quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A cor de Adão e a ecologia humana em "Um herói do nosso tempo"

"Um herói do nosso tempo"(Vas, vis et deviens) é um filme que ganhou o prêmio do público do Festival de Berlim em 2006, e é sobre a vida de um menino negro cristão, que vive na Etiópia e se passa por judeu a fim de ir para Israel. Sua mãe o manda, pois os etíopes judeus poderiam ir para Israel de acordo com a Lei do retorno, que permite qualquer judeu de qualquer país retornar a Israel e lá estabelecer-se. Conhecidos como Falashas, os etíopes judeus são da linhagem do Rei Salomão e da Rainha de Sabá. Eles foram os responsáveis pela lei mosaica na Etiópia. Mais tarde muitos deles aderiram ao cristianismo.
O menino vira Scholomo (Salomão), seu novo nome judeu. Uma cena que vale destacar é quando ele tenta tapar o ralo enquanto toma banho, pois vê que ela está indo embora em forma de desperdício e não entende como se pode desperdiçar assim a água, escassa na Etiópia. E, depois de adotado, mesmo tendo uma cama, ele dorme no chão e ao chegar na escola, a primeira coisa que faz é tirar os tênis e sentir o chão, que o lembra de sua terra.
Scholomo sofre preconceitos racial, étnico e religioso. Sua mãe beija e lambe seu rosto para mostrar aos pais e alunos da escola que Scholomo é saudável e que não tem nenhuma doença da África.
Scholomo, recebe o B'nai Mitzvá,  o que o torna um "filho do mandamento", sendo, assim, responsável pelos seus atos.
Acompanhamos o romance de Sarah (judia branca) que se apaixona pelo jovem Scholomo. Ele decide participar de um debate sobre os conhecimentos da religião judaica para provar ao pai de Sarah, que a cor de sua pele não era problema para sua religiosidade. O tema do debate é a cor de Adão e o que ele representa no judaísmo.
Um jovem judeu vai advogar que seria branca a cor de Adão e os filhos de Caim seriam negros e o seu destino seria a escravidão, citando a Bíblia.

A resposta do primeiro jovem sobre a cor de Adão é a seguinte:
“Adão foi criado à imagem de Deus e a cor escolhida foi a branca. Todos os hebreus estavam em pé. Depois do dilúvio Noé e seus filhos saíram da Arca. Noé amaldiçoou a descendência do seu filho Ham e o filho deste, Canan, dizendo: Maldito seja Canan; que seja escravo do seus irmãos (Gen 9,25) Cusch filho maior de Ham recebeu outra maldição: alguns discendentes de Ham terão a pele negra. Assim Cusch se tornou negro e dele nasceram os “cuschim”, a gente negra da Africa. E foi assim que os descendentes de Ham se tornaram escravos e negros.”

E a resposta do protagonista do filme é essa:
“No princípio era o Verbo. Deus criou a terra e a vida, dando à palavra um sopro. Deus confiou em cada homem, deu a cada um a palavra para que fosse um sopro pessoal, maravilhoso, diverso, profundo, humano, interpredando-o.
O nome Adamo vem da palavra hebraica “terra”, adamah. Deus criou adão com a terra, com a creta e a água. Deu-lhe o sopro, maravilhoso, como a palavra. Adão nasceu desse modo.
Adao é da cor da creta, vermelho, como os indios.
Adão não branco nem negro, mas vermelho.”

Scholomo defende a tese de que Adão surgiu do hebraico adom, que significa vermelho, de dam, que significa sangue e de adamá, que significa solo vermelho, o tipo de solo existente na África. E, portanto, Adão não é branco nem negro, mas sim, vermelho, como Sarah chama Scholomo, pele-vermelha.(Wikipedia)

Scholomo se lembrou que não era para ler a letra e sim a essência contida na Palavra. Fantástico!

Como a Bíblia não é um livro morto, mas é letra viva, colorida da vida e colore nossa vida conforme a  experimentamos.

Glórias a Deus. Jah é o Único!




Fontes:
Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Va,_vis_et_deviens
www.abiblia.org/artigosview.asp?id=58
recantodasletras.uol.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...