segunda-feira, 27 de junho de 2011

“No princípio era o Verbo": Um ensaio sobre Teoria das Cordas e o Verbo de Deus.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele” (João, 1:1-3). Certo dia lendo um artigo muito interessante do guitarrista da banda de Trash Metal, Sepultura, Andreas Kisser para o Yahoo, achei surpreendente a analogia da teoria das cordas com o som e a música, em que a teoria das cordas recebe esse nome por analogia a ideia de cordas que produzem sons. Como as cordas de uma guitarra... Sobre ela veja o que alguns dizem:


"A corda, nesta teoria, representa um objecto unidimensional que vibra. Do mesmo modo que as diferentes vibrações das cordas de uma harpa estão relacionados diferentes sons, aqui a cada vibração está associada uma energia, ou uma massa, ou uma carga, etc.. Assim, diferentes vibrações "produzem" diferentes partículas
"fundamentais". As propriedades da partícula "criada" estão inteiramente descritas pela vibração da corda (ou cordas) constituintes. Pode-se, então, criar aqui um paralelismo entre Física fundamental, som e música. De acordo com a teoria, todas aquelas partículas que considerávamos como elementares, como os quarks e os elétrons, são na realidade filamentos unidimensionais vibrantes, a que os físicos deram o nome de cordas. Ao vibrarem as cordas originam as partículas subatômicas juntamente com as suas propriedades. Para cada partícula subatômica do universo, existe um padrão de vibração particular das cordas e são os diferentes padrões de vibração dessas cordas que determinam a natureza de diferentes tipos de subpartículas. O universo sendo composto por um número enorme dessas cordas vibrantes, assemelha-se a uma sinfonia
cósmica."(pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cordas)




A teoria das Cordas é a tentativa de unificar todas as teorias em uma só. E unificar todas as teorias era o sonho de Einstein. Era a explicação do Tudo. Dizia-se ainda que se conseguissem uma teoria que explicasse tudo acharia aí Deus. (A comprovação que Deus existe? Será mesmo???)


Bom, tão logo, ao ler o artigo do Andreas Kisser, me veio a mente a famosa frase bíblica de João 1:1-3, em que diz que o Verbo criou tudo o que existe. Ora, ao se falar (verbalizar) o que produz imediatamente é som. Verbo, a Palavra que sinaliza ação, estado, qualidade, quando falado sai da boca e se ouve, sendo assim sonoro. Toda palavra é sonora. Verbalizar é sonorizar um pensamento e exporta-lo racionalmente através da boca.


João conseguiu visualizar o agente criador de todas as coisas lá no Genesis. Ele conseguiu visualizar Jesus
Cristo. Sim, a presença que estava implícita na obra criativa quando da expressão "E disse haja"(...)(Gen 1.3). E ainda: Tudo foi feito pela palavra. Afinal, Deus falou e o mundo veio a existir. " Pela palavra (verbo) do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo Espírito da sua boca." Salmo 33.6. Assim só o que existe na realidade é Deus e suas palavras, ou ainda, Deus e a projeção de seus pensamentos, sendo o verbo ou a palavra o pensamento que toma forma expressiva. É por isso que não há palavra para "coisas", no idioma hebraico, todas as formas, tudo, possui "palavras". O Verbo, ou A palavra,
enquanto expressão do pensamento, atribui sentido a tudo, e é um pensamento que toma forma expressiva. Verbalizar é a tradução mental e criativa de tudo o que pensamos. Sendo assim é metafísico. Sem Verbo não há movimento, não há ação. É o "zero e um" na liguagem da informática. Sem Jesus (Deus) nada do que existe se fez, é o que está escrito em João 1:3. Havendo Jesus (Deus) tudo veio a existir. "Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste." (Colossenses 1.16-17).

Assim como a importancia da palavra no nosso dia a dia passa despercebida, a importancia do som e da música é muito maior do que vemos ou percebemos ou refletimos filosoficamente. Imagine o som da formação do universo??? Quando numa pegação ouvi pela primeira vez numa explicação,sobre o Verbo na criação do mundo, percebi quão maravilhoso eram aqueles versos de João 1. Acho que visualizei algo sonoro...e fiquei imaginando que não seriam apenas sons, mas música, pois música é combinação de sons. Da mesma forma tudo que existe não passa de combinações de átomos, células, e interações que produzem algo, desde elementos não vivos a seres vivos. As vezes fico imaginando que tipo de música tenha sido quando da formação do mundo. Algumas músicas com som meio pesado. Uma batida na caixa de bateria, um acorde distorcido... ou talvez algo suave...
Acho que C.S. Lewis visualizou também essa idéia. Quando lemos o primeiro livro de As Crônicas de Nárnia, "O Sobrinho do Mago", quando da criação de Narnia, em que enquanto o leão Aslan, que no livro é uma tipificação de Jesus, cantava surgia o meio ambiente todo do mundo de Narnia. Como cristão que ele era acho que ele entendeu o Genesis também segundo essa noção.
 
 

Alguém disse que a Teoria das Cordas é considerada das mais belas teorias que o Homem até hoje criou. Quanto a mim penso que o texto de "No princípio era o Verbo"... de fato é um dos textos mais lindos, e certamente um dos meus prefiridos. Acho que toda vez queima meu coração quando o leio.
A física e a filosofia nos ajudam a pensar. Se não somos causa, somos efeito.
Deus é a causa e somos nada mais que resultado de expressão de sua Palavra.

Em Jesus, o Verbo encarnado, que significa "O PODER DE DEUS EM AÇÃO"

Jorge Tonnera Jr.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...