domingo, 16 de setembro de 2012

O Primogênito da Ecologia

O Primogênito da Ecologia   
por Jorge Tonnera Jr.

Eu sou o primeiro e o último. Todas as relações passam por mim. Sem mim nada do que existe se fez, pois que sem relações nada existe.

Primeiro era o Verbo. A começar era o Primogênito da Ecologia, aquele que a tudo faz subsistir nele.
O Verbo fez o céu e fez a terra, e do húmus, dessa terra criada fez um ser orgânico interdependente dos seus e dos demais organismos, que compartilha no tempo e no espaço seu próprio corpo com outros seres vivos e ambiente. Tal ser orgânico criado foi feito a imagem e semelhança do Primogênito da Ecologia. Foi cahamdo de Adão, ou seja, feito da terra.

O Verbo se fez terra, e do húmus já organicamente estável sucitou sair de dentro de um útero de uma  descendente de Adão.
Saiu e tocou a terra, O Verbo se fez Filho, Filho do homem se intitulou, Filho da terra, pois que homem é terra. Molhou seu cuspe com a terra e curou um cego. Com seu modo de viver, com seu único mandamento que não anulava lei, mas cumpria em essência o que Deus escreveu há muito tempo para que fossem justos com a terra e com o homem e mulher e os demais seres, incomodou o sistema que se via no alto. A elite que oprime do homem ao ambiente e joga homem contra si próprio desestruturando sua casa, comunidade, ambiente.


O Verbo fez a Casa, O Verbo se fez casa e Ele fez parte da casa e tabernaculou conosco, mas o sistema de destruição que desestrutura elos relacionáveis não se agradou, não o conheceu e nem o reconheceu, não tendo parte nem memorial com o Verbo, mas a todos que o reconheceram e que escolheram Ele como morada e abriram a porta para ele, ele habitou no meio desse, ceiou e se estendeu como oposição ao sistema de destruição a partir das casas daqueles que o acolheram.

 Da árvore que o Verbo fez nascer pela terra esta foi transformada em objeto de opressão pelo sistema de destruição socio religioso militar  para o levantar acima da terra. O Verbo se deu como oposição à violência e para que todos vissem e soubessem que "Ele é" (Eu Sou).

O Verbo se doou, foi crucificado e morto pelo sistema de destruição. Do buraco que foi sepultado fez abrir um relacionamento triunfal, uma reconciliação. Um não à morte e a cultura que exaure tudo que permite a manutenção e sustentabilidade da vida. Seu levante é o penhor de que há um mundo em desenvolvimento a se tornar um ecossistema clímax, em que todos viverão em comunidade sustentável por intermédio do amor. O Verbo nos ensinou que o amor é um nível de relacionamento que abrange o todo. Dentro dessa boa nova o homem conhece a Deus e assim passa a se conhecer e consequentemente conhece o próximo e a criação, o jardim e tudo que nele há.

O Verbo e seu lavrar a terra ao sair do túmulo que lhe permitiu ser confundido com um jardineiro não foi uma confusão, mas sim uma confirmação de que tão logo haverá de vivermos em uma cidade jardim ou um jardim cidade, e que nunca mais serão levantadas cidades Enoques homicídas "Faça Do Nosso Jeito"...

O Primogênito da Ecologia é o Deus que não abre mão do que criou, mas permite a história da criação ser participativa, e que nós enquanto imagem e semelhança do Primogênito da Ecologia nos faz aperfeiçoar e desenvolver o meio ambiente. E enquanto essa cidade nova não existe somos convocados a sermos, nós todos os cristãos, uma eucaristia, um elo de ligação entre o céu com a terra, um cristo vivo, reconciliando a vida em todos os seus elos e relacionamentos, sejam aqueles relacionamentos de dentro pra fora com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com o ambiente e demais seres vivos.

Amém...
Ora vem, primogênito da Ecologia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...