quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Amando Deus e o nosso próximo através do cuidado da criação

Qual a maior expressão prática de uma vida em Cristo? Nosso amor ao Criador e ao nosso próximo. Isto resume toda a Lei e os Profetas (Mt 22:35-40).
E você já parou para pensar o que o cuidado com o meio ambiente tem a ver com o amor a Deus e ao próximo?

O plantio de árvores poderia ser uma expressão de amor?
Em Gana, por exemplo, o plantio de árvores está restaurando a terra, os habitats e as comunidades,ao mesmo tempo em que também está seqüestrando carbono do ar – elemento atuante principal no efeito estufa, que descontrolado gera Mudanças Climáticas, às quais produzirão problemas na mudança dos recursos naturais, deslocando seres vivos como animais e plantas, bem como seres humanos.

O que uma cisterna oferece em termos de amor?
A Tearfund é uma agência cristã evangélica de assistência em situações de desastre, e procura incentivar, inspirar e fornecer idéias práticas aos cristãos que, muitas vezes, estão trabalhando com pouco financiamento, treinamento e recursos. A Tearfund, por exemplo, ajuda na capacitação à criação de cisternas de água em locais de baixo índice pluviométrico e déficit hídrico. Destaque para seus trabalhos em Defesa de direitos e sustentabilidade da água e agricultura. A Tearfund também trabalha com a informação. Esclarecimentos são importantes e educação também é recurso enquanto ferramenta para uma vida. Uma interessante oportunidade de informação e conhecimento é o "Convivendo com a mudança climática no Brasil - Pontos de vista de três agricultores".


O amor tem espaço em uma Agenda?
As igrejas evangélicas de Rondon do Pará, PA, se envolveram na construção da Agenda 21 do município. Sabendo que a Agenda 21 é uma construção coletiva, assim sendo que envolve os interesses de outros, uma agenda de construção de cidadania, que mexe com o que se quer em termos de política, cultura, educação, saúde ambiental e humana, tudo isso em prol de um bem estar coletivo em geral.

O amor não é descartável!
O Projeto Catadores de Esperança, realizado pela Pastoral da Ecologia de Marataízes/ES, está implantando a coleta seletiva em Marataízes, incentivando as pessoas a mudar hábitos e atitudes em relação ao seu próprio lixo e ao meio em que vivem, a repensar as atividades diárias, contribuir na melhoria das condições de trabalho dos catadores ambulantes de resíduos recicláveis e acima de tudo ser solidário. A mudança necessária no ambiente em que vivemos oferece a promoção da vida por meio da solidariedade entre as pessoas e do amor e respeito à natureza, gerando inclusive oportunidade de emprego e renda para pessoas conseguirem sua própria sustentabilidade.

O amor previne contra a morte.
Em 2009, A Igreja Universal do Reino de Deus na Angola realizou, em todo o país, uma campanha de coleta de lixo. Ela mobilizou o recolhimento de lixo nas ruas de Luanda. A promoção da limpeza veio para o cuidado em relação ao fato de que muitas pessoas, sobretudo crianças, morrem por doenças causadas pelo lixo e águas paradas. Devido aos fatos históricos de guerra, hoje o país apresenta dificuldades na gestão de resíduos, que acaba se refletindo diretamente na vida das pessoas.

Amando em áreas degradadas
Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy, membro de uma congregação católica internacional, se fez presente na Amazônia desde a década de 70 junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. Além disso seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Pouco antes de ser assassinada declarou: "Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar".


."..A todos estes pequeninos fizeste a mim".

"Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes ( Mt. 25:30-40).

Aonde eu vejo a salvação em mim/você?
Aonde vejo Jesus?

Vale lembrar que não adianta fazer tudo se não tiver amor. (I Cor. 13)
Apenas faça, apenas ide, não espere nada em troca...não espere que te conheçam por isso, não espere receber reconhecimento algum, nem mesmo espere um agradecimento, não faça porque você poderá precisar depois, não faça em troca de favor nem em troca de dinheiro, faça porque AME!... IDE e AME!!!
 
Oração final

O céu e a terra serão nossas testemunhas.
 Que possamos amar, pois o Senhor nos amou, e o Senhor nos amou antes mesmo que nós o amássemos.
Ajude-nos a cada dia sermos pessoas amorosas como o Senhor, Jesus.
Obrigado Jesus. Em Teu nome. Amém!



Referências

Climate Stewards (Zeladores do Clima) http://www.climatestewards.net/cs-int-en/home.html

Tearfund
http://tilz.tearfund.org/Portugues/

Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-ES
http://www.advb-es.com.br/main.asp?link=indep&id=57&menu=7

Ultimato
http://www.ultimato.com.br/?pg=show_artigos&secMestre=2563&sec=2576&num_edicao=322

Evangelicosnews
http://www.evangelicosnews.com.br/2009/03/igreja-universal-recolhe-lixo-nas-ruas-de-luanda/

Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dorothy_Stang

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...