segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Arvores e padrões da natureza inspiram menino a revolucionar captação de energia solar. A Árvore solar de Aidan

Ontem da cozinha escutando uma notícia no programa Fantástico, da Rede Globo, noticiando uma reportagem sobre energia solar relacionada a descoberta como um revolucionário método de captação de energia solar por um menino de apenas 13 anos, isso por si só me interessou e me deixou atento a notícia. Porém um algo a mais me faz sair correndo da cozinha para sala me interessando mais ainda na matéria como biólogo e especialista em meio ambiente e cristão que sou. No meio da reportagem fora nos informado que a grande descoberta se relacionava na imitação de padrões que constavam em árvores. Na verdade se referia a sequência de Fibonacci. Esse feito surpreendeu a comunidade científica ao mesmo tempo que gerou muitas críticas com relação aos métodos e técnicas. Verdade é que gerou ciúmes em muitos cientistas. Ainda mais quando se trata de algo relacionado a um padrão que se consta da natureza, detectável em várias formas, algo que só pode indicar um Criador.  Transformar a luz do sol em energia é próprio dos organismos fotossintetisantes como vegetais e algas bactérias. No entanto, foi observando os galhos das árvores que o garoto Aidan pôde constatar um padrão. Aidan em uma viagem de férias ficou em um lugar que tinha um painel solar. Foi observando as árvores em relação ao fato de que elas são as grandes captadoras e geradores de energia que Aidan teve a ideia de que talvez elas pudessem indicar o caminho para captar energia solar de uma forma que fosse mais eficiente e em um espaço menor, maximizando o processo convencional que o homem utiliza para gerar energia elétrica. Segundo a matéria do Fantástico o passo seguinte foi ele sair fotografando a copa de várias árvores e percebeu que os galhos e as folhas seguiam um padrão matemático. Padrão esse que segue uma ordem conhecida como Sequência de Fibonacci. Esta é encontrada em toda a natureza. Desde a forma de animais muito pequenos até furacões e grandes galáxias. Vale destacar que tal sequência também podem ser usada em música e em outras áreas.
Aidan então construiu um objeto em formato de árvore assim como uma árvore de natal, ou seja, uma réplica de árvore, uma árvore artificial e colocou  40 placas pequenas de captação de energia solar iguais as convencionais planas, posicionadas como se fossem folhas. Na verdade ele descobriu o ângulo exato em que as placas deveriam ser instaladas tal como a relação das folhas e galhos na natureza.  Segundo a matéria "Em três meses de medições diárias, Aidan descobriu que as placas apontadas para várias direções, absorviam mais luz do que na disposição plana".

Assistam o vídeo da reportagem do Fantástico e observem a parte da sequÊncia de Fibonacci.
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1677850-15605,00.html

http://tinyurl.com/6nzomkj

"Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo nossa semelhança. para que domine (CUIDE) sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os animais selvagens e todos os répteis que se arrastam sobre a terra".
"Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou".
"Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e saborosas no paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal".
 "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar".

(LIVRO DE GÊNESIS, cap 1 ao 3, ANTIGO TESTAMENTO da Bíblia Sagrada)


Pelo Criador que emana fôlego de vida e gerou a energia primordial da vida para criar o sol do qual a energia flui por toda a teia da vida.

Jorge Tonnera Jr.

2 comentários:

  1. É uma pena que as pessoas deixem de contemplar algo tão bonito como a evolução das espécies para acreditar em algo tão absurdo quanto às religiões. O fato da vida achar um padrão tão eficiente para captação de energia não aponta para um criador, mas indica como age a seleção natural. Tudo fica mais bonito quanto usamos a razão para contemplar o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, agradeço seu comentário aqui no blog. A ideia é essa de compartilhar e trocar ideia. Por isso mesmo é bem-vinda sua opinião e respeitável consideração. Com relação ao que postei gostaria de deixar exposto que em nenhum momento anulei ou disse q não creio na seleção natural. Muito pelo contrário, creio nela. Talvez não como você acredita. E talvez não acredite nela por inteira, mas fato é que ela existe. Religião é absurdo sim, quando se entende o significado dessa palavra, que é de querer chegar até Deus, ou, de certa forma "manipular" o que é maior que a si mesmo. No entanto, sendo capaz de entender que Jesus é a via inversa de religião, pois é Deus vindo ao homem, eu vou tentando ver e viver e perceber o mundo de uma maneira não dicotômica, nem cartesiana e sem cair no erro da cosmovisão grega,e em contraposição busco algo mais holístico, integral, e não separado.
      Talvez realmente o fato da vida achar um padrão não indique um Criador, mas também ainda que eu creia na seleção natural, não acho que esse padrão seja necessariamente indicação de como a seleção age. Se excluirmos Deus nem a seleção sobrevive, pois ela é um conjunto de fatores extraordináriamente interdependente de "n" fatores que matematicamente e probabilisticamente é inviável mas acabam dando certo num determinado tempo e lugar. Concordo quando vc diz q Tudo realmente é bonito quando usamos a razão. E sabe, sei o que creio e considero a coisa mais bonita e racional amar o seu inimigo,e que um Criador devolve a dignidade e identidade do homem a partir dos relacionamentos, sendo eles Deus com homem, homem consigo mesmo, homem com seu semelhante, e homem com o ambiente. Considero que ainda que a existÊncia de um Criador seja doido demais para mim às vezes quase beirando a loucura, acho mais louco não existir um Criador. eu crer ainda é a minha compreensão mais racional entre o crer e o não crer. A fé verdadeira questiona. Gostaria de indicar um texto q escrevi aqui no blog chamado "A dúvida da fé e a inquietação da salvação" (acho que foi esse o título,rss). Fala um pouco dessa ideia de razão expressa pela fé. ou fé expressa pela razão...como queira.rs. abração.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...