altar do Cristo Deus vivo,

Jorge Tonnera Jr


Adriane Pires Maia e Priscila Machado. Esqueci de citar vocês. Bom ser do Caminho. Bom inclusive por caminhar com vcs. É quando encontramos pessoas no Caminho que nos fazem olhar e ver que somos um coletivo pelo simples fato de sermos cristãos. É quando encontramos pessoas como vcs que eu posso olhar e ver que nossa escolha de vida, de fé, é a escolha certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...